Quais cuidados TOMAR ao pegar um empréstimo?

Pegar empréstimo para quitar dívidas pode ser muito vantajoso caso as suas dívidas tenham juros altos e o empréstimo conte com juros baixos. Isso porque você troca várias dívidas com juros altos, por uma única dívida com juros mais baixos. Desse modo, fica mais fácil você conseguir restaurar a sua saúde financeira.

Considerar o valor da parcela é importante, pois ela deve caber no seu orçamento.  O correto é multiplicar o valor da parcela pelos meses de contrato, para analisar o quanto você estará pagando no total ao fim da dívida.

COMO DECLARAR 

1- Valor da parcela do empréstimo

Primeiramente, a taxa de juros nominal tem um valor menor, sendo usada para atrair o cliente. Por outro lado, a taxa de juros efetiva é a taxa que de fato será cobrada.

2- Taxa de juros efetiva X taxa de juros nominal

A dica é pesquisar sobre a instituição e ficar atento para possíveis sinais de que se trata de um golpe. Por exemplo, cuidado com e-mails e mensagens estranhas. Além disso, se a empresa disser que você precisa fazer um depósito para que o empréstimo seja liberado, com certeza é golpe!

3- Fraudes em empréstimos

Por fim, antes de pegar um empréstimo, pesquise sobre as instituições que disponibilizam o empréstimo e sobre o posicionamento dela no mercado.

4- Instituições financeiras