Bancos digitais: como funcionam e como escolher o melhor?

28 de agosto de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 16 seg


Os bancos digitais são caracterizados por realizar o atendimento, desde a abertura da conta até o pagamento da fatura do cartão de crédito, de forma 100% online. Além disso, os bancos virtuais possuem menos burocracia e serviços fáceis de aderir.

Além disso, os bancos digitais possuem o grande atrativo de não ter tarifas, ou reduzi-las de forma consideravel. Enquanto os bancos tradicionais cobram tarifas em quase todas as operações e serviços. 

Quer saber mais sobre bancos digitais? Então, continue a leitura.

O que são bancos digitais

Também chamados de bancos virtuais, os bancos digitais são instituições financeiras que não disponibilizam atendimento presencial. Ou seja, todos os procedimentos, desde a abertura de contas até a sua utilização, são feitos online, sem a de necessidade de ir até uma agência. 

Além de diminuir a burocracia, essas instituições virtuais também pretendem resolver problemas, como a falta de transparência e os valores elevados das tarifas cobradas pelos produtos e serviços. Portanto, as características principais dos bancos virtuais são a falta de burocracia e a agilidade no atendimento. 

É importante notar que um banco que oferece serviços digitais, mas ainda mantêm uma agência física com disponibilidade de atendimento presencial, é um banco digitalizado, não um banco digital. Isso porque a principal característica dos bancos digitais é a não possibilidade de atendimento presencial. 

Da mesma forma que os bancos físicos, os bancos virtuais são regulados pelo Banco Central e possuem licença para realizar serviços diversos como investimentos, transferências, assim como os bancos tradicionais. Eles contam, ainda, com sistema de segurança com identificação dos usuários e senhas. 

Na hora de escolher entre os bancos digitais é importante analisar quais se encaixam em seus objetivos. Isso porque os serviços e tarifas variam entre instituições.

Se, por exemplo, você precisar fazer muitas transferências por mês, o indicado é procurar um banco online que ofereça esse serviço de forma gratuita e ilimitada. Dessa forma, a escolha do melhor banco vai depender dos objetivos individuais. 

Como eles funcionam?

Os bancos digitais funcionam com todas as operações feitas online, desde a criação da conta e transações financeiras, até o envio de documentos, a resolução de problemas ou contratação de novos serviços.

Eles oferecem muitas facilidades, como permitir aos consumidores a possibilidade de resolver questões bancárias sem sair de casa. Por meio da internet e diferentes tecnologias, essas instituições estão revolucionando o mercado financeiro.

Os serviços oferecidos pelos bancos digitais costumam variar de acordo com a instituição financeira. Porém, não costumam ser muito diferentes daqueles disponibilizados pelos bancos convencionais, como pagamentos de boletos, transferências TED e DOC, cartão de crédito e débito, débito automático, PIX, saques, empréstimos, financiamentos, investimentos etc.

A principal diferença entre os bancos digitais e os tradicionais está na comodidade em fazer tudo online por meio do banco digital. Isso inclui a abertura da conta e o controle dos serviços disponíveis no aplicativo. Além disso, o atendimento também é todo informatizado. De modo que o cliente não precisa enfrentar filas em agências físicas.

Como escolher o melhor banco digital?

Escolher o melhor banco digital depende de suas necessidades pessoais e financeiras. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tomar uma decisão informada:

  • Compare as taxas: As taxas associadas às transações e serviços bancários podem variar significativamente entre diferentes bancos digitais. Examine cuidadosamente as taxas de manutenção de conta, transferências, saques em caixas eletrônicos e outras tarifas relevantes.
  • Pesquise a reputação das instituições: A reputação do banco digital é um fator crucial na sua escolha. Pesquise avaliações de clientes, classificações em plataformas de avaliação e feedback online para obter insights sobre a experiência de outras pessoas com a instituição.
  • Verifique os benefícios da conta: Os bancos digitais se destacam por oferecer benefícios exclusivos para seus clientes. Além das operações bancárias tradicionais, muitos bancos digitais oferecem recursos adicionais.
  • Atendimento ao cliente: Opte por empresas com atendimento humanizado, que não utilizam robôs para orientar o cliente. O melhor banco digital para o seu negócio deve ter atendentes reais, com conversas reais e não programadas.
  • Verifique se o banco está regulamentado: Verifique se o banco digital está regulamentado pelas autoridades financeiras competentes. Instituições regulamentadas geralmente seguem padrões mais rigorosos, oferecendo um nível adicional de segurança e confiabilidade.
  • Considere suas necessidades pessoais: Por fim, considere suas necessidades pessoais e financeiras. Se você faz muitas transferências, por exemplo, pode ser melhor escolher um banco que ofereça transferências gratuitas. Se você viaja muito, pode preferir um banco que ofereça um bom cartão de crédito internacional.

Os 5 melhores bancos digitais do Brasil

Os melhores bancos digitais do Brasil variam de acordo com as necessidades e preferências individuais, mas aqui estão alguns que são frequentemente classificados como os melhores:

  • Banco Inter: Conhecido por ser um dos primeiros percursores da popularização de Fintechs nacionais no Brasil. Oferece diversos benefícios, ausência de taxas e um aplicativo de serviços completo.
  • Nubank: Uma startup brasileira especialista em serviços financeiros digitais. Oferece diversas vantagens e é muito popular entre os usuários de bancos digitais.
  • C6 Bank: Considerado o melhor banco digital do Brasil em 2023, seguido do Nubank. São dois bancos pioneiros na área digital e oferecem facilidades para empréstimos, cartões de crédito, investimentos e possuem uma linguagem de fácil compreensão em todos esses processos.
  • Neon: Banco digital com mensalidade zero.
  • Banco Sofisa Direto: Ideal para quem ama investimentos.

É importante lembrar que a escolha do melhor banco digital vai depender do seu perfil. Também é importante considerar suas necessidades pessoais e financeiras ao escolher um banco digital.

Fontes: Magnetis, Serasa, Cointimes e Tecnoblog