Renda fixa NEGATIVA? Você vai perder dinheiro no Tesouro Direto?

17 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Renda fixa negativa? Muitas pessoas tem tido dúvidas sobre o assunto e algumas nem sabiam que isso era possível. Como, afinal, é possível perder dinheiro no investimento mais seguro que existe no Brasil? Vou esclarer porque isso acontece!

A rentabilidade dos títulos públicos atrelados à inflação chegou a -3.62% e, como consequência, as contas de alguns investidores mais conservadores ficaram no negativo.

Antes de mais nada, precisamos desmitificar um grande ponto que é o fato de que a renda fixa não é tão fixa assim. Ela se movimenta e tem marcação de preço e não é algo imutável como muitos pensam.

Como funciona o rendimento da renda fixa

O Tesouro IPCA+ é um título público ideal para proteger o investidor da inflação, pois oferece uma rentabilidade real acima da variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), juntamente com uma taxa adicional fixa. Isso significa que, além de acompanhar a inflação, o investidor ainda recebe uma remuneração extra.

Por exemplo, se você adquiriu um Tesouro IPCA+ com uma taxa de 4% e, mais tarde, o mercado passa a oferecer títulos com uma taxa de 5%, o valor do seu título será ajustado para compensar essa diferença. Essa variação pode gerar uma rentabilidade negativa se for necessário vender o título antes do vencimento.

Isso ocorre porque, quando a taxa de juros do mercado sobe, o valor dos títulos antigos, que possuem taxas mais baixas, tende a cair. O contrário também é verdadeiro: se a taxa de juros cai, os títulos antigos se valorizam.

Mesmo que seu investimento esteja temporariamente negativo, vale destacar que você só perde dinheiro com o Tesouro IPCA+ se realizar o resgate antes do vencimento e o preço unitário estiver abaixo do valor de compra.

O que fazer se sua rentabilidade estiver negativa?

Se você está com rentabilidade negativa em seus investimentos no Tesouro IPCA+, a primeira coisa é entender que isso é uma característica normal da marcação a mercado. Não significa que o investimento escolhido é ruim.

Isso pode ocorrer com o Tesouro IPCA+ e também com o Pré-Fixado. Se a taxa de juros mudar, o preço do título pode subir ou cair. Isso também pode ocorrer com o Tesouro Selic? Sim, mas em proporções muito menores, porque ele tem liquidez diária.

Mas, mesmo que isso aconteça, você não precisa se preocupar. Pois, você só perderá dinheiro se decidir retirar o valor antes do vencimento. Caso contrário, seu título irá pagar o valor contratado.

Agora, se seu objetivo é um investimento de liquidez diária, que você pode retirar a qualquer momento sem sofrer grandes prejuízos, talvez seja interessante considerar outras opções de renda fixa ou até mesmo investimentos de maior risco, como ações e fundos imobiliários.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir em renda fixa e variável e aprender como lucrar ainda mais com a marcação a mercado, precisa conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Millennials: se você tem entre 28 e 43 anos, você está ferrado!

6 empresas que renderam mais de 1.000% nos últimos 10 anos

O que o governo Lula tem feito para impulsionar a economia?

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar