8 de fevereiro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Os fundos imobiliários (FIIs) são um destino certo para os investidores que buscam a segurança da renda mensal vinda dos dividendos. Mas este tipo de ativo costuma oscilar muito em termos de rentabilidade e previsibilidade. Por isso, vamos conhecer 10 fundos imobiliários que pagam mais de 1% ao mês.
O que são fundos imobiliários?
Os fundos imobiliários, ou FIIs, são um tipo de investimento de renda variável. Assim, este tipo de ativo é negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação.
A diferença é que os FIIs são focados exclusivamente no setor imobiliário. Ou seja, quando você investe neste tipo de ativo, passa a ser dono de uma cota de um ou vários imóveis comerciais, galpões logísticos, shopping centers ou hospitais, por exemplo.
Logo, você passa a ter o direito de receber uma parte do aluguel destes imóveis. Este valor é pago como dividendos mensalmente e com a vantagem da isenção do Imposto de Renda.
Por fim, existem os chamados fundos imobiliários de papel. São FIIs que investem em títulos de renda fixa, como CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e repartem os ganhos com os investidores.
10 FIIs que pagam mais de 1% ao mês
Agora que você já sabe o que é e como funcionam os fundos imobiliários, vamos conhecer 10 FIIs que pagam mais de 1% ao mês de rentabilidade (dividend yield).
Na nossa lista, também vamos comparar a taxa de administração e a taxa de performance, bem como o gráfico do rendimento, por cota, de cada fundo.
O primeiro fundo da nossa lista é o HTMX11, que entregou uma rentabilidade de 21,93% nos últimos 12 meses.
Na sequência, temos os FIIs CACR11 (16,50%), VGIR11 (15,07%), HABT11 (14,93%), RZAT11 (14,85%) fechando o top 5.
Por fim, os fundos RBRX11 (14,83%), SPXS11 (14,75%), RBRY11 (14,62%), RZAK11 (14,60%) e URPR11 (14,56%) complementam nossa lista.
Dividend yield: não se iluda com os números
Apesar de todos os fundos imobiliários da nossa lista estarem pagando mais de 1% ao mês, existe um importante contraponto aqui. Na verdade, este percentual pode acabar te induzindo ao erro.
Acontece que, em muitos casos, os FIIs não conseguem manter uma rentabilidade estável e previsível. E, para quem vive de renda, isso é um problema.
No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu explico, detalhadamente, os 10 fundos imobiliários da nossa lista. Também detalho o histórico de pagamentos de cada FII, para você descobrir se eles conseguem, consistentemente, entregar a rentabilidade acima de 1% ao mês.
Lembrando que este artigo não é uma recomendação de investimento!
E você, tem algum destes fundos imobiliários? Gostou de conhecer um pouco mais sobre os FIIs?
Comente no vídeo do canal e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Assim, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.
E não deixe de conferir, também: 10 ações que vão pagar mais dividendos em 2024