Vão dividir o mundo em 3? As consequências para os investidores

Você já sabe quais são as consequências para os investidores, depois das últimas movimentações geopolíticas? É isso que vou explicar, confira!

28 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Quais são as consequências para os investidores e para o mundo desse “tarifaço” que Donald Trump tem aplicado em diferentes países? É sobre isso que vou falar hoje! Trump fez algumas ameaças de tarifa ao Brasil, México, Canadá… E a China, inclusive já foi tarifada. Inclusive, a tendência para os próximos anos é que essa guerra tarifária continue ocorrendo.

Apesar de terem dito que Trump e Xi Jinping conversaram e chegaram a uma oganização, eu duvido muito que isso dure, porque a China tem crescido muito e se tornado a indústria do mundo. Em contrapartida, os EUA não tem a potência industrial que tinha antigamente.

A China hoje ainda não oferece os melhores empregos do mundo, porque os EUA ocupam esse posto. No entanto, com relação às indústrias, a China tem crescido muito e tem importado doutores do mundo inteiro e estão oferecendo valores muito competitivos. Além disso, o país tem usado cada vez mais suas relações institucionais para chamar empresários para o Brasil. Enquanto que os EUA têm se fechado para o mundo e para os estrangeiros.

O que deixou os EUA rico foi a importação de mão de obra, industrialização e as relações comerciais com outros países. E de repente o Trump decide que quer equilibrar as relações comerciais e não quer uma balança comercial defcitária, como se fosse possivel manter o superávit negociando com o mundo inteiro. Tudo bem, pode até ser possível, mas não é benéfico.

Mas, não vou entrar no mérito se ele está certo ou não. O Donald Trump é um ótimo presidente e negociador e não é a primeira vez que os EUA está fazendo isso.

Guerra Comercial

As empresas estão passando por dificuldades para ajustar suas cadeias de suprimento, devido a essa guerra comercial. Está ocorrendo um aumento de preço no custo de produção, mesmo com os suprimentos em abundância no mercado. Esse protecionismo está prejudicando os exportadores americanos e desacelarando o cenário global.

Todas as grandes empresas estão com as expectativas congeladas. Em cenário de incerteza, as empresas preferem esperar para agir. No evento da BTG Pactual, por exemplo, durante todo o tempo falaram para dar uma segurada nas contratações e prezar pela qualidade ao invés da quantidade. E se aqui no Brasil está desse jeito, um país que exporta commodities e que não tem nada a perder, imagina para os grandes exportadores de tecnologia.

E quais foram os efeitos na economia da China até agora? A economia da China desacelerou muito fortemente mais recentemente e o país deu uma grande acelarada na independência tecnológica. E agora, eles estão se tornando um pouco como os EUA e estão procurando mercados alternativos para negociar.

Warren Buffet faz movimentação

E enquanto o mundo todo está pensando em dolarizar a carteira, o Warren Buffet fez um movimento super interessante na sua carteira. Ele iniciou o processo de venda dos maiores bancos americanos e focou em indústrias de alimentos. Ou seja, ele está montando cada vez mais sua carteira em produtos essenciais.

Consequências para os investidores

Já falo da China há alguns anos e que seria impossível ignorar o país como opção de investimento. Me criticaram bastante, mas está ficando cada vez mais evidente que isso é realmente impossível. Essas diferenças culturais, é tudo cortina de fumaça.

Em meio a tudo isso, todo esse cenário de crise, muitas pessoas estão investindo fortemente nas indústrias americanas. Alguns começaram a exposição na China a contragosto, por conta de todo o cenário global. Mas enfim, todo mundo está sambando, sem saber exatamente o que faz.

Mas, analisando o momento, é hora de investir em empresas de crescimento? Acho super complicadíssimo, porque nesse momento as empresas de valor estão cotadas muito abaixo. Por que vou comprar small cap se as maiores indústrias do mundo estão sendo negociadas em múltiplos muito mais razoáveis. Ou seja, esse é o momento para montar uma carteira pensando muito mais em valor.

A chave para investir em momentos de crise

Não tem como investir e ignorar o cenário geopolítico, não tem como escapar disso. E, quem investe só aqui no Brasil e não tem posição global está perdendo o filé do mundo.

Independente da crise e da bagunça que está o mundo, quem se posiciona bem e diversifica bem sua carteira, ganha dinheiro, não tem como! Independente da crise.

Quer entender melhor sobre tudo isso que expliquei? Então, assista ao vídeeo em que explico detalhadamente sobre!

E se você quer aprender a investir mesmo durante a crise, te convido a conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos.Faça a sua análise de perfil e, se você receber aprovação,além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: Por que a inflação pode ser uma aliada na bolsa de valores?

5 conselhos brutalmente honestos para você que ainda é jovem l Evite se lascar

O grande RESET está próximo de acontecer em Brasília: Quem é o novo escolhido?

O que Rui Costa e Haddad disseram em reunião fechada? O Brasil vai pelo ralo?

3 ETFs que pagam renda mensal em dólar