A estratégia para lucrar na bolsa que não querem que você saiba

Existe uma estratégia muito certeira para lucrar na bolsa, no entanto, pouco se fala sobre ela. Quer entender o motivo disso? Vou explicar!

16 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Existe uma estratégia para lucrar na bolsa que é pouquíssimo divulgada. Sabe por quê? Porque ela não gera lucro para as corretoras. Então, se você já investe há algum tempo ou se está pensando em começar, esse conteúdo é pra você! É uma excelente estratégia, é a mais lucrativa pelos estudos já realizados, no entanto, é impopular. Quer entender mais sobre? Então, confira a seguir!

A Fidelity, uma corretora americana, realizou uma pesquisa entre 2003 e 2013 a empresa fez um estudo com seus investidores. O objetivo era entender qual grupo de investidores obteve a melhor performance e o que ele mostra, não é a melhor notícia para as plataformas de investimentos e corretoras. Isso porque, de acordo com essa pesquisa que foi realizada ao longo de 10 anos, eles perceberam que os investidores que melhor performaram foram os que já tinham “morrido”.

Literalmente e figurativamente. Os que tiveram melhor desempenho ou estavam há muito tempo inativos ou realmente haviam falecido. Os resultados foram positivos, porque eles compraram e mantiveram suas posições.

Comparando os cenários

Quando encontrei esse estudo, decidi fazer algo similar, considerando meus clientes aqui da AUVP. No entanto, é importante salientar que somos uma empresa nova, temos dois anos de operação e apenas 20 mil clientes. Não é uma avaliação tão grande quanto a da Fidelity, mas ainda assim, tem dados válidos.

E então, eu dividi dois grupos para analisar. No primeiro, selecionei aleatoriamente 100 clientes que tinham feito movimentações de venda todos os meses (ao menos 1x ao mês) e no outro selecionei 100 clientes que não tinha vendido absolutamente nada ao longo desses dois anos, que é o tempo que a AUVP existe.

Advinhem qual foi o resultado ao comparar esses dois grupos? Muito similar ao que foi apresentado na pesquisa da Fidelity.

O primeiro grupo, com pessoas que fizeram ao menos uma venda no mês, 74 deles tiveram algum prejuízo e 34 tiveram prejuízos profundos.

o segundo grupo, com 100 pessoas que não fizeram vendas, somente 17 tiveram prejuízo. Ou seja, a diferença é gritante.

Por que tão impopular?

Mas afinal, se essa é a melhor estratégia para investir, porque ela não é tão difundida? Porque isso não dá lucro, não garante retorno para as corretoras. Esse segundo grupo de clientes da AUVP que não realizaram nenhuma venda, foi também o que menos em gerou receita. Porque o nosso rendimento vem dessa movimentação e da maior incidência das taxas.

Ou seja, os investidores que compram e mantêm sua posições, não geram retorno significativo para as corretoras.

Por que comprar e vendar não funciona tão bem?

Supondo o cenário volátil que enfrentamos, esses investidores que tentam comprar na baixa e vender na alta, nem sempre conseguem acertar. Porque, de fato, é um cenário muito incerto. Por conta disso, ocorrem muitos erros e esses investidores acabam frequentemente desposicionados. Ou, posicionados erroneamente, porque eles nunca sabem se estão no topo ou na base.

A chance de errar e se prejudicar é maior. Por isso, o outro grupo tem resultados mais positivos.

Se o investidor sai toda hora e entra de novo, ele pode acabar comprando mais caro e acaba ficando desposicionado de bons ativos que geram valor. Sem lucrar na bolsa!

No entanto, toda essa movimentação é estimulada pelas corretoras e pela própria B3. Afinal, é dessa movimentação que vem o lucro.

Não é só pegar e segurar qualquer coisa

Outro estudo, dessa vez realizado pela J.P. Morgan mostrou que 2/3 de todas as ações tiveram um desempenho pior que Russel 3000, um índice de mercado de ações ponderado nos EUA. Cerca da 40% das ações que eles analisaram tiveram um retorno absoluto negativo ao longo de 30 anos.

Ou seja, é muito importante escolher bem as ações. Não é só comprar e segurar por si só.

Então se você não quer estudar, não quer se dedicar a essa escolha das empresas, o ideal é que você procure índices como S&P 500 ou QQQ e mantenha ao longo do tempo. Se fizer isso, você vai ter um desempenho melhor que 90% do mercado.

Mas, se você tem paciência e tempo, se dedique, avalie bem as empresas e faça boas comprar.

Quer conferir mais detalhes sobre a pesquisa que fiz na AUVP? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a analisar as empresas e fazer apenas escolhas certeiras para lucrar na bolsa, conheça a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Agora que você já sabe como lucrar na bolsa, leia também: Ilusão da Bolsa de Valores: viver de dividendos é mentira?

Mudança de risco no Brasil: O que está acontecendo?

Como largar o seu emprego em 23 minutos – Transição de carreira

6 desperdícios de dinheiro que são BURRICE da CLASSE MÉDIA

Fundos Imobiliários: A crise chegou? Hora de vender?