Banco Mundial: descubra o que é e quais são suas funções


Você conhece o Banco Mundial? É uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais.

Nesta matéria, você vai conhecer mais um pouco sobre o Banco Mundial e como funciona essa importante instituição internacional. Leia!

O que é o Banco Mundial?

É uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. Foi criada em 1944 com o propósito inicial de auxiliar na reconstrução e desenvolvimento econômico dos países após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a atuação do Banco Mundial é voltada para a assistência técnica e financeira das nações que integram o seu quadro de membros, especialmente os países emergentes.

O Banco Mundial é composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID).

Além destas duas, o Grupo Banco Mundial é formado por um total de três organizações: Corporação Financeira Internacional, Agência Multilateral de Garantia de Investimento e Centro Internacional para a Resolução de Conflitos sobre Investimentos.

A missão do banco é alcançar o duplo objetivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada. O propósito inicial era auxiliar as economias devastadas pela guerra a se reconstruírem.

Hoje, ambiciona o financiamento de projetos e a assistência técnica em políticas para o desenvolvimento dos países emergentes.

Como é a história do Banco Mundial?

Do século XIX ate a Primeira Guerra Mundial, funcionou o chamado padrão ouro. No final da Segunda Guerra Mundial, surgia uma nova realidade internacional. O Banco Mundial foi criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, com o propósito inicial de auxiliar na reconstrução e desenvolvimento econômico dos países após o conflito. O banco tinha como objetivo ajudar as economias devastadas pela guerra a se reconstruírem. 

A sede está localizada em Washington D.C., nos Estados Unidos, e atualmente possui 189 membros. O Banco Mundial é composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID).

Além destas duas, o Grupo Banco Mundial é formado por um total de três organizações: Corporação Financeira Internacional, Agência Multilateral de Garantia de Investimento e Centro Internacional para a Resolução de Conflitos sobre Investimentos.

Com o passar do tempo, a missão do Banco Mundial evoluiu para o financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e de auxílio financeiro. Hoje, a atuação do Banco Mundial é voltada para a assistência técnica e financeira das nações que integram o seu quadro de membros, em especial os países emergentes.

A missão do banco é alcançar o duplo objetivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada.

Quais são os objetivos e funções do Banco Mundial?

O organismo tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento econômico e social dos países membros, com prioridade para os países em desenvolvimento. Aqui estão alguns dos seus principais objetivos e funções:

  • Estimular o crescimento econômico: O Banco Mundial busca estimular o crescimento econômico dos países membros, principalmente através do incentivo ao desenvolvimento agrícola e industrial.
  • Erradicar a pobreza extrema: Um dos principais objetivos do Banco Mundial é erradicar a pobreza extrema no planeta.
  • Promover a prosperidade compartilhada: O banco busca promover a prosperidade compartilhada, aumentando a renda dos 40% mais pobres da população em cada país.
  • Auxiliar no desenvolvimento de programas ambientais, educacionais e sociais: A instituição colabora financeiramente para o desenvolvimento de programas ambientais, educacionais e sociais.
  • Oferecer assistência técnica e financeira: Ele é responsável pela oferta de empréstimos a países pobres e emergentes com o propósito de acelerar o seu crescimento e desenvolvimento. É responsável ainda pelo auxílio técnico e em questões relacionadas a políticas econômicas.
  • Promover e complementar o investimento estrangeiro privado: O Banco Mundial também tem como objetivo promover e complementar o investimento estrangeiro privado.
  • Promover o crescimento do comércio internacional: Outra função importante do Banco Mundial é promover o crescimento do comércio internacional.

Como o Banco Mundial se estrutura?

O Banco Mundial é composto por cinco instituições que funcionam sob uma mesma estrutura:

1. Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)

Esta é a principal instituição do banco e foi criada para ajudar na reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. Hoje, o BIRD fornece empréstimos e assistência para projetos de desenvolvimento em países de renda média e países pobres com bom crédito.

2. Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID)

Esta instituição oferece empréstimos sem juros e doações a países de baixa renda. A IDA é financiada por contribuições dos países membros do Banco Mundial.

3. Corporação Financeira Internacional (IFC)

A IFC fornece investimentos, consultoria e gestão de ativos para estimular o crescimento do setor privado nos países em desenvolvimento.

4. Agência Multilateral de Garantia de Investimento (MIGA)

A MIGA fornece garantias contra perdas causadas por riscos não comerciais para investidores e credores de projetos em países em desenvolvimento.

5. Centro Internacional para a Resolução de Conflitos sobre Investimentos (ICSID)

O ICSID fornece instalações para a conciliação e arbitragem de disputas de investimento.

Quais são as diferenças entre o Banco Mundial e o FMI?

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial são duas organizações internacionais criadas para fornecer assistência financeira aos países, mas têm objetivos e funções distintas:

  • Fundo Monetário Internacional (FMI): O FMI tem como principal objetivo garantir a estabilidade monetária em todo o mundo. Os países membros trabalham juntos para promover a cooperação monetária global, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional e promover o emprego e o crescimento econômico.
  • O FMI mantém sua missão de três maneiras. Primeiro, ele acompanha a economia global e a de seus países membros. Em segundo lugar, oferece assistência prática aos membros, fornecendo formuladores de políticas para ajudar a planejar políticas fiscais. Finalmente, o FMI empresta dinheiro a países com dificuldades de balanço de pagamentos.
  • Banco Mundial: A principal meta do Banco Mundial é reduzir a pobreza oferecendo assistência aos países de renda média e baixa.
  • A instituição cumpre seus objetivos por meio de apoio técnico e financeiro que permite aos países implementar projetos específicos, como construir centros de saúde ou disponibilizar água potável.

Portanto, a principal diferença entre o FMI e o Banco Mundial reside em seus respectivos objetivos e funções. O FMI supervisiona a estabilidade do sistema monetário mundial, enquanto a meta do Banco Mundial é reduzir a pobreza oferecendo assistência aos países de renda média e baixa.

Se quiser saber mais sobre economia internacional, leia: Recessão global – como se preparar para a crise

Conte-nos a sua opinião...