8 de novembro de 2022 - por Jaíne Jehniffer
Existem muitas formas inteligentes de usar o FGTS para que você atinja objetivos, realize sonhos ou coloque a sua vida financeira nos trilhos. Lembrando que o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um recurso que o trabalhador pode sacar em situações específicas, como para financiar a casa própria ou, ainda, em caso de aposentadoria.
Em resumo, o FGTS é formado por depósitos feitos mensalmente em uma conta criada para o trabalhador especialmente para esse fim.
9 formas inteligentes de usar o FGTS
Algumas formas inteligentes de usar o FGTS são:
1. Quitar dívidas
Para utilizar o FGTS para quitar dívidas, é necessário seguir algumas orientações:
A primeira é fazer uma negociação com o credor. Busque negociar com ele, priorizando o pagamento à vista para obter descontos.
Outra prioridade é fazer uma avaliação da dívida. Verifique se os juros da dívida são superiores aos rendimentos do FGTS; se sim, é vantajoso usar o FGTS para pagar as contas.
Organize suas finanças. Antes de decidir usar o FGTS, estude seu orçamento para identificar as prioridades de pagamento. Você deve buscar alternativas de pagamento: Se o valor do FGTS não cobrir toda a dívida, considere dar uma entrada e parcelar o restante ou até mesmo contratar uma linha de empréstimo.
2. Realizar um sonho
Outra forma de usar bem o dinheiro do seu FGTS é realizando um sonho. Por exemplo, você pode viajar, comprar algo que deseja a muito tempo e etc.
No entanto, antes de realizar um sonho, analise a sua situação financeira. Caso você esteja endividado e com as finanças em crise, talvez usar todo o dinheiro para realizar um sonho não seja muito prudente.
3- Usar o FGTS para amortizar financiamento
Você pode também usar o dinheiro do FGTS para amortizar o saldo devedor de um financiamento. Ou seja, você pode reduzir o prazo ou o valor do encargo que ainda falta ser pago.
4- Abrir um negócio próprio
Usar o dinheiro do FGTS para abrir um negócio é uma boa opção. Isso porque você pode abrir um negócio de sucesso que irá te proporcionar grandes lucros.
Ou seja, ao investir na abertura de um negócio, você pode lucrar muito e atingir a liberdade financeira.
5- Usar o FGTS para fazer uma reserva de emergência
Se você não tem uma reserva de emergência ainda, usar o dinheiro do FGTS para isso é uma ótima opção.
Em resumo, a reserva financeira é uma quantia em dinheiro que deve ser usado apenas em casos de imprevistos. Todo mundo precisa ter uma reserva financeira.
Uma reserva de emergência não tem valor definido, contudo, elas costumam ser o equivalente a 6 meses dos seus gastos mensais. No entanto, essa reserva pode ser maior.
Uma dica é deixar a reserva de emergência em um local de fácil acesso como a poupança, por exemplo. Isso porque a intenção da reserva de emergência não é o rendimento.
Afinal de contas, não adianta aplicar esse dinheiro em um ativo que rende bem, mas que você não consegue fazer o resgate quando precisa.
6- Financiamento habitacional
Você pode usar o FGTS para financiamento habitacional, desde que o contrato e o imóvel estejam enquadrados nas regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na data da aquisição do imóvel.
Além disso, o saldo pode ser usado para dar entrada nesse financiamento. No entanto, não deixe de fazer as contas para saber se financiar uma casa é realmente a melhor opção.
7- Invista nos estudos
Com o dinheiro do FGTS, você pode também investir no seus estudos. Por exemplo, você pode fazer uma graduação, pós-graduação ou ainda um curso.
Uma dica é estudar para algo que irá contribuir para o seu trabalho e que possa fazer você ter um salário mais alto.
8- Formas inteligentes de usar o FGTS: Aposentadoria privada
Aplicar o seu FGTS em uma aposentadoria privada pode ser uma boa forma de garantir uma velhice mais confortável.
9- Invista o FGTS
Por fim, você pode ainda investir o seu FGTS em ativos financeiros. Ou seja, você pode aplicar esse dinheiro em ativos de renda fixa e renda variável.
Essa é uma ótima opção, pois você faz o seu dinheiro render. Além de investir o FGTS, o ideal é que você se organize para investir todos os meses.
Mesmo que você não possa investir um valor muito alto, o fato de você investir uma quantia todos os meses faz uma enorme diferença no longo prazo!
Quando é permitido sacar o FGTS?
Todas as pessoas que têm conta FGTS poderão fazer o saque do valor parcial ou integral em algum momento. Enfim, alguns exemplos de situações em que o saque é permitido são:
- Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
- Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
- Morte do trabalhador, por dependentes e herdeiros;
- Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
- Quando a conta permanecer sem depósito por três anos seguidos, sem interrupção;
- Aposentadoria;
- Pessoas com 70 anos de idade ou mais;
- Compra da casa própria;
- Doenças graves do trabalhador ou dependente ou estágio terminal em qualquer doença;
- Saque de Aniversário;
- FGTS emergencial;
- Fundos Mútuos de Privatização (FMP);
- Pagamento de imóvel comprado por meio de consórcio;
- Pagamento de imóvel financiado (somente pelo Sistema Financeiro de Habitação);
- Demissão sem justa causa;
- Rescisão de contrato por acordo;
- Morte do patrão;
- Por fim, fechamento da empresa.
Como sacar o FGTS?
Para sacar o FGTS, você precisa fazer uma solicitação. Sendo que a solicitação de saque pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal ou em alguma rede autorizada.
Além disso, em algumas situações, você pode fazer o saque pelo aplicativo. Geralmente, os documentos necessários para fazer o saque do FGTS são:
- Documento de identificação com foto;
- Carteira de trabalho ou outro documento que possa identificar a conta vinculada do FGTS
- Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP
Além desses, em alguns casos outros documentos podem ser solicitados.
Prós e contras
Algumas vantagens de sacar o FGTS são:
- Você pode usar o dinheiro do FGTS para completar a sua renda em algum momento de dificuldade financeira
- O FGTS pode ser usado de uma maneira inteligente para, por exemplo, abrir um negócio.
- Você pode usar o saque-aniversário pelo tempo que precisar e depois voltar à forma antiga.
Por outro lado, algumas desvantagens são:
- Se você for demitido, você não poderá fazer o saque total do FGTS, já que você já terá sacado uma parte dele.
- Se você não usar o dinheiro com inteligência, você vai apenas retirar um dinheiro sem necessidade e, possivelmente, gastar atoa.