22 de dezembro de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
O Ibovespa vem subindo forte nas últimas semanas, o que tem feito muitos investidores se questionarem se a Bolsa de Valores está cara e onde investir agora. Por isso, eu decidi mostrar onde você deve investir no atual cenário, em que as ações podem estar caras demais.
Então, se está na dúvida do que fazer diante da alta do Ibovespa, este artigo é para você. Vamos entender o que está acontecendo com a Bolsa de Valores e saber como diversificar seus investimentos para não pagar muito caro nas suas ações.
Ciclo de alta da Bolsa
Estamos entrando num novo ciclo de alta da Bolsa de Valores. Desde janeiro, o Ibovespa se valorizou muito. E, somente nos três últimos meses, a alta passou dos 20%. Neste período, o índice saiu dos 97 mil para os atuais 117 mil pontos.
Essa alta da Bolsa é boa para os investidores, mas existe um perigo que nem todo mundo enxerga: a euforia do mercado. Afinal, é nos momentos de maiores altas que as ações ficam mais caras, muitas delas acima de um valor que pode ser considerado justo. Então, o risco é o de acabar comprando ações na alta para, fatalmente, vender na baixa.
A Bolsa está cara?
Diante desse cenário de valorização das ações brasileiras, fica sempre aquela dúvida do que fazer. Mas, aqui, a regrinha de ouro é a mesma de sempre: compre baseado nos fundamentos das empresas, e não na cotação das ações.
A verdade é que, mesmo nesse novo ciclo de alta, algumas empresas continuam “baratas” na Bolsa. O principal indicador de preço, o P/L (relação entre o preço e o lucro das empresas) continua em patamares bem baixos considerando seu histórico no Brasil.
Hoje, o P/L médio da nossa Bolsa de Valores está em 5,6. Isso quer dizer que, em tese, o retorno sobre o valor que você investe nas empresas da Bolsa retorna para você em 5,6 anos, na forma de lucros. Em outros tempos, este indicador já esteve acima de 24.
Onde investir com a Bolsa em alta?
No fim das contas, estamos vendo a Bolsa de Valores subir, mas ainda com ótimas oportunidades para os investidores de longo prazo. Então, sim, ainda é um bom momento para comprar ações da Bolsa, sem correr o risco de pagar caro demais.
O melhor a fazer, contudo (e que vale para qualquer cenário), é manter uma boa diversificação da sua carteira de investimentos. Na nossa escola (AUVP) temos uma ferramenta que te mostra, exatamente, onde investir com base em critérios lógicos e na capacidade das empresas de enfrentar problemas e crises.
No vídeo abaixo, eu explico como isso funciona, em detalhes, e te dou mais dicas valiosas sobre o que fazer diante do ciclo de alta da Bolsa de Valores.
E você, acha que já estamos num novo rali da Bolsa? Já sabe como diversificar sua carteira com ativos de renda fixa e renda variável? Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha).
Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.
E não deixe de conferir, também: Máxima histórica do Ibovespa – Vale a pena investir em ações?