18 de fevereiro de 2026 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
O governo decidiu criar um novo imposto sobre criptomoedas e se você investe nesse tipo de ativo, preste atenção nas possíveis mudanças que estão por vir!
Atualmente, a compra de criptomoedas não é tributada diretamente. A cobrança ocorre apenas quando há lucro na venda, caracterizando ganho de capital e desde que o valor ultrapasse determinados limites definidos pela legislação.
E por isso, de acordo com a explicação do governo, os bitcoins se tornaram uma forma de algumas pessoas não pagarem tributos, na conversão de dinheiro em remessas internacionais.
Uma das razões para o crescimento das criptomoedas no Brasil foi a possibilidade de converter reais em stablecoins, transferir valores ao exterior e até mesmo realizar pagamentos internacionais. Tudo isso com custos frequentemente menores que operações tradicionais sujeitas ao IOF.
Veja mais: Diferenças entre criptomoedas e tokens
Proposta do governo
A proposta em discussão prevê a incidência de IOF de 3,5% na compra de criptomoedas realizada por meio de instituições que operam no Brasil. Se implementada, a regra valeria para todas as instituições financeiras. Sejam corretoras, bancos que oferecem compras em cripto e até em plataformas internacionais que operando Brasil.
Na prática, a compra de criptomoedas passaria a ter custo semelhante ao envio de dinheiro ao exterior por meios tradicionais.
E na minha opinião, o governo tem faltado com noções básicas em algumas propostas de criação de imposto. Acho que antes de qualquer coisa, eles precisam entender o que é o Bitcoin.
O que é e como funciona o Bitcoin?
O bitcoin é uma moeda descentralizada que opera em todo o mundo. Então, se você cria um imposto regionalizado que incide sobre essa moeda, a única coisa que isso vai fazer vai ser afastar as empresas que operam dentro desse sistema do nosso país.
E para fugir disso, o governo vai forçar as pessoas a optarem pelo caminho da clandestinidade. Assim você tem menos registro, mais dificuldade para rastrear em um mercado novo que está crescendo e ainda não é competitivo aqui no Brasil.
Por isso, não faz nenhum sentido o governo fazer isso. Não faz sentido algum! Daqui a pouco vai ter video explicando como comprar bitcoins fora do sistema e é isso, ninguém vai querer fazer isso legalmente. É de uma ideia quase infantil.
Quer entender melhor essa nova proposta do governo e porque acho isso ridículo? Então, assista ao vídeo em que expliquei melhor sobre essa “novidade” do governo.
E se você quer aprender a investir, mas não sabe por onde começar, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia mais: A melhor explicação sobre bitcoin de todos os tempos