Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

19 de dezembro de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 43 seg


Pegar empréstimo para quitar dívidas pode ser muito vantajoso caso as suas dívidas tenham juros altos e o empréstimo conte com juros baixos.

Isso porque você troca várias dívidas com juros altos, por uma única dívida com juros mais baixos. Desse modo, fica mais fácil você conseguir restaurar a sua saúde financeira.

Enfim, um dos motivos para os brasileiros serem tão endividados, é a falta de educação financeira aliada a falta de organização financeira.

Portanto, além de buscar meios para quitar suas dívidas, busque estudar um pouco sobre finanças, para que você não fique endividado novamente.

Saiba mais sobre o tema lendo a matéria a seguir.

Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas, quando a taxa de juros cobrada pelo empréstimo é menor do que as taxas das dívidas. Desse modo, você troca várias dívidas com altas taxas de juros, por uma única dívida com taxa de juros menor.

No entanto, A decisão de pegar um empréstimo para quitar dívidas depende de vários fatores. Aqui estão alguns pontos a considerar:

1. Avalie a taxa de juros do empréstimo

Antes de tomar a decisão, é fundamental comparar a taxa de juros do empréstimo com a taxa das dívidas atuais. Se a taxa de juros do empréstimo for menor do que a taxa de juros da dívida atual, pode ser benéfico pegar o empréstimo para pagar a dívida.

Portanto, é importante considerar todas as taxas e custos associados ao novo empréstimo.

2. Considere as condições de pagamento

Verifique se as condições de pagamento do empréstimo são adequadas ao seu orçamento. Certifique-se de que conseguirá honrar as novas parcelas sem comprometer suas finanças.

Os termos de pagamento do novo empréstimo são um fator importante. Se o prazo de pagamento for mais longo, você pode acabar pagando mais no total, mesmo que a taxa de juros seja menor.

3. Analise o impacto no seu score de crédito

Pegar um novo empréstimo pode impactar temporariamente seu score de crédito. Avalie se isso afetará negativamente suas futuras oportunidades de crédito.

4. Busque orientação financeira

Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável buscar orientação de um profissional financeiro. Eles podem ajudar a avaliar se a consolidação de dívidas por meio de um empréstimo é a melhor opção para a sua situação.

Pegar um novo empréstimo pode afetar sua pontuação de crédito. Se você já tem várias dívidas, adicionar mais uma pode diminuir sua pontuação de crédito.

5. Estresse emocional

A dívida pode causar muito estresse emocional. Se pegar um empréstimo para pagar a dívida pode aliviar esse estresse, isso pode ser um fator a considerar.

Pegar um empréstimo para pagar dívidas pode ser útil se você tiver a disciplina para evitar acumular mais dívidas. Se você acha que pode ser tentado a gastar novamente, pode ser melhor procurar outras opções.

Quais são as vantagens de pegar empréstimo para quitar dívidas?

1. Consolidação de dívidas

Pegar um empréstimo para quitar várias dívidas pode simplificar suas finanças, pois você terá apenas uma dívida para gerenciar.

Ao consolidar as dívidas em um único empréstimo, é possível ter uma visão mais clara da situação financeira e organizar melhor o orçamento.

2. Taxas de juros mais baixas

Em muitos casos, os empréstimos têm taxas de juros mais baixas do que as dívidas de cartão de crédito. Isso pode economizar dinheiro a longo prazo.

Ao pegar um empréstimo para quitar dívidas, é possível reduzir os juros pagos mensalmente, já que as taxas de juros dos empréstimos costumam ser menores do que as das dívidas.

3. Pagamentos fixos

Com um empréstimo, você saberá exatamente quanto precisa pagar a cada mês. Isso pode ajudar no planejamento financeiro.

4. Melhora na pontuação de crédito

Se você usar o empréstimo para pagar dívidas em atraso, isso pode melhorar sua pontuação de crédito.

5. Nome limpo

Ao quitar as dívidas com o empréstimo, é possível limpar o nome e melhorar o score de crédito, o que pode facilitar a obtenção de crédito no futuro.

Se você está com o nome sujo, pegar o empréstimo para quitar as dívidas pode ser uma boa forma de limpar o seu nome.

Neste caso, você pode procurar por opções para empréstimos para negativados, por exemplo.

Assim, os empréstimos mais comuns para quem está com o nome negativo são: microcrédito, empréstimo consignado, penhor e bens como garantia.

6. Possibilidade de negociar descontos

Com o dinheiro do empréstimo em mãos, é possível negociar descontos nas dívidas e quitar tudo de uma vez, o que pode gerar economia a longo prazo.

7. Empréstimo consignado

Geralmente, quando a dívida não é muito grande, o crédito consignado é a melhor opção. Isso porque, ele conta com juros mais baixos. Por isso, prefira esse tipo de empréstimo.

8. Use o 13º salário para quitar as dívidas

Por fim, antes de pegar um empréstimo, analise a possibilidade de usar o seu 13º salário para pagar suas dívidas.

Essa é uma boa opção porque você não precisa pagar nenhum tipo de juros, basta usar esse salário extra.

Quais cuidados devem ser tomados?

Antes de pegar um empréstimo para pagar dívida, é essencial tomar alguns cuidados:

1. Valor da parcela do empréstimo

Considerar o valor da parcela é importante, pois ela deve caber no seu orçamento. Contudo, você não deve pegar um empréstimo apenas com base no valor da parcela.

O correto é multiplicar o valor da parcela pelos meses de contrato, para analisar o quanto você estará pagando no total ao fim da dívida.

Isso é essencial para que você confira se a taxa de juros do empréstimo é abusiva ou se vale a pena.

2. Taxa de juros efetiva X taxa de juros nominal

Primeiramente, a taxa de juros nominal tem um valor menor, sendo usada para atrair o cliente. Por outro lado, a taxa de juros efetiva é a taxa que de fato será cobrada.

Portanto, antes de pegar um empréstimo, verifique qual é a taxa efetiva e não apenas a taxa nominal.

3. Fraudes em empréstimos

Se você for solicitar um empréstimo pela internet, tome cuidado. Existem muitos golpes de empréstimos falsos sendo aplicado na internet.

A dica é pesquisar sobre a instituição e ficar atento para possíveis sinais de que se trata de um golpe. Por exemplo, cuidado com e-mails e mensagens estranhas.

Além disso, se a empresa disser que você precisa fazer um depósito para que o empréstimo seja liberado, com certeza é golpe! Isso porque, nenhuma instituição pode pedir depósito para que o empréstimo seja liberado!

4. Pesquise as instituições financeiras

Por fim, antes de pegar um empréstimo, pesquise sobre as instituições que disponibilizam o empréstimo e sobre o posicionamento dela no mercado.

Para isso, você pode consultar sites como Procon e Reclame Aqui.

5. Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetivo Total representa todos os encargos, taxas, tributos e despesas que envolvem um empréstimo ou financiamento. Nesse sentido, ele serve para que o cliente saiba exatamente o quanto ele terá que pagar na operação.

Fontes: Creditas, Nubank, Cashme, Serasa, Inteligência Financeira, Banco Pan, BanQi