Trump presidente: o que muda no Brasil?

Trump presidente dos EUA novamente! O que isso muda no Brasil e nos seus investimentos? Vou explicar as mudanças, sem alarmismos.

14 de novembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O ex-presidente Donald Trump venceu a disputa eleitoral e assumirá novamente o controle dos Estados Unidos. E no mesmo dia da sua eleição, algo curioso aconteceu: o Google apresentou a cotação do dólar completamente incorreta.

Na manhã seguinte, vi que a cotação estava em R$6,17, o que me chamou muito a atenção. Fiquei até preocupado com a situação. Para esclarecer, liguei para o pessoal da mesa de operações da AUVP e fui informado de que o valor estava errado.

Enquanto isso não se resolvia, as redes sociais entraram em um frenesi, com muitos comentários e teorias da conspiração surgindo. Mas, mais do que o erro na cotação, hoje vamos analisar os reais impactos da eleição de Trump.

O que muda no Brasil?

A grande verdade é que, no Brasil, isso provavelmente não vai mudar muita coisa. Segundo os maiores banqueiros do país, os impactos da vitória de Trump por aqui não devem ser significativos.

A curto prazo, mudanças políticas como essa geralmente não alteram tanto o cenário, porque já estavam precificadas pelo mercado. Embora você possa ver manchetes tentando convencer você de que algumas empresas podem se beneficiar dessa eleição, conversando com grandes banqueiros, você percebe que tudo isso já estava embutido nos preços.

Os mercados nunca tiveram grandes dúvidas sobre a eleição de Trump. As grandes empresas internacionais de investimentos já davam a vitória dele como certa, e isso já estava refletido nas expectativas do mercado.

O que realmente importa agora é o que Trump fará durante seu mandato. Como ele vai lidar com questões econômicas e políticas? Uma grande dúvida é se ele adotará uma postura protecionista ou se buscará fortalecer o mercado internacional. Algumas pessoas acreditam até que a eleição de Trump pode trazer mais estabilidade ao mundo, já que ele tem um estilo de liderança mais firme, o que poderia fazer com que países como a Rússia e a China adotem posturas menos agressivas.

Onde investir com a eleição de Trump?

Agora, para os investidores, é hora de estar atento às oportunidades. Estamos vendo ofertas muito interessantes no mercado, como títulos do tesouro com rendimentos superiores a 18%, chegando a 140% do CDI. São taxas que, no cenário atual, são bastante atrativas e difíceis de encontrar.

Além disso, empresas americanas estão com bom desempenho. Quanto ao mandato de Trump, sua postura tende a proteger as empresas dos EUA, o que pode impulsionar ainda mais o mercado lá. Para a China, essa postura pode ser um desafio, e isso pode afetar o Brasil, já que somos muito dependentes da economia chinesa. Importamos mais para a China do que para os Estados Unidos.

Felizmente, o Lula já ajustou sua postura em relação à eleição de Trump, inclusive parabenizando-o pela vitória.

Em resumo, não houve grandes mudanças e, a curto prazo, isso já estava precificado. Não mude sua estratégia de investimentos com base nisso. O mercado, no geral, está tranquilo.

Siga sua estratégia, invista em boas empresas, mescle isso com a renda fixa (pois é fundamental). E se você quer aprender a investir melhor, conheça a AUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e, se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

Ficou com alguma dúvida sobre os impactos da eleição de Trump? Assista ao vídeo completo!

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Se o fim da escala 6×1 for aprovado a bolsa acaba? É o fim?

Preço dos imóveis no Brasil pode despencar?

Selic vai voltar a subir? Crise séria à vista?

Trump presidente: o que muda no Brasil?