Lula eleito – o que fazer com seus investimentos?

31 de outubro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 37 seg


Acabou o segundo turno e estão definidas as eleições para presidente do Brasil. O ex-presidente Lula foi eleito, numa votação apertada, e vai tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023. Isso fez muito investidor ficar apreensivo quanto ao futuro do país. Afinal de contas, é o fim do Brasil? O que fazer com os meus investimentos com a vitória do Lula?

Não é novidade para ninguém que o mercado financeiro tem uma visão mais liberal e, por isso, tinha uma preferência pela política econômica do presidente Bolsonaro. Mas, o que aconteceu com a Bolsa depois que o Lula ganhou?

Lula eleito: como a Bolsa reagiu?

Logo cedo, a Bolsa de Valores chegou a cair quase 2%, no primeiro pregão após a vitória do Lula. No entanto, acabou se recuperando e ficando mais estável durante a tarde. A reação contrariou a expectativa de uma parcela significativa dos investidores, que projetavam uma forte queda nesta segunda.

Uma das explicações para a reação do mercado está no fato de o presidente Lula ainda não ter dado nenhuma sinalização quanto à composição do governo. Ou seja, isso significa que a eventual escolha de um ministério um pouco mais liberal não está completamente descartada.

Lula eleito: como as estatais reagiram?

Apesar do cenário de incerteza, a eleição do Lula causou um forte impacto na cotação das principais estatais. As ações da Petrobras caíram mais de 8% e as ações do Banco do Brasil (BBAS3) caíram quase 5% depois da vitória do Lula.

Por essas e outras, eu, particularmente, não invisto em estatais. Afinal, estas empresas são muito mais sensíveis às mudanças políticas e, algum momento, vão ser influenciadas por interesses meramente eleitorais. Eu prefiro não correr os riscos de má governança (indicações políticas duvidosas), ingerência na política de preços, populismo e por aí vai.

O que fazer com meus investimentos?

Com a vitória do Lula, muita gente está se perguntando o que fazer com seus investimentos. Antes de qualquer coisa, é preciso entender algo muito importante: as maiores empresas da Bolsa de Valores já passaram por momentos dificílimos e, ainda assim, sobreviveram. E, se olharmos bem, ainda não há qualquer sinalização clara de que teremos uma tragédia ou um “apocalipse” no Brasil.

Além disso, tudo indica que teremos um Congresso Nacional muito mais resistente aos retrocessos econômicos e uma população muito mais vigilante.

Devo vender minhas ações porque o Lula ganhou?

Na minha opinião, portanto, você não deve sair vendendo suas ações só porque o Lula ganhou as eleições. A razão é simples: do ponto de vista prático, não mudou absolutamente nada. A gente precisa aprender a ser orientado pela realidade dos fatos. Quem faz exercício de futurologia são os traders, não os investidores. E sabemos, exatamente, qual o resultado de viver “treidando” no mercado financeiro.

Então, é hora de pensar racionalmente e deixar de lado as paixões. Você deve, sim, investir de forma a estar preparado pro piior cenário. E isso inclui uma boa diversificação da sua carteira de investimentos – inclusive com investimentos no exterior.

Mas, lembre-se: o que coloca dinheiro no seu bolso é a racionalidade. Afinal, ninguém sabe o que vai acontecer. E a última coisa que precisamos, agora, é dar razão pros vendedores de medo!

E você, gostou das dicas? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho o que você deve fazer com seus investimentos, com o Lula eleito.

Então, aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

LEIA MAIS

Tripé macroeconômico: o que é e como funciona

Ufir: o que era a Unidade Fiscal de Referência?

Flutuação suja: o que é e como funciona

Mercado aberto, o que é? Importância e relação com a política monetária

Liberdade econômica: o que é a MP da liberdade econômica?