A taxa Selic é a taxa de juros base de toda a economia brasileira. Contudo, a taxa Selic não é estática, ela muda conforme a economia. Por isso, a cada 45 dias o Copom se reúne e define uma taxa base que se adeque à economia no momento.
Por ser uma taxa básica, ela está diretamente ligada a diversos aspectos econômicos, como a inflação e os juros cobrados em empréstimos pelos bancos.
Portanto, o entendimento do que é a taxa Selic é muito importante, até mesmo para saber como calcular o quanto um investimento em títulos públicos irá render.
Em resumo, a taxa Selic é uma forma de controlar a economia e controlar a inflação, ou seja, manter o poder de compra da população.

Live
O que é taxa Selic
A sigla SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Dessa maneira, a Selic é uma taxa de juros que serve como base da economia nacional. Em outras palavras, a taxa Selic é um sistema, um programa virtual utilizado para o controle da emissão, compra e venda de títulos.
Esse sistema computadorizado é restrito à utilização do Banco Central e outras instituições financeiras, portanto, a população de maneira geral não tem acesso a ele.
Em resumo, a taxa Selic influencia em diversos aspectos da vida das pessoas, desde um investimento no Tesouro Direto, até na hora de pegar um empréstimo.

DCI
Entretanto, ela não aumenta diretamente os juros cobrados pelos bancos, que normalmente são maiores.
Ou seja, a Selic é uma parte dos juros cobrados pelas instituições financeiras. No entanto, outras taxas como: impostos, despesas administrativas, margem de lucro, influenciam na Selic e são embutidas dentro das taxas de juros cobradas pelos bancos.
Tipos de Selic
A taxa Selic pode ser dividia em dois tipos, a Over e a Meta:
Taxa Selic Over: Essa taxa se refere ao juros que um banco cobra do outro pelo empréstimo de curto prazo, realizado para cumprir a lei de que todos os bancos devem ter uma porcentagem mínima de dinheiro no Banco Central no final do dia.

Uol
Taxa Selic Meta: Considerada a menor taxa de juros da economia, a taxa Selic meta serve como base para todas as práticas do mercado e, consequentemente, da economia brasileira.
A mais comentada, seja nos noticiários, seja no dia a dia do investidor, é a taxa Selic meta, já que ela é a base de toda economia. Enquanto isso, a taxa Selic over se refere, principalmente, aos bancos. E é essa taxa que é referida apenas como taxa Selic, caso se refira à taxa Selic over, é sempre especificado e em contextos específicos.
A taxa Selic e os bancos
Todos os bancos, obrigatoriamente, devem ter em uma conta no Banco Central uma porcentagem de seus depósitos. Essa é uma forma que o governo encontrou para controlar a inflação.
Em outras palavras, ao limitar o excesso de dinheiro em circulação, consequentemente, a inflação também é controlada.
Isso porque, quanto mais dinheiro em circulação, maior a demanda da população. Com maior demanda, os preços sobem, ou seja, a inflação sobe. Enfim, ao final de todos os dias, os bancos devem ter uma porcentagem X em suas contas no Banco Central.
Contudo, dependendo das operações realizadas no dia pelo banco, pode ser que ele não tenha a porcentagem mínima de saldo positivo exigido pelo Bacen.
Portanto, para que as instituições financeiras possam cumprir essa obrigatoriedade, elas acabam por pegar empréstimos de curto prazo com outros bancos. Esses empréstimos são, comumente, pelo prazo de apenas 24 horas.

Veja
Como garantia nos empréstimos, os bancos dão os títulos públicos adquiridos do Banco Central. O Banco Central, por sua vez, emite esses títulos públicos que são adquiridos em sua maioria pelos bancos, como uma forma de conseguir verba para pagar as dívidas e realizar projetos.
Em outras palavras, com a venda de títulos públicos, o governo se utiliza do dinheiro para investir na infraestrutura, saúde e educação. Esses títulos são emitidos através da secretaria do Tesouro Nacional.
O controle da inflação
Criada em 1979, a taxa Selic nasceu em um momento de hiperinflação da economia brasileira. Portanto, ela foi criada para ser um mecanismo de controle da inflação. Ou seja, a taxa está diretamente ligada à inflação e, consequentemente, ao poder de compra da população.
Dessa maneira, quando o Banco Central pretende diminuir a inflação, ele aumenta a taxa Selic. Já quando ele tem por meta estimular o consumo, ou seja, impulsionar a economia, ele baixa a taxa e, consequentemente, a inflação sobe.
Em resumo, quando a taxa Selic está alta, as pessoas gastam menos. Sendo assim, com menos consumo os preços baixam, ou seja, a inflação baixa. Já com a Selic baixa, as pessoas consomem mais, os preços aumentam e a inflação sobe.

