10 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

A taxa de juros subiu novamente e mais uma vez, terei que falar sobre política, porque a economia está intimamente atrelada à política. Não tem como falar estritamente sobre investimento, como se isso não interferisse no assunto. A primeira coisa que você precisa entender é que quando dizemos que a taxa Selic está em 13,25%, essa é a menor taxa de juros possível no Brasil. É a taxa base de tudo.
Ou seja, não vale a pena empresas dinheiro no Brasil com uma taxa inferior a 13,25%, porque você estaria rasgando dinheiro literalmente. Afinal, se você emprestar para o governo, ele irá pagar no mínimo a taxa Selic. Mas, afinal, qual o problema de uma taxa de juros nesse patamar?
Como isso afeta a economia brasileira?
Uma taxa de juros alta, paralisa a economia brasileira. Porque com isso, as empresas não conseguem tomar capital e não conseguem crescer. Os investidores pensam 2x antes de se expor a um ativo mais arriscado. Agora, temos a segunda maior taxa de juros do mundo, atrás apenas da Argentina.
Por isso, nem na bolsa de valores os negócios estão conseguindo operar. Por isso o dinheiro tem saído de tudo, inclusive dos fundos imobiliários. As varejistas, que operam vendendo as coisa parceladas simplesmente não terão de onde tirar essa margem. Para isso elas precisam fazer uma antecipação, para manter as coisas girando, mas com essa taxa da Selic compensa fazer isso? Enfim, chega a um ponto em que tudo fica paralisado. Por isso, o PT criticava tanto esse aumento.
Mas, se isso é tão ruim assim, porque ele é utilizado?
Aqui no Brasil, nós temos o tripé macroneconômico brasileiro que foi o que nos salvou de um cenário de hiperinflação. Esse tripé é constituído pelo câmbio flutuante (por isso nossa moeda oscila de acordo com a oferta e demanda diária), temos a meta de inflação e também a meta fiscal.
Se você reparar, já estouramos a meta de superávit primário. Então, a política fiscal deveria arrecadar mais do que gasta, para mantermos isso, mas não estamos conseguindo. A meta da inflação, também não conseguimos bater. Ou seja, por conta de tudo isso, a única coisa que sobrou desse tripé é o câmbio flutuante. Só que se não fizer isso, se não aumentar a taxa de juros, temos um descontrole da inflação, que é muito pior. E é por medo disso que nós temos que aumentar essa taxa de juros.
Decisão de aumento da Selic
Durante todo o mandato do Roberto Campos Neto, antigo presidente do BC, o Lula criticou essas decisões de aumento da taxa de juros. No entanto, o próprio Lula sempre soube que esse aumento era necessário. Inclusive, eu disse que ele estava fazendo essa críticas para tirar o dele da reta. Prova disso é que o Lula indicou o Gabriel Galípolo e na primeira reunião do Copom, eles decidiram pelo aumento de 1% da Selic.
Lembrando que o Lula também pode definir a meta da inflação, as pessoas que tomam essa decisão estão sob comando dele. Mas, ao invés de alterar a meta, ele simplesmente estava indo a público pra reclamar sobre. Por isso que digo que não tem como dissociar tudo isso do Lula.
Leia também: O que é Copom? Qual sua influência na taxa Selic?
O que o PT disse à respeito
Algumas pessoas que estão mais por dentro do governo já tinham uma nota preparada para isso, como é o caso da Gleisi Hoffmann que é a presidenta do PT. No início da nota, ela já traz a informação de que essa decisão havia sido determinada pela gestão anterior e que não encontra explicação em fundamento da economia real. Sendo que estamos sem superávit primário e uma inflação que não bateu a meta, o que é um completo devaneio.
Ela também cita o aumento da taxa de câmbio que só está ocorrendo, porque o Brasil perdeu o prestígio com relação aos investidores internacionais e porque o governo não tem passado segurança sobre suas decisões.
Mas, enfim, já era esperado pelo mercado que o Galípolo seguisse fazendo exatamente o que o Campos Neto estava fazendo, porque ele tem responsabilidade. E é por isso que sempre achei que essa foi uma boa indicação, porque ele está fazendo um trabalho técnico. Só que isso vai ser um problema para o PT, porque o Galípolo está fazendo o que deveria fazer, que é um trabalho técnico de fato.
E agora, o PT e o Lula estão tentando contornar a situação. O Lula também afirmou que essa decisão havia sido tomada pela gestão anterior, o que parece ser uma desculpa que o partido alinhou para dar a mesma versão. No entanto, ele foi bem lúcido em um trecho de sua fala e afirmou que:
“Uma pessoa que já tem a experiência de lidar com o Banco Central, como eu tenho, tem consciência de que, num país do tamanho do Brasil, com a responsabilidade do Brasil, o presidente do Banco Central não pode dar um cavalo de pau num mar revolto, de uma hora pra outra.”
Achei essa fala muito sensata, mas não entendi porque essa não é a versão que eles deram, ao invés de mentir e inventar uma versão sobre esse aumento da Selic.
O que tudo isso significa para o investidor?
Com isso, teremos mais títulos de renda fixa legais, temos tido ótimas oportunidades nesse sentido. Isso significa que restou algum juízo, que estamos seguindo o tripé macroeconômico brasileiro. Acredito que o Lula entendeu que precisa fazer algo pra melhorar isso. Acho que ele também tem menos rixa com o Galípolo e talvez agora eles consigam compreender e ter uma conversa mais limpa, sem tanto atrito, porque ele foi o indicado no final das contas.
Eu espero que agora eles consigam encontrar um caminho, porque nós estamos passando por um aumento generalizado dos preços, o dinheiro da pessoas não está sendo suficiente pra comprar as coisas. Nossa economia não está essa maravilha, o ambiente de negócios também está super difícil, não temos um IPO há anos. Enfim, o espero que as coisas mudem para melhor!
Quer entender melhor sobre tudo isso e todo esse cenário macroeconômico? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir e encontrar boas oportunidades mesmo em momentos de crise, te convido a conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Nova alta dos juros? Onde investir se isso acontecer?