Bitcoin na máxima histórica: chegou a hora de comprar?

15 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 59 seg


No momento em que este texto está sendo escrito, o Bitcoin está em R$ 325,476,89. Com o Bitcoin perto da sua máxima histórica, muitas pessoas estão em dúvida se este é um bom momento para comprar criptomoedas.

O problema com a dúvida dessas pessoas, é que elas querem cobrar o Bitcoin na máxima histórica para participar da alta. Entretanto, essa pode não ser a melhor estratégia, já que a tendência é que o preço se reduza posteriormente.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre o Bitcoin na máxima histórica e se este é um bom momento para comprar criptos, este texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

Chegou o momento de comprar Bitcoins?

Para verificar se este é um bom momento para comprar Bitcoins, é preciso levar em consideração a janela histórica. A intenção não é fazer uma análise gráfica das criptos. Na verdade, o intuito é apenas visualizar o que aconteceu no passado.

Sendo assim, se analisarmos no longo prazo, vamos notar que o Bitcoin está a 15,18% da máxima histórica do preço em reais. Sempre que o Bitcoin apresenta uma tendência de grande alta, os investidores começam a se perguntar se esta é a hora de investir.

O problema com este tipo de questionamento é a lógica por trás dele. Isso porque, quando o Bitcoin está em alta, as pessoas começam a se questionar se este é o momento de comprar. Por outro lado, quando o Bitcoin está caindo, as pessoas querem vender.

Ou seja, muitos investidores se deixam levar pelo movimento do mercado e compram na alta e vendem na baixa. Contudo, o mais acertado seria fazer justamente o contrário: comprar na baixa e vender na alta, ou manter no longo prazo.

Bitcoin na máxima histórica: chegou a hora de comprar?

Por exemplo, no dia 22 de setembro, Raul Sena, o Investidor Sardinha, fez um stories no Instagram. Em resumo, o Raul fez este stories, pois muitas pessoas estavam falando que com a queda do Bitcoin, talvez este não fosse um bom momento para comprar, mas sim para vender os Bitcoins.

No stories Raul Sena perguntou para os seus seguidores se eles preferem comprar o Bitcoin quando ele está com uma queda de mais de 19%, ou comprar depois por um preço mais caro? Apesar de ter explicado sobre a lógica de comprar barato e vender caro, com a alta do preço do Bitcoin, os seus seguidores ficaram novamente em alvoroço.

Qual a hora certa de comprar Bitcoins?

O mais interessante ao comprar Bitcoins é aproveitar dos momentos de baixa, assim você consegue comprar mais por menos e fica com um preço médio baixo. Além disso, a estratégia de investir com foco no longo prazo costuma trazer resultados mais satisfatórios do que focar no curto prazo.

Para que você entenda melhor a lógica de comprar na baixa, vamos usar uma analogia. Suponhamos que você chegue na porta do principal shopping da sua cidade e se depara com uma faixa onde está escrito “tudo hoje pelo dobro do preço” ou então “tudo 40% mais caro hoje”.

Ao se deparar com este aviso, você iria pensar que aquele é um bom dia para fazer suas compras ou você deixaria para comprar outro dia? A mesma lógica se aplica ao Bitcoin. Desse modo, se você escolher entrar no shopping e fazer suas compras por preços mais altos, então talvez faça sentido comprar Bitcoin perto da sua máxima histórica.

No entanto, se você prefere aproveitar para comprar itens com desconto, então talvez faça mais sentido esperar pela queda dos preços. Sendo que com essa atitude o seu dinheiro rende muito mais, já que você consegue comprar mais por menos.

Quando o preço de um ativo qualquer está subindo, as pessoas acreditam que o preço vai continuar subindo de maneira ilimitada. Porém, se analisarmos historicamente, vamos notar que sempre que o Bitcoin passa por uma grande alta de preço, depois ele passa por uma baixa.

Ou seja, o Bitcoin não é uma moeda digital de cotação estável, ele não vai subir para sempre. Na verdade, o Bitcoin é um tipo de ativo que sobe caindo. Isso significa que ele passa por altas e baixas, mas no longo prazo ele tende a apresentar valorização.

Bitcoin na máxima histórica – vale a pena comprar?

De maneira geral, quando o Bitcoin está na máxima histórica, não faz sentido investir nele. Acontece que, por mais que o preço do Bitcoin suba, em algum momento ele vai passar por uma correção. Sendo assim, se você comprar Bitcoin na máxima histórica, você pode ter prejuízos quando ele passar por uma queda.

No longo prazo, a janela de crescimento previsível para o Bitcoin é muito maior do que a atual. Isso porque, serão apenas 21 milhões de Bitcoins disponíveis para todo o mundo. Isso significa que depois que todos os Bitcoins forem minerados, não haverão Bitcoins suficientes para todas as pessoas que quiserem.

Nesse sentido, ele se torna escasso e o valor sobe. Sendo que a tendência é que cada dia mais as pessoas percebam as vantagens de se investir em Bitcoins. Afinal de contas, ele é uma criptomoeda descentralizada que não pode ser controlada pelo governo e que protege contra a inflação.

Agora que você sabe o porque não investir em Bitcoin na máxima histórica, assista ao vídeo do Investidor Sardinha e descubra qual a opinião dele sobre isso:

Agora que você sabe que comprar Bitcoin na máxima histórica não é um boa, aproveite para descobrir Como guardar dinheiro sendo casado? Dicas para que o casal invista

Fontes: Roteiro de Raul Sena