Steve Jobs: vida e carreira do empresário cofundador da Apple

2 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 11 min, 0 seg


Steve Jobs foi um inventor, magnata e empresário norte-americano que entrou para a história, entre outras coisas, por ser um dos fundadores da Apple, em sociedade com Steve Wozniak. Desde a sua criação, a marca, símbolo de inovação e qualidade, já buscava meios de revolucionar.

De fato, o empresário teve uma vida cheia de trabalho e inovação tecnológica, se tornando famoso também por suas frases inspiradoras ditas em entrevistas, palestras e apresentações.

Conhecer a carreira do genial Steve Jobs pode ser uma forma de você, empreendedor, e todos nós, de alguma forma, se inspirar.

Biografia de Steve Jobs

Infância

Steve Paul Jobs nasceu em fevereiro de 1955, em São Francisco, Califórnia. Filho de Joanne Schieble e Abdulfattah Jandali, seus pais biológicos. No entanto, ele foi adotado e criado pela contadora Carla Jobs e Paul Jobs, mecânico e membro da guarda costeira. 

Joanne e Abdulfattah se conheceram em meados dos anos 50 na Universidade de Wisconsin. Como os pais de Joanne eram contra o relacionamento dos dois jovens, eles viajaram escondidos para a Síria, onde ela ficou hospedada na casa do namorado com sua família. 

O problema é que os pais de Jandali não aceitavam que ele namorasse uma norte-americana, pois queriam que o filho seguisse a tradição e se casasse com uma muçulmana, uma vez que eles eram sírios.

O casal voltou para Wisconsin e Joanne descobriu que estava grávida. Jandali estava disposto a casar e assumir o bebê, mas eles foram proibidos, porque ambas as famílias eram contra a união. Também eram contra o aborto e, decidiram, então, que o jovem casal colocasse o recém-nascido para adoção, caso contrário eles perderiam suas heranças. Após isso, Abdulfattah voltou para a Síria, abandonou os estudos e começou a trabalhar para juntar dinheiro e sustentar o filho.

Entretanto, por ordem dos pais, Joanne viajou sozinha para São Francisco, onde ficou sob a proteção de um médico que cuidava de mães solos e fazia partos e adoções sigilosas.

Adoção à força

Após um parto difícil, Joanne não quis entregar o bebê, mas foi convencida pelo médico de que isso seria o melhor a ser feito. Depois que um primeiro casal desistiu da adoção, ela chegou a criar esperanças de ficar com o filho.

No entanto, como Abdulfattah continuava sem enviar notícias, ela acabou entregando o filho para o segundo casal que se interessou. Apesar da urgência, Joanne estava indecisa sobre a adoção de Steve por parte da família Jobs, porque Carla e Paul não tinham nem completado o ensino superior e não tinham uma situação financeira razoável.

O processo de adoção se completou quando Paul se comprometeu a enviar Steve para a faculdade. A família morava em Mountain View, na Califórnia, uma região que, posteriormente, passou a ser mais conhecida como Vale do Silício.

Quando criança, Steve via seu pai montar e desmontar aparelhos eletrônicos na garagem, o que pode ter contribuído para a sua inclinação para equipamentos eletrônicos e tecnologia.

Longe dali, Jandali procurou Joanne, mesmo que a família dela proibisse a reaproximação do casal. Muitos anos se passaram e, quando os dois já estavam com a carreira consolidada, reataram o relacionamento mesmo sem a aprovação da família (e também da herança).

Finalmente, ele se casaram, tiveram uma filha e passaram a investigar incansavelmente o destino do filho que foi dado à força para adoção.

Adolescência

Entre os anos de 1968 e 1972, Steve Jobs cursou a Homestead High School. Foi justamente nessa época que ele conheceu outro gênio, Steve Wozniak (1950), que estudava na Universidade da Califórnia, em Berkley, e que era especialista em circuitos integrados e em criar programas.

Contra a vontade dos pais, Steve saiu de casa aos 17 anos para morar em uma cabana com a namorada Chrisann Brennan. Nessa época, ele passou a beber, fumar, usar drogas e frequentar espaços budistas e de meditação.

