Trump vai tributar o Brasil pesado: e agora?

Trump vai tributar o Brasil pesado: E agora?

26 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Recentemente o presidente Trump disse que irá anunciar tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio exportados pelo Brasil. Ou seja, problema pouco é bobagem. Ele acrescentou ainda que irá impor também tarifas recíprocas, principalmente para os países que “estão tirando vantagem dos EUA”. Lembrando que nós tributamos muito mais alto os EUA do que eles nos tributam. Mas afinal, isso afeta a bolsa? Sim, já vou explicar melhor quais empresas serão afetadas.

No entanto, isso que ele está fazendo afeta muito os Estados Unidos também, principalmente, as indústrias de lá. Quando o Trump faz isso, ele está encarecendo em 25% o custo de todas as indústrias que usam esse material e que vão precisar repassar esse preço para o consumidor. Mas, a questão é que hoje os EUA e a China já estão em uma competição. E atualmente, o melhor preço é oferecido pela China, com esse aumento o produto final americano vai ficar ainda mais caro.

Se para nós é ruim, para os EUA é péssimo! Com isso, ele vão nos empurrar para negociar ainda mais com a China e no longo prazo, eles com certeza vão colher os frutos disso.

Resposta do Brasil

E o presidente do Brasil, o Lula, respondeu essa fala do Trump de uma forma que não acho que é o melhor caminho. Em resposta, o governo disse que irá taxar big techs, caso Trump oficialize a tributação de 25%. No entanto, isso já estava em discussão há meses. No entanto, essa seria uma forma de responder à medida americana, caso ela se confirme.

Ou seja, na verdade o Brasil já faria isso de qualquer jeito. Então, na prática, não faremos nada. O que sinceramente, acredito que é a melhor estratégia. O Trump sempre faz isso e se tentarmos agressivar, seria muito estranho. Então, o que temos que fazer realmente é partir para o diálogo. E acredito, que o melhor gestor que afetaria a forma como Trump vem agindo, seria nos aproximarmos ainda mais da China.

Quais empresas serão afetadas?

Mas afinal, quais empresas serão afetadas por isso? Apesar de a Vale não exportar aço diretamente, ela exporta minério de ferro que é a base da produção, o que significa que ela será diretamente afetada. Pode ser que a empresa seja obrigada a repensar sua produção de minério, dependendo que acontecer.

Outra empresa que pode se complicar é a Companhia Siderúrgica Nacional que é uma das maiores exportadores de aço do Brasil para os EUA. A empresa vai precisar tomar ações rápidas para lidar com isso, pois eles estão literalmente no meio do problema.

Outra empresa que será afetada é a Usiminas que produz laminados de aço e tem parte expressiva da sua produção é exportada. O que pode colocar a empresa em uma situação ruim.

A Gerdau está em uma situação complicadíssima também, porque eles tem até fábrica lá nos EUA e ela exporta muito aço do Brasil direto para essa fábrica. Com essa tarifa, os custos vão aumentar e a margem vai ficar um pouco mais apertada. Agora, se pensarmos em uma tendência de beneficiar as indústrias que estão nos EUA, o jogo pode mudar e eles podem se beneficiar fortemente dessa situação.

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) já está em uma situação complicada, já está lidando com muitos problemas e essa tarifa pode fazer com que vender para os EUA se torne algo inviável.

O efeito na economia

A nossa balança comercial é positiva e isso ajuda o dólar a se manter em valores mais “tranquilos”. No entanto, com essa mudança e com menos dólar entrando no Brasil, o câmbio pode subir o que não é um cenário muito positivo para o Brasil. E na verdade, talvez esse seja o intuito de Trump.

Afinal, o câmbio está descontrolado e ao tomar essa atitude, é como se ele colocasse o Lula contra a parede. É claro que com isso ele também nos joga para mais próximo ainda da China. Não é uma estratégia inteligente desse ponto de vista, mas não podemos pensar que o Trump é bobo. Enfim, essa tarifa pode desencadear várias mudanças no nosso cenário econômico.

Enfim, se você quer entender melhor sobre essa situação e as consequências dela, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir, independente do cenário político, te convido a conhecer aAUVP, a nossa escola de investimentos, faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal@investidorsardinhae do perfil@oraulsenano Instagram.

Leia também: O que a volta de Trump significa para o seu bolso?

Trump vs Venezuela, banco brasileiro compra o Master e mercado explodindo

Ações baratas que podem valorizar 3x nos próximos anos

Taxação de dividendos: Agora o Brasil já era de vez?

Inflação sobe 1% em apenas um mês e agora?