Gastar dinheiro com viagem é burrice da classe média?

7 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Recentemente, fiz uma viagem para a Roma e recebi diversos questionamentos sobre isso. Será que gastar dinheiro com viagem é burrice? Pode ser considerado um investimento pelo ganho cultural e pelo avanço no domínio de uma nova língua?

Tudo depende do estilo de viagem

Caso sua viagem seja para aprimorar seu inglês ou qualquer outra língua que está aprendendo, isso pode sim ser considerado um investimento.

Afinal de contas, ter uma segunda língua é quase indispensável atualmente. Inclusive, é algo muito comum na Europa. Com certeza, isso fará diferença para você quando retornar para o mercado de trabalho, em diversos mercados.

Se você vai fazer um mochilão, para curtir e conhecer novas culturas, já não dá pra falar que essa viagem é um investimento. Agora, se você vai viajar com o intuito de conhecer novos modelos de negócios, pra aprender mais e usar no seu trabalho, aí sim isso é um investimento.

“Mas Raul, só posso viajar, quando isso for um investimento de alguma forma?”

Definitivamente não. Acredito que nós temos que dosar e sempre se planejar. Desde que você invista uma parte do seu salário, aquele 25%, você pode fazer o que quiser com o resto. É importante apenas não misturar os dois cenários.

Desde que você tenha condições e se planeje, não há problema algum em viajar a lazer.

Como me preparar para uma viagem a lazer?

O primeiro passo é olhar seu orçamento e se planejar. Comece a juntar e a olhar passagens e hospedagens com antecedência. Se você se planejar anualmente, conseguirá juntar um bom montante para viajar todos os anos.

Isso é importante, para que você vivencie outras experiências e expanda nosso modo de pensar. Talvez exista algum lugar com o qual você se identifique mais. No entanto, você nunca vai saber, caso se prive disso para juntar dinheiro.

Não acho que viajar é burrice da classe média. A verdade é que se você se planejar corretamente e fizer seus investimentos regularmente, o dinheiro utilizado para viajar não vai fazer diferença na sua renda.

Tudo deve ser equilibrado

Por isso, já disse isso várias vezes e não me canso de repetir, você não precisa deixar de viver para juntar dinheiro.

Algumas pessoas focam apenas em juntar dinheiro e deixam para aproveitar a vida apenas na velhice, eu não acho que esse é o caminho. Até porque, ninguém sabe o que pode acontecer no dia seguinte.

Pode ser que você fique anos e anos acumulando dinheiro, deixe de viajar e de viver experiências e quando finalmente for desfrutar de tudo, morra. Porque isso é algo que pode ocorrer a qualquer momento.

Não estou falando para você gastar dinheiro sem poder ou gastar descontroladamente. Mas, com planejamento, isso é totalmente possível.

Você nunca mais vai ter a vitalidade de agora, a força de agora. Então, aproveite enquanto é tempo, porque essa é a única coisa que não se compra.

Quer entender melhor porque eu penso assim? Então assista ao vídeo completo!

Então, se você quiser aprender a investir de maneira sensata e consistente, conheça a AUVP, nossa escola de investimentos e faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

6 empresas que renderam mais de 1.000% nos últimos 10 anos

O que o governo Lula tem feito para impulsionar a economia?

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar

7 armadilhas financeiras que acabam com o seu dinheiro