Vale a pena investir em NFTs?

21 de junho de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 0 seg


Bill gates afirma, ironicamente que vale a pena investir em NFTs:“Obviamente, imagens digitais com caras de macacos vão melhorar imensamente o mundo” recentemente em referência a coleção de NFTs: Bored Ape Yacht Club.

O que é um NFT?

NFT é, em suma, um Token Não Fungível. Assim, entende-se as criptomoedas como tokens fungíveis.

Uma nota em real é algo fungível, visto que duas notas de cinco tem o mesmo valor em todos os sentidos.

Já uma casa é não-fungível, visto que embora duas tenham o mesmo tamanho, formato, estrutura, arquitetura etc. elas não têm valores iguais como no caso das moedas.

Logo, o importante aqui é entender como essa tecnologia pode validar o pertencimento de um determinado ativo não fungível através do sistema de blockchain.

Essa validação, portanto, garante o pertencimento de um ativo digital a uma carteira física ou corporativa.

Leia mais sobre NFTs aqui.

O marketing mal-intencionado das artes NFTs

Se tem o costume de frequentar o Twitter é altamente improvável que não tenha visto ao menos uma propaganda sobre NFTs, geralmente disfarçada por uma arte altamente tecnológica com bonificações e gatilhos de escacidade espalhados por todo o projeto.

De fato, o valor é algo imensurável até porque o que tem valor para mim pode não ter o mesmo para você.

Sendo assim, abusar do senso de pertencimento é uma ótima estratégia, em termos de marketing, para os mais diversos criadores desses projetos juntarem o maior número possível de interessados.

Usando assim uma série de estratégias de gatilhos mentais para agregar valor a um produto que não reflete um real valor no sentido de utilidade para os compradores.

O preconceito com NFTs

Dessa forma, é gerado um preconceito generalizado em cima de uma tecnologia brilhante. Uma tecnologia que poderá servir, em muitos casos, como um certificado ou escrituração digital.

É encontrado com extrema facilidade pessoas englobando toda a tecnologia a um simples “png” idiota.

Assim como no início da internet tivemos a maior parte dos projetos sendo mal intencionados e oferecendo golpes.

Temos o mesmo efeito acontecendo com os NFTs, gerando esse preconceito entre as várias comunidades online. Vale a pena investir em NFTs?

Bored Ape Yacht Club

Alcançados 2 bilhões em capitalização de mercado em um único ano, com um preço recorde de $434 mil em uma única coleção e vitorioso sob uma valorização de 216.900%, o projeto impulsionou toda uma indústria de arte digital.

Grandes personalidades como o Neymar Jr. foram nomes constantes na indústria.

Leia mais sobre a coleção bored ape aqui.

A crítica de Bill Gates

Foi justamente a essa coleção que um dos homens mais ricos do mundo por um período prolongado de tempo fez sua controversa crítica.

No entanto, fez tal crítica sob um aspecto um tanto quanto “óbvio” da falência dos projetos.

É fácil criticar um projeto em declínio. E acredito que com seus 66 anos de idade é normal que ele se torne conservador num ponto a criticar até mesmo as criptomoedas:

“Criptomoedas são 100% baseadas na teoria do mais tolo” – Bill Gates.

É importante enxergarmos as criptomoedas como um sistema de dinheiro livre sob efeito de trocas involuntárias sem intermediadores como governos, realizada de forma orgânica e ainda por cima com uma economia deflacionária.

Embora, sendo o gênio que foi criando a Microsoft, não acredito que seja uma opinião plausível de alguém com conhecimentos sólidos sobre essa questão libertária/tecnológica.

Afinal, vale a pena investir em NFTs?

Vale a pena investir em NFTs que façam sentido para você. Eventualmente essa tecnologia pode ser oferecida por marcas para garantir seu ingresso em determinados eventos, para receber royalties ou ter acesso a festas específicas.

A ideia não é focar em alavancar o capital comprando por um preço e esperar que ele suba da noite para o dia como foi com algumas coleções.

Sendo assim, sendo uma tecnologia realmente confiável com um real valor para um grupo de pessoas, então faz sentido sim que receba uma parte dos nossos investimentos.

Sempre com a noção de fazê-los com uma boa gestão do capital.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho mais sobre investimentos envolvendo Blockchain.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: NFT: Onde comprar e como criar?.