Alguns meses depois, ele entrou para a universidade Reed College em Portland, Oregon, que frequentou por um curto período, por apenas seis meses. Segundo ele, desistir foi a melhor coisa que fez, pois assim conseguiu se dedicar às coisas que realmente queria fazer. No entanto, ele continuou a comparecer às aulas de caligrafia como ouvinte.

Vida pessoal

Steve Jobs se casou em março de 1991 com Laurence Powell, com quem teve três filhos: Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs.

Mas antes de se casar com Powell, ele teve uma filha chamada Lisa Brennan, com sua namorada à época, Chrisann Brenna. Steve tinha 23 anos na época.

Problemas de saúde e morte de Steve Jobs

O empresário Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro em 2003. Quando soube da doença, ela estava no início e havia a possibilidade de cirurgia, mas Jobs se recusou a fazer o procedimento à princípio, optando por tratamentos alternativos.

Apesar dessa escolha, nove meses depois, ele teve que se submeter à cirurgia para realizar a retirada do tumor no pâncreas. Anos mais tarde, no entanto, o câncer reapareceu, dessa vez no fígado. Em 2009, com a saúde já bastante fragilizada, Jobs nomeou para o cargo de diretor de operações da Apple o seu empresário Tim Cook.

Em janeiro de 2011, Jobs saiu de licença médica da companhia que criou, renunciando ao cargo de CEO em agosto do mesmo ano. No dia 05 de outubro de 2011, aos 56 anos, Steve Jobs faleceu.

Carreira de Steve Jobs

 Primeiro emprego

O primeiro emprego de Steve Jobs foi como designer de videogames na Atari, no ano de 1974. Ele trabalhou na empresa de games durante alguns meses, mas optou por viajar para a Índia para, de acordo com ele, “se enriquecer espiritualmente”.

Fundação da Apple

Steve Jobs e o amigo Steve Wozniak se juntaram em 1976 e criaram, na garagem de casa, uma fábrica de computadores com o intuito de comercializar um computador pessoal criado por Wozniak poucos meses antes.

Como resultado, no mesmo ano, eles lançaram o Apple I, primeiro computador a ser vendido já montado para uso pessoal. Esse aparelho consistia em uma placa mãe coberta com chips instalada em uma caixa de madeira. 

Pouco depois, a dupla lançou o Apple II, durante a primeira Feira de Computadores da Costa Oeste em São Francisco. A empresa recebeu trezentas encomendas na exposição, e Jobs conheceu um fabricante de tecidos japonês, Mizushima Satoshi, que se tornou o primeiro revendedor da Apple no Japão.

Next

A Next, também chamada de Next Computer, foi uma empresa criada por Steve Jobs em 1985, depois dele sair da Apple devido a problemas com a mesa diretora da empresa. A companhia tinha como foco o desenvolvimento de softwares. Aliás, para completar seus computadores, a Next desenvolveu seu próprio sistema operacional, o NeXTStep.

No entanto, o computador da empresa foi considerado caro por conselheiros acadêmicos, visto que custava 6.500 dólares, enquanto as instituições de ensino exigiam preços entre dois e três mil.

Dessa forma, as vendas dos computadores ficaram em torno de 400 unidades mensais, o que era um número muito mais baixo do que as previsões e a capacidade da Next. Com isso, a empresa acabou fechando o seu setor de hardware.

Anos depois, a Apple precisava de um novo Sistema Operacional e a melhor opção era comprar a Next e levar Jobs junto. Sendo assim, 10 anos após a sua fundação, a Next foi comprada pela Apple.

Pixar e Disney

Em 1986, Jobs comprou, de George Lucas, uma empresa de animação. Posteriormente, essa companhia se tornaria a famosa Pixar Animation Studios, recebendo investimentos pesados que possibilitaram produzir filmes de sucesso.

Para você ter uma ideia, Jobs investiu 50 milhões de dólares na empresa, que passou a produzir filmes como Toy Story e Procurando Nemo. Em 2006, a empresa se fundiu com a gigante Walt Disney. 

Trajetória na Apple

Após criar o Apple I, Jobs e Wozniak continuaram a trabalhar e, em 1977, lançaram o Apple II. A evolução desse segundo computador se deu através de um disco rígido interno e um mouse. Portanto, esse foi só o começo da revolução que os jovens iriam trazer para a indústria de computadores. 

