Mercado aberto, o que é? Importância e relação com a política monetária


O mercado aberto é o espaço onde ocorrem as operações de compra e venda de títulos pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e as instituições financeiras comerciais.

Sendo assim, o mercado aberto é utilizado no controle da oferta de moeda na economia, de acordo com a política monetária adotada. A política monetária pode ser expansionista ou contracionista. 

Na expansionista, a intenção é que as taxas de juros sejam reduzidas para que o acesso ao crédito seja facilitado e a economia cresça. Em contrapartida, na contracionista a taxa básica de juros é elevada para desestimular o consumo.

O que é mercado aberto?

O mercado aberto, ou em inglês open market, é o ambiente onde o Banco Central compra e vende títulos públicos para os bancos comerciais.

Sendo que as transações podem ser feitas tanto pela internet quanto pelo telefone. O acesso ao mercado aberto não está disponível para o público em geral, somente para o Bacen e os bancos comerciais.

Mercado aberto, o que é? Importância e relação com a política monetária

Exame

Depois que os bancos comerciais negociam os títulos com o Banco Central, eles podem negociar esses títulos no mercado secundário junto ao público.

Portanto, existem dois níveis de open market. No nível primário ou mercado primário, ocorrem as negociações de títulos entre o Bacen e as instituições bancárias (conhecidas como dealers).

No segundo nível ou mercado secundário, os títulos são negociados entre as instituições e os investidores. Enfim, as operações no open market fazem parte da política monetária nacional, cujo objetivo é reduzir ou aumentar a quantidade de moeda no sistema bancário.

Além disso, o open market contribui para a manutenção da taxa Selic de acordo com a meta do Bacen. É importante notar que o Bacen exerce um papel de protagonista no mercado aberto.

Isso acontece porque o objetivo do Banco Central é cumprir a política monetária do país e o open market é um dos instrumentos utilizados para isso.

Para que serve?

O open market serve para que o Bacen possa controlar a compra e venda de títulos públicos e a taxa Selic. Dessa forma, por meio das medidas adotadas pelo Banco Central no mercado aberto, é possível influenciar a inflação.

Isso porque, quando a política monetária é expansionista, aumenta-se a quantidade de dinheiro em circulação. O resultado disso é o aumento da demanda de bens e serviços, o que causa a elevação dos preços.

Mercado aberto, o que é? Importância e relação com a política monetária

El confidencial

Por outro lado, o Bacen pode trabalhar contra a inflação adotando uma política contracionista e reduzindo a quantidade de dinheiro em circulação através da venda de títulos no mercado aberto. 

O mercado aberto e a política monetária

As operações no mercado aberto funcionam através da compra ou venda de títulos pelo Bacen. Desse modo, o Banco Central estimula os depósitos dos bancos comerciais ou libera mais dinheiro.

A expansão ou contração da quantidade de moeda no sistema bancário tem como objetivo atingir a liquidez na economia de acordo com as metas da política monetária nacional.

Quando o país está em crise, normalmente adota-se a política expansionista, onde mais dinheiro é posto em circulação com a intenção de impulsionar o crescimento econômico.

Entretanto, quando a economia está crescendo bastante, pode ser necessário a adoção da política contracionista, onde o consumo é desestimulado através da redução do dinheiro em circulação.

Infobae

Portanto, na política expansionista a taxa básica de juros é reduzida para que o acesso ao crédito seja facilitado. Sendo que, o mercado aberto oferece liquidez para tal.

Já na política contracionista, o Bacen estimula a poupança dos bancos comerciais por meio da subida da Selic e o aumento na remuneração dos títulos.

Além do mercado aberto, a política monetária também pode utilizar o depósito compulsório e a taxa de redesconto. O depósito compulsório é a taxa que o Bacen recolhe dos depósitos nos bancos comerciais.

Em contrapartida, o redesconto ocorre quando o Bacen concede empréstimos para as instituições financeiras que estão com pouco dinheiro disponível para a realização de suas operações.

Importância

Quando o Bacen emite títulos e os vende para os bancos comerciais, ocorre uma diminuição das reservas dos bancos. Por outro lado, quando o Banco Central recompra os títulos dos bancos comerciais, ele aumenta as reservas dos bancos e consequentemente a oferta de moeda na economia.

Aristegui noticias

Nesse sentido, as operações no open market são extremamente importantes para a economia do país, já que elas servem como um instrumento da política monetária.

Em outras palavras, o open market é importante, pois ele contribui com o controle da oferta de moeda na economia e controle da taxa básica de juros.

A quantidade de dinheiro em circulação e a taxa Selic impactam em diversos aspectos da economia, como, por exemplo, a facilidade do acesso ao crédito e o aumento da inflação.

Além disso, o mercado aberto é importante, já que a venda de títulos pode ser uma forma do governo captar recursos para a realização de suas atividades fundamentais.

Enfim, agora que você sabe como funciona o mercado aberto, aproveite para entender mais sobre o funcionamento da Política monetária, o que é? Definição, tipos e instrumentos

Fontes: Dicionário financeiro, Suno, Bussola do investidor e Empreender dinheiro

Imagens: Imóvel web, Exame, El confidencial, Infobae e Aristegui noticias

Conte-nos a sua opinião...