29 de outubro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Sempre falo sobre os grandes bancos e como eles retiram dinheiro da população. No entanto, há algum tempo surgiram corretoras de investimentos que oferecem serviços de assessoria. Em teoria, o assessor agiria de forma ética para ajudar nos investimentos.
Na prática, porém, muitos escritórios perceberam que era mais vantajoso alinhar seus interesses aos das corretoras, ganhando com taxas ocultas e rebates, sem necessariamente priorizar a rentabilidade do cliente.
Esse conflito de interesses é tão sério que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) implementou uma regra que exige que os assessores deixem claro que eles ganham com os produtos que indicam, e não necessariamente com a rentabilidade do cliente.
Essa situação é preocupante, mas existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar se o seu assessor está realmente atuando no seu melhor interesse.
1° Sinal: COE
Se você possui um COE (Certificado de Operações Estruturadas), isso pode ser um sinal de alerta, especialmente se o seu assessor frequentemente oferece esse produto. A verdade é que a maioria dos COEs são produtos financeiros pouco vantajosos, e os clientes acabam com o dinheiro preso neles por bastante tempo.
Mas por que o COE é ruim? Normalmente, ao oferecerem o COE, os assessores explicam que, se as ações americanas subirem (caso o investimento esteja atrelado ao dólar), você ganhará essa valorização. Se o dólar cair, por outro lado, você não perderá nada. Esse cenário parece ideal, mas esconde alguns problemas.
O COE não considera a inflação e a taxa Selic. Ou seja, se hoje deixar o dinheiro em uma aplicação básica rende 11,25%, com o COE, há uma chance de 2-3% de ganhar algo, enquanto na maioria dos casos, o dinheiro simplesmente não rende nada. Na prática, o assessor pode investir seu capital por um tempo, ficando com a rentabilidade para ele.
E muito provavelmente sua carteira está cheia de COEs, o que pode explicar uma rentabilidade baixa.
Mas por que o assessor ofereceria esse tipo de produto? Porque, a cada investimento em COE, uma parte do valor vai direto para ele. Existem COEs com comissões de até 5%, ou seja, todo mundo ganha, menos você.
Para substituir o COE, é melhor buscar títulos de renda fixa, como CDBs, Tesouro Selic ou opções atreladas ao CDI ou à inflação, que oferecem mais segurança e retorno.
2° Sinal: Fundos com taxas altas
Outro sinal de alerta são os fundos de investimento com taxas altas. Embora existam bons fundos no mercado, alguns podem ser verdadeiras armadilhas, cobrando taxa de administração e taxa de performance. Em muitos casos, esses fundos investem em outros fundos, o que resulta em uma tripla taxação — e você acaba pagando por tudo isso.
Por que isso acontece? Porque os assessores recebem uma comissão sobre esses valores. Portanto, se você possui um fundo que cobra taxas elevadas de administração e performance, é provável que seu assessor esteja priorizando os ganhos dele, e não o seu retorno.
3° Sinal: Muito giro na carteira
Seu assessor liga toda semana ou todo mês oferecendo uma ‘oportunidade’? Isso pode parecer que ele está atento ao mercado, mas nem sempre é o caso. Cada vez que você aceita uma nova recomendação por telefone, uma taxa de corretagem é cobrada.
Se você faz a operação manualmente na plataforma, não há essa taxa. Mas, com as sugestões por ligação, ela é aplicada, permitindo ao assessor lucrar com o giro do seu patrimônio.
Outro ponto é a chamada ‘carteira administrada’. Esse sistema costuma cobrar taxas sempre que uma ação é movimentada, e muitos assessores fazem trocas constantes para gerar mais comissões.
Se você perceber esses sinais na sua carteira, fique atento: é provável que esteja perdendo dinheiro e sendo “passado para trás” pelo seu assessor.
Quer entender mais sobre esses sinais? Assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir por conta própria e não depender de nenhum assessor, precisa conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.