3 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Esses dias alguém, me perguntou sobre a previdência social e se poderia realmente confiar nesse sistema. E infelizmente, a realidade é: a previdência pode nunca chegar para você. Na verdade, é muito provável que você não seja aposentado com esse sistema, ele terá que ser modificado diversas vezes. Prova disso é que hoje a expectativa de vida do brasileiro e a expectativa para se aposentar está quase na mesma idade.
O IPEA fez um alerta para os brasileiros. Nosso país, tem menos de 2 contribuintes para cada beneficiário. Esse número caiu muito de 2010 para cá. Em 2022, o número caiu para 1,97, e a projeção é que caia para 0,99 em 2051. Ou seja, teríamos 1 contribuinte para cada pessoa aposentada.
Como surgiu o INSS?
O sistema foi criado em 1923 e a ideia inicial era criar aposentadorias e pensões para os ferroviários. No entanto, ele foi evoluindo ao longo dos anos e incluindo cada vez mais pessoas. E como funcionou? O governo esperou que uma geração acumulasse o valor, para então passar o dinheiro para ela? Não. Eles aposentaram as pessoas já de imediato e colocou a população jovem para trabalhar e sustentar os mais idosos, como em um sistema de pirâmide.
Enquanto o Brasil teve uma explosão demográfica, funcionou. Mas, com a melhoria do sistema de saúde, o ganho de longevidade e o envelhecimento da população, o sistema foi piorando. Isso tem gerado um aumento exponencial no número de beneficiários da previdência o que resulta em um déficit cada vez maior.
Para tentar contornar a situação, o INSS já passou por diversas reformas. Eles alteraram não só a idade mínima, mas também de onde vem esses recursos.
Aposentadorias especiais
Além disso, outra grande problema é com relação a uma grande casta de privilegiados do sistema financeiro, que é aquela que recebe aposentadorias especiais. E essas aposentadorias são extremamente custosas ao sistema e ninguém tem coragem de mexer nisso, porque tem um apoio muito grande dos nossos deputados. Cada cargo político, você acumula uma aposentadoria diferente. Em uma pesquisa rápida no Portal das Transparência você consegue ver isso!
O INSS vai quebrar?
Independente do que o governo te prometa ou do que o político A ou B te disser, a grande realidade é que o sistema previdenciário brasileiro vai quebrar! Infelizmente, você não consegue deixar de pagar a previdência, o governo não permite, isso não é possível.
No entanto, se você é um trabalhador que faz a declaração completa de IR, você consegue pagar uma boa previdência privada e assim evita que seu dinheiro vá para o governo. E, além de tudo isso, você pode separar uma parte do seu dinheiro para a previdência privada, para sua aposentadoria.
Por isso, o ideal é que você separe no mínimo 8% do seu salário para investir com foco na sua previdência privada. Para te ajudar nos cálculos, você pode usar a calculadora de juros compostos. Além de considerar o valor que pretende investir, é importante que você coloque uma taxa de juros realista considerando a inflação e também por quantos anos você pretende investir. Assim, a calculadora vai trazer o resultado de quanto você irá receber ao fim desse período!
Leia também: Investir depois dos 40 ainda é possível?
Quer entender melhor como fazer esse cálculo? Então assista ao vídeo em que mostro detalhadamente como fazer!
E se você quer aprender a investir para não só se aposentar, mas viver de renda, precisa conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além disso, você vai utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.