Ibovespa vai voltar para a baixa?

13 de outubro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 43 seg


Um dia antes do feriado de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, o índice Ibovespa fechou em queda e chegou a -1,40% na semana, depois de uma boa sequência de alta pós-primeiro turno das eleições.

O que será que aconteceu? O Ibovespa vai voltar a cair? É hora de tirar o dinheiro da Bolsa de Valores?

Ibovespa vai voltar a cair?

Ibovepsa Já Era?

Na verdade, tivemos, na terça-feira (11/10) alguns eventos que impactaram muito os mercados globais.

O presidente do banco central britânico, o Banco da Inglaterra (BoE, em inglês), Andrew Bailey, anunciou que o programa de compra de títulos públicos só duraria mais 3 dias, até a próxima sexta-feira.

O banco central tinha adotado a medida de compra de títulos da dívida inglesa como forma de conter a venda desenfreada destes ativos – principalmente pelos fundos de pensão – o que começou a ameaçar, ainda mais, a já fragilizada estabilidade econômica do Reino Unido.

Com a limitação da compra, até sexta, alguns fundos de pensão chegaram a dizer que poderiam quebrar.

Confira 56 empresas da Ibovespa que nunca deram prejuízo

IPCA de setembro e inflação ao produtor americano

Além da notícia vinda da Europa, dois importantes indicadores econômicos estavam saindo do forno, respectivamente, na terça e quarta-feira (feriado): a inflação no Brasil, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), e a inflação ao produtor americano.

Todas estas notícias tinham o potencial de afetar o movimento dos mercados.

E o receio dos investidores de não poder operar no feriado acabou fazendo muita gente vender as ações, ainda na terça, o que derrubou o Ibovespa e fez o dólar subir 1,54% sobre o real, para R$ 5,27.

IPCA acumulado: o que é e qual a inflação hoje [2022]

É hora de vender ações da Bolsa?

Com o cenário incerto, antes do feriado, surgiu essa dúvida na cabeça de muito investidor: é hora de vender as ações da Bolsa e se proteger? Se você é um sardinha raiz, já tem a resposta na ponta da língua: é óbvio que não!

Na verdade, a gente não sabe se o Ibovespa vai voltar a cair.

O que temos certeza é que um movimento aqui, outro ali, não são suficientes para influenciar um holder: o investidor de longo prazo.

Durante anos e anos, teremos centenas de momentos considerados “cruciais” pros traders – especialistas em perder dinheiro na Bolsa de Valores – mas que nem fedem, nem cheiram pros investidores fundamentalistas.

Quem não é “mão de alface” vê movimentos de alta e baixa, apenas, como possíveis oportunidades de comprar mais barato.

E você, já entendeu essa lógica e aprendeu a investir de verdade?

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho mais sobre investimentos no Ibovespa.

Entra lá no Instagram (@oraulsena) e faça parte da nossa comunidade, pra ficar sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Alugar ou Financiar?