The Capital
Para saber se houve aumento da inflação, é utilizado o IPCA. A sigla IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O IPCA é calculado em várias regiões do Brasil e, apesar de não ser feito literalmente em todos os locais, é considerado de abrangência nacional. Além disso, o IPCA indica o aumento de preços de vários produtos e serviços, desde o arroz com feijão até transporte.
Em síntese, esse aumento é chamado de inflação. Quando o oposto ocorre e os preços baixam, temos a deflação. O ideal não é nem a inflação, nem a deflação demasiada dos preços, e sim o equilíbrio.
Definição da taxa Selic
A taxa Selic é muito importante na economia, contudo, ela não é estática. Ou seja, ela pode variar. A fim de definir a taxa Selic, oito reuniões são feitas por ano. Portanto, a cada 45 dias o Copom se reúne e define se a taxa vai se manter estável, vai diminuir ou aumentar.
O COPOM por sua vez é o Comitê de Política Monetária. Ele foi criado, em 1996, para ser uma forma transparente e confiável de estabelecer uma taxa tão importante.
Além de ser o definidor da taxa Selic, o Copom é também o responsável por definir as regras para a quantidade de dinheiro circulando no Brasil.

Moving imóveis
O Copom está diretamente ligado ao Banco Central e se fundamenta em diversos indicadores financeiros do Brasil para poder estabelecer qual será a taxa de juros base pelos próximos 45 dias.
Essas reuniões e avaliações de indicadores são necessárias porque a economia não é estável. Portanto, a taxa Selic precisa sempre se adequar ao cenário econômico para o equilíbrio financeiro brasileiro.
No momento em que este texto está sendo escrito, em setembro de 2020, a taxa Selic está em 2%, contudo, ela já esteve muito mais alta quando o Brasil não estava passando por uma pandemia.
Impactos da taxa Selic
A taxa Selic influencia diversos aspectos da economia. Visto isso, podemos destacar algumas áreas em que ela tem influência determinante.
Tesouro Selic
O tesouro Selic é um tipo de título público que tem a sua rentabilidade atrelada a taxa Selic. Portanto, esse tipo de investimento é influenciado diretamente pela taxa Selic, já que os os lucros serão exatamente as variações desta taxa.
Sendo assim, com a taxa Selic alta o Tesouro Selic se torna mais atrativo.
Poupança
Na poupança, assim como nos títulos públicos, o rendimento está atrelado a taxa Selic. Contudo, existe uma grande diferencia entre os dois tipos de investimentos e, consequentemente, de rentabilidade.
Isso porque, se a taxa Selic estiver igual ou menor do que 8,5%, a poupança renderá 70% da taxa Selic. Entretanto, se a taxa for maior do que 8,5% a poupança irá render 0,5% ao mês + a Taxa referencial (TR).

Portal VGV
CDI
O Certificado de Depósito Interbancário é a taxa de títulos bancários de empréstimos de um banco para o outro. Como dito anteriormente, os bancos podem usar os títulos públicos como garantia. Entretanto, eles podem usar também os títulos emitidos pela própria instituição.
Em resumo, o CDI aumenta se a Selic aumentar. Alguns investimentos que se baseiam no CDI são: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Câmbio (LC) ou ainda Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou do agronegócio (LCA).
Cotidiano
Quando a taxa Selic aumenta, o consumo diminui o que faz com a inflação diminua e, consequentemente, os preços fiquem mais baixos. Outra coisa que diminui são os empréstimos e financiamentos, já que os juros ficam muito altos.
Com isso, o lado negativo é que se a taxa se manter alta por muito tempo, o desemprego pode aumentar, porque se não existem pessoas comprado, logo não são necessários muitos funcionários nas empresas.
Investimentos
Como dito anteriormente, os títulos públicos são remunerados de acordo com a taxa Selic. Dessa forma, existem alguns tipos que investimentos que pagam mais do que a Selic por estarem atrelados a uma taxa maior, como o CDI.

Esmael
São eles:
- CDB – Certificado de depósito bancário;
- LCI – Letras de Crédito Imobiliário;
- LCA – Letras de Crédito do agronegócio;
- LC – Letras de câmbio.
Esses investimentos são considerados seguros, pois contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre taxa Selic, que tal conhecer sobre o IOF, o que é? Definição, como o imposto funciona e tabela regressiva
Fontes: Nubank, Toro radar e Uol
Imagens: Live, Uol, FS Contábil, Portal VGV, DCI, Esmael, Moving imóveis,The Capital e Veja