O Brasil pode entrar em um ciclo de CRESCIMENTO ACELERADO?

O Brasil pode entrar em um ciclo de crescimento acelerado? De acordo com uma especialista do Banco Santander, sim, Mas, até onde isso é real e factível?

17 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Recentemente, algumas declarações feitas por Ana Botín, presidente do grupo Santander, trouxeram bastante atenção ao mercado financeiro. Com sua vasta experiência e conhecimento sobre economia, seus comentários sobre a situação da América Latina, especialmente do Brasil, merecem destaque.

Ana Botín mencionou que a América Latina, em comparação com outras regiões do mundo, encontra-se em uma posição relativamente mais favorável. Em relação ao Brasil, ela demonstrou otimismo, sugerindo que o país pode entrar em um ciclo virtuoso de crescimento, algo que não se vê há bastante tempo.

“No Brasil, a redução do custo da dívida interna vai ajudar as contas fiscais. Podemos ter o cenário de o Brasil entrar em um ciclo virtuoso que não vemos em anos com uma moeda sólida, com baixa de juros e com espaço fiscal para simplificar o sistema tributário e poder investir mais.”

Um ponto importante levantado por ela foi a atuação do Banco Central do Brasil, que foi um dos primeiros a elevar a taxa de juros quando a inflação estava em seu pico, antes mesmo de muitas outras economias ao redor do mundo tomarem medidas semelhantes. Com essa postura, a previsão de Ana Botín é de que o Brasil possa crescer cerca de 3%, com destaque para o equilíbrio das contas fiscais.

Possibilidade de um bom caminho

O que podemos perceber é que, de fato, a Ana Botin está muito otimista com relação ao ciclo de crescimento do país. No entanto, acredito que é preciso um pouco mais de cautela.

O Brasil tem a possibilidade de trilhar um bom caminho e ter um ciclo de crecimento significativo, mas para isso precisa tomar as decisões certas. Não podemos ignorar os desafios econômicos que precisamos enfrentar.

É preciso cautela

Para o Santander e outros bancos, um ambiente econômico positivo no Brasil pode representar boas oportunidades. Contudo, é importante lembrar que os bancos também enfrentam riscos associados às condições econômicas globais.

No entanto, fora dessa realidade dos bancos, acho que é preciso um pouco mais de cautela. Acredito em um cenário positivo, mas um pouco mais comedido. Temos potencial para alcançar bons números, mas é preciso tomar boas deciões para isso.

Quer conferir mais detalhes sobre essa fala da Ana Botín? Então, assista ao vídeo completo!

E se independente do cenário econômico, você quer investir, quer construir seu patrimônio, então você precisa conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Se o fim da escala 6×1 for aprovado a bolsa acaba? É o fim?

Preço dos imóveis no Brasil pode despencar?

Selic vai voltar a subir? Crise séria à vista?

Trump presidente: o que muda no Brasil?