Zcash: o que é e como funciona essa criptomoeda?

17 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 55 seg


A Zcash é uma criptomoeda descentralizada e open-source, criada como uma opção para o pagamento de produtos e serviços. Ela funciona de forma similar às demais criptos do mercado, mas ela tem o diferencial da privacidade.

Em resumo, a Zcash funciona por meio da Prova de Conhecimento Zero. Esse método permite que o remetente e o destinatário façam transações sem revelar os endereços ou as chaves da blockchain. Proporcionando maior privacidade nas transações.

Você pode adquirir essa moeda por meio da mineração ou exchanges. No caso da mineração, você usa o seu poder computacional para validar transações. Já por meio das exchanges, você cria sua conta, faz uma transferência e compra as moedas.

O que é a criptomoeda Zcash?

A Zcash é uma criptomoeda open-source e descentralizada, criada pelo programador e executivo norte-americano Zooko Wilcox-O’Hearn.

A Zcash oferece privacidade e transparência seletiva nas transações. Desse modo, os pagamentos com essa critpo são publicados no blckchain público, mas dados como remetente, destinatário e quantia da transação ficam privados.

O sistema da Zcash é garantido por argumentos de conhecimento não-interativos sucintos e de conhecimento zero, chamados de zk-SNARKs. Em resumo, zk-SNARK significa “Argumento Não-Interativo Exclusivo de Conhecimento Zero”.

Sendo assim, o zk-SNARK é uma construção de prova que possibilita a comprovação da posse de cartas informações, isto é, uma chave secreta que não revela informações e que não requer interação entre provador e o verificador.

Portanto, as provas de “conhecimento zero” possibilitam que uma das partes prove à outra que uma afirmação é verdadeira, mas sem precisar revelar outras informações além da validade da declaração em si.

Além disso, a Zcash usa um algoritmo de prova de trabalho chamado de Equihash, como uma forma de resolver a questão da centralização de mineração. 

Como funciona?

A Zcash funciona como uma criptomoeda, ou seja, uma moeda digital descentralizada. Um diferencial da Zcash é a questão da privacidade. Em resumo, a maior parte das criptos fornece aos usuários um endereço público, que funciona como um tipo de número da sua conta.

Desse modo, para enviar criptos para você, a outra pessoa precisa usar a sua chave pública, que é composta por caracteres alfanuméricos. Essa é uma forma de manter a privacidade, mas com o passar do tempo e a ocorrência de várias transações, essa chave pública pode ser rastreada até essas transações.

Sendo assim, o uso da chave pública é uma brecha na privacidade dos usuários, já que pode ser rastreada. Para superar essa questão, a Zcash funciona por meio da Prova de Conhecimento Zero. Esse método permite que o remetente e o destinatário façam transações sem revelar os endereços ou as chaves da blockchain.

Portanto, essas transações se tornam não rastreáveis na blockchain, ocultando todos os endereços de pagamento e o valor da transação. As chaves de pagamento registradas na blockchain não são endereços reais, logo, é impossível rastrear as transações e os indivíduos associados a essas transações.

Como ganhar/comprar a criptomoeda Zcash?

Uma das formas de conseguir a criptomoeda Zcash é por meio da mineração. Em resumo, a mineração é um processo onde você usa o seu poder computacional para resolver problemas, que irão validar transações a serem adicionadas na blockchain.

Como recompensa pela validação dessas transações por meio da mineração, você recebe criptos. Outra opção é comprar Zcash em exchanges de criptomoedas. As exchanges funcionam como corretoras de criptomoedas, que oferecem várias opções de criptos.

Sendo assim, para comprar, você precisa verificar quais corretoras oferecem a negociação da Zcash. Depois disso, analise a segurança da corretora, abra a sua conta, faça uma transferência e compre as criptos.

Como usar?

A Zcash foi criada para ser usada como uma moeda. Ou seja, você pode usá-la em várias transações como um tipo de dinheiro. Só é preciso analisar em quais transações ela é aceita.

No site da Comunidade ZCash está disponível uma lista com centenas de comerciantes que aceitam essa moeda digital como forma de pagamento. Dentre os comerciantes listados estão varejistas, vestuário, produtos, serviços de Internet e etc.

Quais são os riscos da criptomoeda Zcash?

A tecnologia da criptomoeda Zcash é bem segura. Isso porque, ela é uma cripto descentralizada, logo, não existe um banco de dados central que possa ser invadido.

No entanto, existem alguns riscos na negociação de criptomoedas, um dos principais é a volatilidade. As criptos no geral tendem a passar por constantes altos e baixos, o que pode te fazer perder dinheiro. É por isso que investir em criptomoedas não é uma boa para todos os perfis de investidores.

Vale a pena?

Depende. As expectativas em relação ao futuro da Zcash são positivas, sendo que ela teve um grande crescimento nos últimos anos. Além disso, ela é uma cripto que se diferencia por oferecer um sistema que é realmente anônimo, já que as transações não podem ser rastreadas.

No entanto, é preciso considerar que a Zcash é uma cripto que passa por constantes oscilações de preço. Além disso, as expectativas em relação a ela podem não se realizar.

No fim das contas, você deve fazer uma boa análise do projeto da moeda e decidir entre investir nela ou não. Não se esqueça de levar em conta também o seu perfil de investidor e priorizar a diversificação da sua carteira para reduzir os riscos.

Fontes: Infomoney, Guia do Bitcoin, Akeloo e Renoinvest.