Comprar imóvel ou investir em fundo imobiliário? Compare e descubra

28 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 19 seg


Muitas pessoas pensam em comprar imóveis para colocar para alugar e ter a renda derivada do aluguel. Mas será qual é melhor: comprar imóvel ou investir em fundos imobiliários (FIIs)? É o que você vai descobrir no texto de hoje.

Como funciona a comprar imóvel e investir em fundos

O investimento em imóveis, geralmente, consiste em comprar um imóvel e colocar para alugar. Portanto, a renda deriva do aluguel do imóvel.

Dessa maneira, quanto mais imóveis a pessoa tiver e quanto maior for o preço do aluguel, maior a renda derivada dessa aplicação.

Por outro lado, os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em imóveis ou em títulos relacionados ao setor imobiliário.

Neste caso, a pessoa não compra um imóvel, ela compra contas dos FIIs. Com o dinheiro dos cotistas, o gestor do fundo escolhe e compra os ativos.

O dinheiro derivado do aluguel dos ativos do fundo, é distribuído entre os cotistas de forma proporcional à quantidade de cotas de cada um.

Além disso, os cotistas podem lucrar ainda com a valorização das cotas do fundo.

Enfim, para saber qual é a melhor opção para você, é essencial que você compare as vantagens e desvantagens de comprar imóvel e de investir em fundos imobiliários.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

As vantagens de investir em fundos imobiliários são:

1- Gestão profissional

O gestor é o responsável por analisar e escolher os ativos que farão parte da carteira do fundo. Sendo assim, o investidor não precisa analisar imóveis e entender sobre o funcionamento do mercado.

Além disso, o investidor não tem a dor de cabeça de ter que lidar com os inquilinos, já que isso é papel do gestor.

Ou seja, diferente da aplicação em imóveis onde você tem que lidar com burocracias e inquilinos, ao investir em fundos você conta com o gestor para lidar com tudo isso.

2- Rentabilidade dos fundos imobiliários

Normalmente, a rentabilidade dos fundos imobiliários é bem mais atrativa do que dos imóveis. Sendo que a rentabilidade de um FIIs deriva dos proventos distribuídos e da valorização das contas.

No caso dos proventos, geralmente os fundos distribuem dividendos de maneira mensal. Com isso, se você já estiver na fase de viver de renda, você pode usar os dividendos como uma espécie de salário.

Já a valorização das contas é uma forma de lucrar caso você opte por vender suas cotas na alta.

3- Isenção de imposto de renda

Os dividendos dos fundos imobiliários são isentos de imposto de renda. Isso é uma grande vantagem em comparação com a compra de imóvel, já que o aluguel de imóvel não tem isenção.

Este é um dos motivos pelos quais o retorno dos fundos imobiliários costuma ser maior do que o aluguel de imóveis.

4- Liquidez

Você pode comprar ou vender cotas dos fundos imobiliários de forma fácil e prática na bolsa de valores. Sendo que, se você tiver cotas de fundos que são sempre procurados, você não terá dificuldades em fazer a venda.

Essa é uma grande vantagem em comparação com os imóveis, já que para vender um imóvel, você precisa esperar aparecer alguém interessado e isso pode demorar muito.

5- Comprar imóvel ou investir em fundos imobiliários: fácil negociação

A negociação de cotas é muito fácil, basta ter uma conta em uma corretora de valores. Você compra as cotas e usufrui dos benefícios. Em contrapartida, a negociação de um imóvel envolve muita burocracia.

6- Não precisa de muito dinheiro

Existem cotas de vários preços na bolsa de valores. Sendo assim, você não precisa ter muito dinheiro para comprar cotas de fundos imobiliários. Já para comprar imóveis, você precisa ter muito dinheiro.

7- Diversificação dos fundos imobiliários

Por fim, por meio dos FIIs você consegue uma boa diversificação da carteira. Isso porque cada fundo imobiliário costuma investir em vários imóveis e você pode comprar cotas de vários FIIs e diversificar bastante a carteira.

Desvantagens dos FIIs

Algumas desvantagens dos FIIs são:

1- Custos

Ao investir em fundos imobiliários, você precisa pagar a taxa de administração. Em síntese, essa taxa serve para remunerar o gestor e demais profissionais que trabalham no fundo.

Não teria como um fundo existir sem essa taxa, já que os profissionais precisam ser pagos. Contudo, como ela representa um custo para o investidor, ela é considerada como uma desvantagem.

2- Riscos dos fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são ativos de renda variável. Isso significa que o preço das suas cotas passa por oscilações na bolsa de valores.

