Qual é a melhor modalidade de garantia ao alugar um imóvel?

COMO DECLARAR 

fiador

Um fiador é uma pessoa que assume a responsabilidade de pagar uma dívida caso o devedor principal não consiga fazê-lo. Ele é comumente usado em contratos de aluguel e empréstimos, onde garante que o pagamento será feito em casos de inadimplência do inquilino ou mutuário.

COMO DECLARAR 

Tipos de fiadores

-Solidário: Neste caso, o fiador se torna responsável pela dívida assim que ela ocorre. -Subsidiário: Neste caso, o fiador só será responsável pela dívida após a utilização dos bens do inquilino para quitação.

COMO DECLARAR 

É uma forma de garantia utilizada para assegurar financeiramente a parte que concede o produto ou serviço em adiantamento. É um instrumento amplamente utilizado, por exemplo, no mercado imobiliário como a principal forma de garantia dos contratos de aluguel.

caução

COMO DECLARAR 

Tipos de caução

-Real: Nesse tipo, todas as formas de garantia real são inclusas dentro do pagamento. Sendo assim, o valor serve como indenização apenas para condições específicas. -Fidejussório: Neste tipo, estão inclusas todas as formas de garantia fidejussória, isto é, quando uma terceira pessoa se responsabiliza pela dívida.

COMO DECLARAR 

Quando usar esse tipo de garantia?

Quando o credor tem dúvidas sobre a capacidade de pagamento do devedor, ou quando o valor do empréstimo é muito alto. A garantia serve como uma forma de proteger o credor contra o risco de inadimplência, e também como um incentivo para o devedor honrar o contrato.

COMO DECLARAR 

saiba mais sobre fiador e caução