ENTENDA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA PARA MEI 

O Imposto de Renda para MEI é diferente do Imposto de Renda para pessoa física, mas em alguns casos ele precisa fazer os dois tipos de declaração. Isso porque o MEI tem as suas responsabilidades como pessoa física e também como pessoa jurídica.

Por isso, é preciso saber tanto como funciona o Imposto de Renda para MEI, quanto o IR para pessoas físicas. Primeiramente, o Imposto de Renda para MEI funciona por meio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Todos os MEIs são obrigados a declarar o DASN-SIMEI, independente do valor faturado. Por outro lado, a Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (DIRPF) deve ser feita apenas pelos MEIs que se encaixam nos critérios da Receita.

COMO DECLARAR 

Depende da situação do empreendedor. A declaração como pessoa física é obrigatória apenas para os empreendedores que se encaixarem nos critérios de obrigatoriedade. Por outro lado, a declaração como pessoa jurídica do MEI é a Declaração Anual do Simples Nacional, também chamada de Imposto de Renda MEI. A DASN-SIMEI é obrigatória para todos os empresários que são MEI. Portanto, muitas vezes o MEI precisa fazer os dois tipos de declaração.

O MEI DECLARA COMO PF OU PJ? 

Em comparação com a declaração do imposto de renda para pessoa física, a Declaração do MEI é bem mais fácil. Para declarar, siga o passo a passo: 1. Acesse o sistema do Portal do Simples, da Receita Federal. 2. Marque o tipo de declaração, o ano-calendário e preencha o valor da receita bruta anual. Lembrando que MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano.

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA COMO MEI? 

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) é obrigatória para todos os MEIs independente da renda anual. Até mesmo as empresas sem movimentação financeira no período precisam fazer a declaração.

VALOR MÍNIMO PARA O MEI DECLARAR 

A declaração do MEI começa no início do ano e vai até o dia 31 de maio. Essa declaração deve ser feita todos os anos, então é preciso reunir e somar o faturamento do ano-calendário e informar os valores para a Receita Federal.

PRAZO PARA O MEI DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA