Entenda o que é inflação e aprenda como se proteger

Muitas pessoas não sabem ao certo o que é inflação e como ela impacta nossas vidas. Hoje, vamos explicar o que é e como se proteger dela!

23 de dezembro de 2024 - por Letícia Rocha


A inflação é inevitável e afeta a vida de todos. Ouvimos sempre falar na TV, mas nem todo mundo compreende bem do que se trata esse fenômeno e muito menos como se proteger dele. Então, hoje vamos nos aprofundar no assunto e explicaremos como você pode se proteger da inflação.

O que é inflação?

A inflação é o aumento generalizado e persistente dos preços de bens e serviços ao longo do tempo. A grande questão é que ela influencia diretamente em nosso poder de compra. Quanto mais alta estiver, mais dinheiro será preciso para comprar as mesmas coisas de antes.

Como funciona a inflação?

O aumento ou a queda da inflação ocorre de acordo com a oferta e demanda de produtos.Quando muitas pessoas querem comprar um determinado produto, mas as empresas não conseguem produzir e atender a demanda, os preços aumentam. E isso é aplicável a literalmente tudo!

O preço dos alimentos, combustíveis, serviços de saúde e outros produtos tendem a subir quando a inflação é alta. Além de afetar a vida de todos, ela também pode afetar na rentabilidade dos investimentos. Por isso, é muito importante entender como se proteger dessa alta dos preços para preservar seu poder de compra e também a rentabilidade dos seus investimentos.

Como se proteger da inflação?

Agora que você já entendeu o que é a inflação e como ela funciona, é hora de entender como proteger seus investimentos dela. Felizmente, existem várias estratégias que você pode utilizar para fazer isso. Confira!

Investir em ativos atrelados à inflação

Uma das formas mais eficazes de se proteger da inflação é investir em ativos que são diretamente indexados a ela. Um exemplo prático de ativo é o Tesouro IPCA+, que é um título público cujo rendimento é composto por uma taxa fixa, mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que é a principal medida da inflação. Isso garante que seus ganhos tenham um retorno real acima da inflação.

Diversificar os investimentos

A diversificação é uma das melhores formas de proteger seus investimentos e também ajuda a minimizar os efeitos da inflação. Isso ocorre porque ao distribuir seus investimentos entre diferentes tipos de ativos, você reduz o impacto de uma eventual perda ou crise em um setor específico. Ou seja, se a inflação estiver alta e afetar os rendimentos de um segmento, é importante ter ativos de outro para manter a rentabilidade da sua carteira.

Investir em ações de empresas sólidas

Empresas sólidas e com bom histórico podem ser boas opções, mesmo em períodos de inflação em alta. Isso porque elas têm maior capacidade de repassar o aumento dos custos para os consumidores, protegendo suas margens de lucro.Por isso, empresas de setores perenes costumam se sair bem, mesmo em momentos de alta inflação.

Fundos imobiliários (FIIs)

Os fundos imobiliários são uma excelente alternativa para quem busca proteção contra a inflação, já que muitos desses fundos têm contratos de aluguel corrigidos pela inflação. Além disso, a valorização dos imóveis pode acompanhar o aumento dos preços ao longo do tempo.

Commodities e investimentos internacionais

Investir em commodities, como ouro e petróleo, também pode ser uma estratégia eficiente, já que esses ativos tendem a se valorizar em períodos inflacionários. Além disso, investir internacionalmente é uma excelente forma de fugir da inflação local.

Importância da análise

Investir sempre é uma decisão acertada e você deve manter seus aportes, mesmo em períodos de alta da inflação. E, como você viu, existem diversas estratégias que podem te ajudar a driblar os efeitos dela em seus rendimentos.

Além de seguir as dicas acima, é muito importante analisar muito bem todos os ativos, antes de investir, de fato. Por isso, faça uma análise criteriosa, busque os máximo de informações sobre a empresa, ativo ou fundo. Busque entender os indicadores atuais e claro, se o ativo faz sentido para sua estratégia e para sua carteira de investimentos.

Entender o que é inflação e como ela afeta seus investimentos é fundamental para garantir a preservação do seu poder de compra. Seguindo as dicas que compartilhamos, você irá minimizar os impactos da inflação e manter seus investimentos no caminho certo.

Fontes: Infomoney, Brasil Escola.

Infomemo: o que é, para que serve e como funciona?

Matriz BCG: o que é, para que serve e quais são as categorias?

Lucro cessante: o que é, como funciona e como calcular?

Lobby: o que é, como funciona o lobby e quais são os tipos?