Já em 1984, foi lançado o Macintosh, popularmente conhecido como torradeira bege, pois, como não possuía um ventilador, ele esquentava muito. Apesar do sucesso, Steve Jobs se afastou da própria empresa, por causa da sua excentricidade e personalidade forte.

Anos após seu afastamento da Apple, em 1997, Jobs voltou para a sua empresa no cargo de CEO. Como consequência, a empresa passou por uma revitalização, que levou ao lançamento de vários produtos de sucesso.

Em 2001, a Apple lançou o iPod, o que representou um marco na indústria fonográfica. Já o queridinho de todos, o iPhone, só foi lançado em 2007, se tornando uma verdadeira evolução, tanto que o aparelho se mantém até hoje como referência.

Dois anos depois, a Apple anunciou o lançamento do Netbook, que foi outra revolução para a época. A partir daí, houve outros lançamentos importantes como o iPad, em 2009, e o iCloud – para armazenamento de arquivos nas nuvens -, em 2011.

Rivalidade de Steve Jobs e Bill Gates

É notória a rivalidade que havia entre Steve Jobs e Bill Gates, ex-presidente e principal acionista da Microsoft. Inclusive, o filme “Pirates of Silicon Valley” do canal de TV a cabo TNT, narra a biografia da Apple e da Microsoft e aborda esse antagonismo entre esses dois gênios da tecnologia.

No entanto, também existia uma certa amizade entre os dois empresários. Quando Jobs, por exemplo, voltou para a Apple, ele firmou um acordo com a Microsoft para a criação de uma suíte do Microsoft Office para Mac. E quando a Apple lançou o iPod, a empresa disponibilizou o iTunes ao sistema operacional da Microsoft.

A propósito, na biografia autorizada de Jobs, o autor Walter Isaacson narra um breve encontro entre eles, antes do falecimento do inventor.

Maiores contribuições de Steve Jobs para a tecnologia

Steve Jobs foi uma das pessoas que mais contribuiu para a popularização da informática pessoal. Apple II, por exemplo, serviu como padrão de computador pessoal e funcionou como porta de entrada para o mundo digital de toda uma geração. Com certeza você faz parte dela, não é?!

Visionário, Jobs acreditava na simplificação na relação entre homem e máquina, ou seja, na interface de usuário. Para ele, o uso de máquinas deveria ser fácil, isto é, “user friendly”.

Ademais, Steve era muito bom em identificar tendências e encontrar caminhos alternativos que poucos acreditavam como a ligação entre informática pessoal com entretenimento e mobilidade.

Enfim, por causa da sua forma de pensar e por ser visionário, Jobs deu uma enorme contribuição para a eletrônica moderna.

Além de seu legado como empreendedor inovador à frente de uma das empresas referências no mercado, Steve Jobs deixou também o seu bom gosto literário. Sendo assim, os livros que costumava indicar, pois foram de forte influência sobre ele, eram os seguintes:

  • Rei Lear – William Shakespeare
  • Moby Dick – Herman Melville
  • Poemas Reunidos – Dylan Thomas
  • Esteja aqui Agora – Ram Dass
  • Diet for a Small Planet – Frances Moore Lappe

E aí, anotou todos eles, né?!

Frases de Jobs

Por fim, Jobs deixou também inúmeras frases inspiradoras que servem para inspirar não só empreendedores, mas também todos nós. Anote elas aí:

  • “Você precisa confiar em algo — no seu instinto, destino, vida, karma, qualquer coisa. Essa ideia nunca me deixou na mão, e fez toda a diferença na minha vida”.
  • “O seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa”.
  • “Estes têm sido meus mantras — foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil que complexo”.
  • “Você precisa trabalhar duro para deixar o seu pensamento limpo e manter a simplicidade”.
  • “Se você quer viver sua vida de uma forma criativa, como um artista, você não pode olhar muito para trás. É preciso estar disposto a pegar tudo que você fez e tudo que você já foi e jogar fora”.

Enfim, gostou de conhecer melhor a vida e carreira do Steve Jobs? Então, você vai curtir conhecer também sobre o CEO da Apple Tim Cook. Boa leitura!

Fontes: Ebiografia, Canaltech, Suno, Exame, Instituto millenium, e Guia do pc.