Me sinto incapaz, o que fazer? Como lidar com o fracasso?

Você se sente incapaz? Talvez, essa sua percepção de si mesmo esteja errada. Na verdade, você pode estar se comparando erroneamente.

26 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Há um tempo recebi uma mensagem de um jovem que dizia que se sentia incapaz. Perguntei por que ele se sentia assim e ele disse que havia sido demitido de um trabalho que ele considerava muito simples para as capacidades intelectuais dele. Então, perguntei qual foi o motivo da demissão e ele disse que foi porque ele havia chegado atrasado. Ele teve um problema com a mãe dele que passou mal e como ele estava em período de experiência, demitiram ele.

Achei bem estranho, porque ele foi demitido no primeiro atraso. Mas, imagino que eles podem ter usado isso como desculpa, porque talvez tivessem contratado mais do que deveriam, etc. Mas enfim, isso plantou uma sementinha na minha mente e eu decidi perguntar nos stories se outras pessoas se sentiam assim. E para o meu espanto, muitos jovens disseram que se sentiam exatamente assim.

Por isso, decidi falar sobre isso, porque tenho alguma experiência quando o assunto é fracasso.

Eu já me senti incapaz

Desde pequeno eu tive transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, então, quando eu era criança eu levantava muito, ficava conversando, jogava coisas nos coleguinhas. E, por conta disso, acabei ouvindo muita coisa dos professores. Antigamente, os professores falavam umas coisas mais pesadas para as crianças. Minha mãe também sempre me dava bronca por conta da reclamação dos professores.

E por ouvir tanto essas coisas, em algum momento pode ser que a gente acredite nisso. Quando era criança, por algum momento cheguei a acreditar que eu era incapaz. Mas você vai crescendo e percebendo as coisas, o mundo ao redor.

Erro da comparação

Só que aí você vai comparar sua vida com a do seu amigo e ele tirou uma nota melhor na prova, entrou em um curso melhor na universidade. Nesse ponto da adolescência, os jovens são muito cobrados e a internet piorou isso muito mais. Porque na minha época não tinha tudo isso, toda essa ostentação. A principal rede social era o Orkut e você só podia colocar 12 fotos lá.

Agora, a situação é um pouco pior, porque a internet e as redes sociais cooperam muito para que você se compare o tempo todo. E o pior é que você se compara com pessoas que têm a mesma idade que você, mas uma realidade completamente diferente da sua.

Não se compare com qualquer um

Por isso, antes de se sentir incapaz e se julgar inferior, entenda com quem você está se comparando. Essa pessoa realmente tem sucesso ou ela só parece ter tido sucesso. As redes sociais não contam toda a história. Pode ser que essa pessoa pagou para dar uma voltinha em um carro caro só para criar essa imagem, mas, na verdade, ela está endividada e em uma situação pior que a sua.

Mas, vamos supor que sim, essa pessoa realmente alcançou o sucesso. Então, antes de se comparar, avalie agora o ponto de partida. Vocês saíram do mesmo lugar? Na maioria das vezes, não. Às vezes, a pessoa recebeu uma ajuda, ou teve sorte e pode ser que essa pessoa realmente seja extremamente inteligente e muito acima da média.

E se esse for o caso, tudo bem também! Você não deve chorar por isso. Não dá pra se comparar com essas pessoas que são acima da média. Nem todo mundo que é genial, mas quando você encontra com essas pessoas, você não tem que se comparar essas pessoas.

Conheça seus pontos fracos e fortes

Chega um momento da nossa vida que precisamos assumir que não somos bons em algumas coisas e é importante que isso aconteça o mais rápido possível. Eu, por exemplo, percebi que sou uma pessoa extremamente desorganizada. E o que fiz com isso? Desisti de ficar tentando consertar isso em mim e comece a focar nas coisas que sou realmente bom.

Quando você analisa seus pontos fracos e fortes, você consegue encontrar pessoas que são complementares e não estou falando de casamento. Vamos supor que você é o Steve Jobs, tem uma grande facilidade em vender, em contar histórias. Se esse for o caso, você precisa encontrar um engenheiro que gosta de computador, é das exatas, etc. Com certeza, se vocês se juntarem pra desenvolver um projeto, vão conseguir gerar algum retorno financeiro.

O problema é que na literatura os opostos se atraem, mas na vida real não é assim, eles se distraem e nunca se convergem. E por isso, a maioria das pessoas tem amizade com pessoas parecidas com você. E aí o que acontece? Junta a sua incompetência, com a incompetência do outro e todo mundo fica mais incompetente.

Enfim, quando você descobrir quais são seus pontos fortes e fracos, você precisa também entender quem pode te ajudar a suprir suas ausências. Foi isso que me ajudou a enriquecer, sempre procurei pessoas que eram o inverso de mim. Achei bons sócios que tinham o que faltavam em mim.

Avalie sua trajetória

Outra coisa que você precisa avaliar caso você se sinta um fracasso, é se você não escolheu se sentir dessa forma mesmo. E quando isso acontece? Quando você não dá o seu melhor.

Responda para si mesmo, aí no seu pessoal, você estava dando o seu melhor? Você deu o seu máximo ou estava de gracinha? Quando responder isso aqui, talvez você consiga entender o porquê você fracassou de maneira mais objetiva. Ficar no subjetivo não vai te ajudar em nada.

Quando você responder isso aqui sinceramente, você vai compreender muito melhor o porquê se sente assim. Ou você não se esforçou, ou estava tentando viver em cima de algo que é um ponto fraco seu, ou seu ponto de partida era muito ruim. Enfim, com isso você vai perceber que não é um fracassado. Só é igual a todo mundo que é semi-incompetente. E se for esse o caso, dá pra arrumar, você não é um fracasso por completo, é apenas o momento.

Tenha um plano claro e objetivo

Agora que você entende quais são seus pontos fortes e fracos, já sabe o que fez de errado, já avaliou sua trajetória e entendeu se você se esforçou ou não… Então, é hora de traçar um plano realista para mudar essa história.

Para o próximo ano, o que você precisa fazer para chegar em um lugar melhor do que esse em que está agora? Quando você chegar lá, o que você vai fazer? Todo mundo que eu conheço que conseguiu evoluir, tem essa capacidade de criar essa linha linear para chegar onde quer, mas também tem uma facilidade de quebrar em objetivos menores os objetivos grandes.

O importante é se manter em uma linha progressiva. Se você fizer isso, as coisas vão dar certo! Quer se aprofundar um pouco mais nisso tudo que falei aqui? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quiser aprender a investir, para mudar sua realidade, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: 4 melhores investimentos para a sua vida

Trump vs Venezuela, banco brasileiro compra o Master e mercado explodindo

Ações baratas que podem valorizar 3x nos próximos anos

Taxação de dividendos: Agora o Brasil já era de vez?

Inflação sobe 1% em apenas um mês e agora?