12 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Se você investe, com certeza já deve ter ouvido essa pergunta: quanto rende R$100 mil aplicados em fundos imobiliários? E provavelmente, se você ouviu, deu uma resposta vaga sobre o assunto. Afinal, não é possível responder isso objetivamente. Mas, hoje, vou te ajudar a responder essa questão de uma maneira pelo menos mais clara. Então, vamos lá!
O que são os fundos imobiliários?
Antes de começarmos, vamos entender melhor do que se trata. Os FIIs são uma classe de ativos em que você investe e compra uma conta de um prédio específico (um galpão de logística, um shopping ou um prédio comercial). Quando você caminha por aí e vê um desses grandes empreendimentos e se pergunta, quem é o dono, é provável que você já tenha topado vários desses donos por aí, com alguns dos cotistas.
Existem diversas vantagens tributárias em fazer esse modelo e por isso, muitas pessoas se interessam nos fundos imobiliários.
Como os fundos imoliários pagam dividendos?
Uma das características que os investidores mais gostam dos FIIs é que eles distribuem seus lucros de forma recorrente, todos os meses. Por isso, uma das métricas mais importantes que você deve analisar na hora de adquirir um fundo imobiliário é o dividend yield mensal, que é o percentual que você deve esperar de retorno caso invista.
Vale ressaltar também que os FIIs são isentos de tributação, o que também é um ponto super positivo.
- Leia também: 10 fundos imobiliários que pagam mais de 1% ao mês
Calculando a rentabilidade dos FIIs
O time aqui da AUVP se mobilizou para criar uma planilha com vários fundos imobiliários para que você tenha uma ideia do rendimento de acordo com o que você pretende investir. Clique aqui para baixar a planilha!
Vale dizer que os fundos não foram analisados, você precisa fazer isso aí. Mas um filtro básico que você pode fazer é remover os títulos híbridos, hospitais, hotéis, outros, residencial e títulos e valores imobiliários que são os fundos de papel. Isso porque o papel é o empréstimo, tipo um CDB e tem um risco maior. Os hospitais e hotéis é bom retirar, porque são complicados de analisar, o que não é uma boa alternativa para quem está começando a investir.
Com esse filtro, você já vai encontrar boas opções de fundos para analisar. Outra dica, ao invés de colocar quanto você quer investir, pode colocar quanto você quer ter de renda com esse investimento. Assim, você vai ver na planilha qual valor total precisa ser investido para conseguir essa renda.
Quer ver como é a planilha e mais detalhes sobre o que são os fundos imobiliários? Então, assista ao vídeo na íntegra!
E se você quer aprender a investir de verdade, sem acreditar nas maluquices do investidor mais louco do mundo, aprender a analisar os indicadores e a escolher boas empresas. O que eu recomendo é que você venha para a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Comprar imóvel ou investir em fundo imobiliário? Compare e descubra