Steve Jobs, quem foi? Vida e carreira do empresário cofundador da Apple


Steve Jobs foi um empresário norte-americano à frente da famosa empresa Apple, com que fundou em sociedade com Steve Wozniak. A empresa, símbolo de inovação e qualidade, desde a sua criação já buscava meios de revolucionar.

O empresário teve uma vida cheia de trabalho e inovação tecnológica. Além disso, ele indicava alguns livros que realmente marcaram sua vida, além de ser famoso pelas frases inspiradoras em suas entrevistas. 

Enfim, conhecer a carreira do empresário Steve Jobs pode ser uma forma de empreendedores se inspirarem, ou ainda, ser inspiração para todas as pessoas que gostam de conhecer sobre os fundadores de empresas de tecnologia e suas invenções.

Agendor

Vida de Steve Jobs

Steve Paul Jobs nasceu em fevereiro de 1955, em São Francisco, e morreu em outubro de 2011. Os pais biológicos de Steve Jobs foram Joanne Schieble e Abdulfattah, ambos sírios. Porém, ele foi adotado pela contadora Carla Jobs e Paul Jobs, mecânico e membro da guarda costeira. 

Depois de concluir o high school (equivalente ao ensino médio brasileiro), Steve Jobs começou um curso na Reed College, porém, o abandonou depois de um semestre. Entretanto, ele continuou a comparecer às aulas de caligrafia como ouvinte. 

Steve Jobs - vida e carreira do empresário a frente da Apple

Tecmundo

Em resumo, Steve Jobs se casou em março de 1991 com Laurence Powell. Como resultado da união, nasceram Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs.

Porém, antes mesmo de se casar, aos 23 anos, Steve Jobs teve uma filha com sua namorada Chrisann Brenna, chamada Lisa Brennan.

Carreira de Steve Jobs

O primeiro emprego de Steve Jobs, foi como designer de videogames na Atari, no ano de 1974. Dessa forma, ele trabalhou durante alguns meses, mas optou por viajar para a Índia para se enriquecer espiritualmente. 

Steve Jobs e o amigo Steve Wozniak se uniram, em 1976, e criaram na garagem uma fábrica de computadores. Como resultado, no mesmo ano, eles lançaram o Apple I, primeiro computador a ser vendido já montado para uso pessoal. Em síntese, o aparelho consistia em uma placa mãe coberta com chips instalada em uma caixa de madeira. 

Os jovens continuaram a trabalhar e, em 1977, lançaram o Apple II. A evolução desse segundo computador se deu através de um disco rígido interno e um mouse. Portanto, esse foi só o começo da revolução que os jovens iriam trazer para a indústria de computadores. 

Steve Jobs - vida e carreira do empresário a frente da Apple

Suno

Alguns anos depois, já em 1984, foi lançado o Macintosh, popularmente conhecido como torradeira bege, pois, como não possuía um ventilador, ele esquentava muito. Apesar do sucesso, Steve Jobs teve que ser afastado da própria empresa. 

Enfim, depois de sair da Apple, o empresário criou outra empresa, essa era voltada para o desenvolvimento de softwares e se chamava NEXT. Dez anos depois, ela foi vendida para a Apple. Em 1986, Jobs comprou, de George Lucas, a Pixar, que, na época, era apenas uma empresa de animação.

Nesse sentido, Jobs investiu pesado e produziu filmes de sucesso. Já em 2006, a empresa se fundiu com a Walt Disney. 

Retorno

Anos depois de ser afastado da Apple, já em 1997, Steve Jobs voltou para a sua empresa no cargo de CEO. Como consequência, a empresa passou por uma revitalização.

Vários produtos de sucesso foram lançados depois disso. E 2001, a Apple lançou o iPod, o que representou um marco na indústria fonográfica.

Suno

Enfim, diversos foram os lançamentos. Em 2007, por exemplo, foi lançado o iPhone, uma verdadeira evolução, onde o aparelho se mantém até hoje como um celular de referência.

Dois anos depois, foi lançado o Netbook, outra revolução para a época. Outros lançamentos importantes da Apple foram o iPad, em 2009, e o iCloud – para armazenamento de arquivos nas nuvens -, em 2011.

Morte

O empresário Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro em 2003. Contudo, estava apenas no início e existia a possibilidade de cirurgia.

Entretanto, Jobs se recusou, preferindo tratamentos alternativos. Apesar dos tratamentos, nove meses depois, ele teve que se submeter a cirurgia para realizar a retirada do tumor no pâncreas. 

Steve Jobs - vida e carreira do empresário a frente da Apple

Ideia de marketing

Em resumo, anos depois desde que o câncer que havia sido tratado, ele reapareceu, dessa vez, no fígado. Então, em 2009, com a saúde fragilizada, Jobs nomeou para o cargo de diretor de operações, Tim Cook.

Dessa maneira, em janeiro de 2011, o empresário saiu de licença médica da Apple. Enfim, poucos meses depois, em agosto, ele renunciou ao cargo de CEO da Apple. No dia 05 de outubro de 2011, aos 56 anos, Steve Jobs faleceu.

Legado

Além de seu legado como empreendedor inovador à frente de uma das empresas referências no mercado, Steve Jobs deixou também o seu gosto literário. Dessa maneira, alguns livros são indicados, pois foram de forte influência sobre o empresário:

  • Rei Lear – William Shakespeare;
  • Moby Dick – Herman Melville;
  • Poemas reunidos – Dylan Thomas;
  • Esteja aqui agora – Ram Dass;
  • Diet for a small planet – Frances Moore Lappe;
Steve Jobs - vida e carreira do empresário a frente da Apple

Bannet

Por fim, Jobs deixou também algumas frases que servem de inspiração, não apenas para empreendedores, mas para todas as pessoas que conseguem se inspirar na vida de personalidades que marcaram o mundo, como foi o caso de Steve Jobs:

Você precisa confiar em algo — no seu instinto, destino, vida, karma, qualquer coisa. Essa ideia nunca me deixou na mão, e fez toda a diferença na minha vida.

O seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.

Estes têm sido meus mantras — foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil que complexo. Você precisa trabalhar duro para deixar o seu pensamento limpo e manter a simplicidade.

Se você quer viver sua vida de uma forma criativa, como um artista, você não pode olhar muito para trás. É preciso estar disposto a pegar tudo que você fez e tudo que você já foi e jogar fora.

Enfim, agora que você conhece sobre a vida e a carreira do empresário sócio criador da Apple, conheça também sobre a vida de Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Ebiografia, Canaltech, Exame, Instituto millenium e Guia do pc

Imagens: Suno, Estante virtual, Suno, Agendor, Tecmundo, Ideia de marketing e Bannet

Conte-nos a sua opinião...