Carteira de criptomoedas: o que é e como funciona?

16 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 4 min, 58 seg


Com o mercado hiper-aquecido de criptomoedas, é preciso tomar algumas precauções. Neste texto, você saberá como proteger suas criptomoedas.

O armazenamento de criptomoedas funciona como o dinheiro ou cartão. Para não perder seus investimentos para hackers, é preciso armazená-los em segurança.

As carteiras de criptomoedas são conhecidas como wallets. Nelas, você pode armazenar as chaves para pagar e receber criptos. Além de dar acesso ao seu saldo. No entanto, existem dois tipos de chaves: públicas e privadas.

As chaves públicas são endereços para você enviar e receber. Por outro lado, as chaves privadas são semelhantes à uma senha que só você utiliza.

Como funcionam as carteiras de criptomoedas?

Carteira de criptomoedas, o que são: funcionamento, opções e tipos

Agora vamos definir a carteira criptomoedas e sua função. Elas funcionam como uma ferramenta de acesso. Basicamente, é um software para você guardar e receber criptomoedas.

Neste sentido, com elas, as suas operações ficam registradas no blockhain. Assim você pode contabilizar todas suas transações. Além disso, dar acesso aos seus ativos. Sendo assim, as carteiras de criptomoedas funcionam como controle de seus investimentos.

Aqui pode surgir uma dúvida: o que é blockhain?

Basicamente, o blockhain é um sistema  que permite rastrear o envio e o recebimento de informação pela internet. Este registro é inviolável, o que garante a segurança de todas as suas operações.

Detalhe sobre as chaves

Carteira de criptomoedas, o que são: funcionamento, opções e tipos

Para saber como são as chaves da carteira de criptomoedas, podemos compará-las com o banco. Já sabemos que existe a chave pública e a chave privada.

Portanto, a chave pública é como se fosse a sua conta e agência, ambas possuem um código público. A chave privada é como a senha de sua conta. A diferença na carteira de criptomoedas está no tamanho da senha.

Basicamente, a chave privada é composta de 64 caracteres e números que garantem o seu segredo. Portanto, todo cuidado é pouco com esta chave privada. Pois, do contrário, um mau agente terá acesso a seus fundos de criptos.

Portanto, não revele sua chave e faça backup, para não perder seu acesso aos seus Bitcoins.

Opções de armazenamento de Bitcoin

Antes de ver as opções de armazenamento, que tal uma pequena história?

A primeira criptomoeda  foi a Bitcoin, que surgiu em 2009. Contudo, hoje existem mais tipos de moedas. Assim, as mais conhecidas são a própria Bitcoin, a Litecoin e a Ethereum.

Nesse sentido, toda esta movimentação financeira virtual atraiu hackers criminosos. Portanto, você precisa manter suas criptomoedas seguras.

Algumas opções de segurança e suas características

Primeiramente,  você pode optar por duas opções de armazenamento: as custodiais e as não-custodiais. As carteiras custodiais, funcionam como um banco, onde você terá a sua senha pessoal privada. Contudo, a corretora ficará encarregada do armazenamento e segurança de suas criptos.

Por outro lado, nas carteiras não-custodiais, você é o seu próprio banco. Assim, você controla as suas criptomoedas sem intermediários. No entanto, é preciso ter responsabilidade e cuidados na prevenção contra hackers.

Vale lembrar que na escolha da carteira contam os seus objetivos. Assim, cada carteira se adequa ao estilo do investidor.

Tipos de carteiras de criptomoedas – quentes (hot wallets)

São aquelas carteiras online, possibilitando mais praticidade de acesso. Contudo, são menos seguras por causa do ataque de hackers.

Carteiras de criptomoedas para desktop:

  • Bitcoin core:  carteira oficial do sistema Bitcoin. Apesar disso, é um pouco lenta na operacionalidade. Atualmente, para melhorar a sua velocidade, foi inventado o SPV (verificação simples de pagamento).
  • Atomic Wallet: Tem capacidade de fornecer suporte para mais de 300 moedas e tokens. Possui uma única interface para gerenciar portfólio. Além disso, permite conversão de diferentes moedas. Contudo, tem cobrança de taxas pela verificação de transações.
  • Eléctron wallet: Só fornece suporte ao Bitcoin. Tem funções de identificar endereço e personalizar taxas para cada transação. Além disso, fornece criptografia.

Carteira de criptomoedas para dispositivos móveis

Carteira de criptomoedas, o que são: funcionamento, opções e tipos

  • Coinbase: Oferece suporte para moedas fiduciárias e diversas moedas colecionáveis digitas. Possui taxa zero para transferências entre duas carteiras Coinbase. Além disso, fornece a autenticação de dois fatores otimizando a segurança.
  • Blockhain.com: por fornecer suporte a várias criptomoedas, esta carteira é a mais popular. As suas principais vantagens são os recursos de segurança e a sua interface é prática e fácil.
  • Samourai: disponível apenas em Android, fornece suporte só para a Bitcoin. Além disso, possui grandes recursos de privacidade.

Carteiras de criptomoedas – frias (Cold wallets)

Carteira de criptomoedas, o que são: funcionamento, opções e tipos

Basicamente, são carteiras off-line e são mais seguras diante do ataque de hackers.

Seus dados são armazenados em um hardware que custa entre US$ 50 e US$ 300.

  • Ledger: Possui dois tipos a ledger nano S mais acessível para incitantes e a ledger nano X com conexão bluetooth.
  • Trezor: esta carteira se apresenta em dois tipos – a Trezor One com conexão USB – e a Trezor model T. Esta possui uma tela touchscreen e entrada para micro Sd. Além disso, possui um processador mais rápido que a Trezor One.

Vale lembrar, que no caso de perder o dispositivo, você poderá recuperar a sua criptomoedas.  A recuperação é feita  por meio de sua seed, as palavras-chave de segurança

Carteira de criptomoedas de papel

Carteira de criptomoedas, o que são: funcionamento, opções e tipos

Basicamente, funcionam com 2 códigos QR. Um código é para recebimento de fundos (chave pública). O outro é para você ter acesso (chave privada). Contudo, você precisa ter um endereço de Bitcoin e uma chave privada. Não são muito recomendadas porque o papel deteriora.

Em síntese, neste texto você viu o quanto é necessário possuir uma carteira de criptomoedas. No entanto, para saber mais sobre criptomoedas, leia também: Carteira para Bitcoin; tipos e melhores alternativas