13 dicas de como proteger app de banco no celular

7 de dezembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 56 seg


Saber como proteger o seu app de banco no celular é cada dia mais necessário, porque, de modo geral, eles costumam ser bem acessíveis a qualquer pessoa que tenha o aparelho em mãos.

Para evitar cair em golpes e perder  dinheiro, confira abaixo o que você deve fazer.

13 dicas para proteger o app de banco no celular

A seguir vamos te passar dicas valiosíssimas para deixar o app de banco instalado no seu celular mais seguro. Confira elas:

1- Use uma senha de bloqueio no seu celular

Comprou um celular novo? Ótimo! Assim que você tirá-lo da caixa, já cadastre uma senha de bloqueio. Fazendo isso, a senha funcionará como uma camada a mais de proteção que irá dificultar o acessos aos seus apps e contas se você for roubado.

Vale destacar que a senha numérica- aquele conjunto de números- é melhor do que a biometria ou a identificação facial. Isso porque a biometria e a identificação facial podem ter vulnerabilidades.

Prefira usar a biometria como uma camada extra de proteção, mas não como a principal. Ficou claro?

 2- Criação de senhas

Você é aquele tipo de pessoa que usa a mesma senha para os mais variados e-mails e aplicativos? Alerta de atenção! Concordamos que usar uma única senha para diferentes bancos pode ser, sim, mais fácil de lembrar, mas essa prática é perigosa. Por isso, sugerimos que você use uma senha diferente para cada app de banco, de modo que você terá mais segurança.

Além disso, não se esqueça de escolher senhas fortes. O próprio app te dirá se a senha escolhida é ou não. Por fim, não anote a sua senha em um local que possa ser acessado pelo celular.

3- Tempo de bloqueio automático

A terceira dica é ativar o tempo de bloqueio automático para dificultar o acesso de outras pessoas no seu celular. O ideal é que você ative o bloqueio mais rápido dentre as opções disponíveis. Tomando essa precaução, você reduzirá as chances de alguém conseguir acessar o seus apps enquanto o celular está desbloqueado.

4- Código PIN para chip

Se você criar um código de acesso PIN para o chip do seu celular, a senha será solicitada sempre que o aparelho for reiniciado. Existem muitos bancos, hoje em dia, que fazem a recuperação de senha justamente por meio de SMS ou ligações.

Dessa forma, ao colocar um código PIN, você protege os seus dados caso alguém tente acessar por meio da função “Esqueci minha senha” para aplicar um golpe. Essa dica é boa, não é mesmo?

5- Não deixar seus dados de cartão salvos no celular

Sabemos que é bem mais prático e confortável já ter todos os nossos dados bancários salvos no celular, porém é importante rever essa prática.  Além disso, não deixe dados de cartão de crédito em outros aplicativos salvos e visíveis no no seu aparelho, porque isso pode facilitar o acesso aos seus dados, o que pode ser bem perigoso.

6- Esconder apps importantes

Esconda os aplicativos importantes que você tem no celular. Você pode fazer isso de diferentes formas. Por exemplo, no iPhone você pode mover os apps para a biblioteca, dificultando o acesso a eles. Já em smartphones Samsung, você pode criar uma pasta segura e guardar diferentes tipos de arquivos, inclusive aplicativos.

7- Cadastrar um e-mail separado para recuperação de conta

Ao cadastrar um e-mail para recuperação de conta, lembre-se de não usar o endereço de e-mail que esteja ligado ao seu celular, porque se o seu celular for roubado, o criminoso pode conseguir acessar este e-mail.

Portanto, prefira usar como e-mail de recuperação uma conta que não esteja conectada ao seu celular. Se preciso, crie um novo e-mail apenas para isso. Entendeu?

8- Saiba seu número IMEI

De forma resumida, o IMEI é o número de identificação do seu smartphone, que fica em um adesivo que fica por trás da bateria. Basicamente, ele funciona como uma carteira de identidade do celular.

Você deve apresentar esse número em boletins de ocorrência e pode ainda usá-lo para bloquear o smartphone remotamente, através da operadora.

9- Temporizador de aplicativos

Você já ouviu falar de temporizador? Essa é uma configuração capaz de encerrar os apps após o limite de tempo que você determinou o dia. Em alguns modelos, é possível até definir uma senha para liberar o acesso.

Dá também para acionar o temporizador através das configurações do celular ou no app do banco que deseja limitar o tempo de acesso.

10- Fixação de tela

A décima dica que temos para você é ativar a fixação de tela para inibir o acesso ao seu app de banco.

Com essa configuração acionada, somente um app ficará habilitado e aberto na tela do seu celular, ao passo que todas as outras funções e aplicativos do aparelho ficarão bloqueados.

11- Atualize sempre o sistema operacional

É muito importante que você mantenha o sistema operacional do seu celular sempre atualizado, assim ele estará mais protegido.

Atualizar o sistema operacional do seu aparelho é indispensável para diversas funcionalidades como: desfrutar de novos aplicativos ou corrigir falhas de segurança do software e usufruir dos recursos da nova versão.

Por fim, manter o aparelho atualizado pode te poupar de uma baita dor de cabeça, além de garantir todas as melhorias do Android ou iOS.

12- Use apps de banco em redes seguras (Wi-Fi)

Você já se conectou usando alguma rede de Wi-Fi pública, por exemplo, no transporte público ou no shopping? Então, para proteger o app de banco no seu celular, é aconselhado que você evite esse tipo redes públicas de internet. 

Essas redes possuem um sistema de segurança muito fraco, e permitem que golpistas acessem e roubem os seus dados, inclusive os bancários.

13- Tenha antivírus e VPN

A última dica que temos para você é fundamental para a sua segurança. Ter um antivírus no celular instalado no seu celular pode te livrar de um problemão, visto que ele te avisará quando o seu aparelho estiver exposto a riscos.

É recomendável também o uso da VPN, conhecido, em português, como rede privada virtual também. Sua função é dificultar a interceptação dos seus dados quando o seu celular estiver conectado em uma de Wi-Fi pública.

E aí, gostou dessas dicas? Agora, é só colocá-las em prática e proteger a sua conta. Mas antes disso, que tal ler esta outra matéria bem importante que te ensinará o que fazer se seu cartão for clonado?! Boa leitura!

Fontes: Tech tudo, Seu crédito digital, Selectra, TechTudo, Organizze, Showmetech e Kaspersky.