Portanto, se você vender as cotas no momento de baixa, você pode ter prejuízos. Além desse risco, os fundos também contam com alguns outros riscos, tais como:

1- Risco de crédito

Esse é o risco de crédito dos FIIs que se concentram em CRIs e LCIs.

2- Taxa de vacância

É o risco do imóvel ficar vago e não gerar renda.

3- Ricos físico

É o risco de ocorrer algo aos imóveis do fundo.

4- Risco de sazonalidade

Existe, sobretudo, em FIIs que investem em shoppings e lojas que vendem mais ou menos em certa época do ano.

5- Risco de execução da obra

Esse risco existe principalmente em fundos de desenvolvimento, onde o empreendimento ainda está em construção e corre o risco de não ser concluído.

Vantagens dos Imóveis

Os imóveis só podem ser considerados como investimento, se você for comprá-los para gerar renda. Do contrário, se a intenção for morar, você está comprando um passivo.

Neste texto vamos levar em conta que você está pensando em comprar um imóvel para alugar. As vantagens são:

1- Controle

Se você comprar um imóvel, você tem o controle da gestão deste imóvel.

Ou seja, enquanto nos fundos imobiliários é o gestor quem decide quais imóveis serão comprados e o que será feito com eles, se você comprar um imóvel, o controle é todo seu.

Isso pode ser uma vantagem se você quer ter o controle do que será feito do imóvel. Mas lembre-se que isso envolve burocracia e lidar com inquilinos.

2- Oportunidades

Você pode encontrar uma boa oportunidade e comprar um imóvel. Por exemplo, você pode comprar um imóvel e ele se valorizar muito.

Desvantagens de comprar imóvel

As desvantagens de comprar imóvel são:

1- É preciso de muito dinheiro

Para comprar um imóvel, você precisa ter muito dinheiro. Sendo que, se você colocar todo o seu dinheiro na compra de um imóvel, você imobiliza todo o seu capital.

Isso é desvantajoso, já que você não consegue fazer mais nada com o dinheiro. Em comparação, os fundos imobiliários você pode comprar cotas e negociar facilmente na bolsa de valores.

2- Custo e burocracias

A compra de um imóvel envolve diversos custos e burocracias. Além disso, se você for alugar o imóvel, você terá que lidar com os inquilinos, o que pode causar muita dor de cabeça.

3- Riscos

Assim como os FIIs, comprar imóvel envolve alguns riscos como, por exemplo, o risco de vacância. Ou seja, você pode ficar com o imóvel parado durante muito tempo, sem ter uma fonte de renda.

Além disso, existe o risco do imóvel se desvalorizar ao longo do tempo, fazendo com que o seu patrimônio seja corroído pela inflação.

4- Baixa liquidez

Você pode demorar muito tempo até conseguir vender um imóvel. Sendo que, quando aparecer um comprador, talvez ele não esteja disposto a pagar o valor que você está pedindo.

5- Gastos com manutenção

Um imóvel está sempre exigindo algum tipo de manutenção. Dessa forma, periodicamente você terá que gastar com o imóvel.

6- Difícil encontrar oportunidades

Pode ser que você encontre um imóvel que é uma verdadeira oportunidade de lucrar. Mas o fato é que localizar boas oportunidades não é fácil.

Como investir em fundos imobiliários

Como você já deve ter percebido, investir em FIIs costuma ser mais vantajoso do que comprar imóvel. Se você ficou interessado em investir em FIIs, basta seguir o passo a passo:

1- Perfil de investidor

O perfil de investidor indica o nível de risco que você aceita correr. Por isso, o primeiro passo é selecionar opções de FIIs que se encaixem no seu perfil de investidor.

2- Escolha dos fundos imobiliários

Depois de selecionar os FIIs de acordo com o seu perfil, analise os indicadores dos FIIs. Com base nessa análise, escolha em quais FIIs você vai investir.

3- Invista

Faça uma transferência e compre as cotas dos fundos imobiliários que você escolheu.

4- Diversifique

Por fim, além de investir em fundos com bons indicadores, não se esqueça de diversificar a sua carteira. Para isso, aplique em diferentes classes de ativos.

Enfim, se você ainda está em dúvidas sobre qual vale mais a pena, comprar imóvel ou investir em fundos imobiliários, assista o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de conferir qual vale mais a pena, comprar imóvel ou investir em fundos imobiliários? Então não deixe de conferir quais são os 22 FIIs que estão pagando acima da Selic.

Fontes: Riconnect, Finance one e Ibagy