Crédito, o que é? Definição, modalidades, vantagens e desvantagens


O crédito é um empréstimo que o cliente pega com os bancos, financeiras ou cooperativas de crédito. Logo, ele funciona como um dinheiro extra que antecipa gastos. 

Os créditos podem adotar formas diferentes. Dessa maneira, eles podem ser usados através do cartão de crédito, do cheque especial ou ainda do financiamento de algum bem, como um carro ou uma casa. 

Apesar de parecer bastante atrativo antecipar o consumo de alguns bens ou serviços, o crédito possui algumas desvantagens. Um das principais é o pagamento de juros.  

O que é crédito

Crédito é basicamente uma fonte extra de recursos, através de terceiros, como bancos, cooperativas de crédito e financeiras. Em outras palavras, ele é uma espécie de empréstimo, que te ajuda a comprar coisas, quando você não tem dinheiro seu para isso. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Contábeis

A palavra crédito deriva do latim, e significa confiança. Logo, as empresas só emprestam dinheiro para os clientes que elas confiam que irão realizar o pagamento. É claro que, além da confiança, a empresa também é guiada pelo aspecto financeiro. Afinal, os empréstimos sempre são acrescidos de juros.

Inclusive, por meio da análise de crédito, as taxas de juros e demais condições do crédito são definidas de acordo o risco que a instituição corre ao emprestar o dinheiro.

Análise de crédito

A análise de crédito serve para que a empresa decida se o cliente é confiável. As regras para realizar esta análise variam entre instituições, porém, as mais comuns são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Informações internas: Nesse caso a empresa avalia o histórico de pagamento do cliente. Se por exemplo, você quiser comprar uma geladeira parcelada na loja X, ela irá verificar se os produtos que você comprou anteriormente foram pagos em dia. 

Crédito, o que é? Definição, modalidades, vantagens e desvantagens

Foregon

Dívidas não pagas: Existem bancos de dados de proteção de crédito, como o Serasa, que reúnem informações sobre as dívidas dos brasileiros. 

Score de crédito: Por fim, o score de crédito é uma pontuação que varia entre 0 e 1000. Ele basicamente serve como um indicativo da probabilidade do cliente pagar suas dívidas. Sendo assim, essa pontuação é o resultado do histórico do cliente como comprador. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Modalidades de crédito

Os créditos podem assumir modalidades diferentes de acordo com a finalidade do dinheiro emprestado. Portanto, podemos dividir o crédito nas seguintes categorias:

1- Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das modalidades de crédito mais populares. Em resumo, ele permite que o cliente realize compras e pague tudo depois na fatura mensal. No entanto, o cliente deve pagar uma anuidade para usar o cartão. 

Cdl Manhuaçu

Devido à facilidade de obter e usar um cartão de crédito, ele acaba por se tornar um pesadelo para as pessoas que não se planejam financeiramente. Apesar disso, se usado da maneira correta, alguns benefícios podem ser adquiridos, como as milhas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2- Crediário

O crediário permite que as compras sejam parceladas. Apesar do benefício de facilitar a compra de produtos caros, as compras parceladas normalmente contam com a desvantagem dos juros.

Ou seja, o ideal é se organizar para realizar as compras à vista. Sendo assim, você não paga juros e talvez até consiga um bom desconto e economize dinheiro

3- Cheque especial

Essa modalidade de crédito é ativada automaticamente, quando o cliente ultrapassa o limite da conta corrente. Dessa forma, é importante ficar sempre atento ao valor que você tem na conta para não cair do cheque especial sem querer. 

Crédito, o que é? Definição, modalidades, vantagens e desvantagens

Bradesco

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar de ser um empréstimo que o banco disponibiliza de forma automática, o seu uso deve ficar restrito apenas à emergências, já que os juros cobrados pelo seu uso são altíssimos. 

4- Crédito consignado

Normalmente, esse tipo de crédito é ofertado com condições especiais para os funcionários de órgãos conveniados, pensionistas do INSS e aposentados. O pagamento se dá por meio do desconto direto na folha de pagamento. 

5- Financiamento

O financiamento é uma espécie de empréstimo de longo prazo. Geralmente, ele é usado para comprar automóveis ou imóveis. 

Crédito, o que é? Definição, modalidades, vantagens e desvantagens

Nex group

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

6- Leasing

Nesta modalidade, temos duas figuras, o arrendador, que é o banco e o arrendatário, que é o cliente. Em síntese, o arrendador compra o bem e o arrendatário tem o direito de uso durante o período estipulado no contrato. Quando esse tempo chega ao fim, o  arrendatário tem a opção de comprar o bem, pelo valor residual.

7- Penhor

No caso do penhor, o cliente oferece um bem como garantia de que irá pagar sua dívida. Desse modo, se a dívida não for quitada, o bem é colocado em leilão. 

BV

8- Crédito pessoal

Para finalizar, o crédito pessoal é o empréstimo que o banco realiza para os seus clientes correntistas. O seu uso deve ser muito bem pensado e planejado, para que o cliente não fique endividado. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de usar uma das modalidade de crédito é a antecipação do consumo. Sendo assim, através do empréstimo, você consegue adquirir um bem ou serviço, mesmo não tendo dinheiro para isso no momento.

Por outro lado, a antecipação do consumo vem acompanhado dos custos da antecipação. Esses custos são os juros que você terá que pagar por usar dinheiro de terceiros. 

Crédito, o que é? Definição, modalidades, vantagens e desvantagens

Compliance fiscal

O crédito traz ainda a vantagem de ser um dinheiro disponível para as situações de emergência. No entanto, o mais indicado é que você crie uma reserva de emergência, assim você não vai precisar recorrer à empréstimos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra desvantagem é o endividamento. Muitas vezes os clientes pegam empréstimos, não conseguem pagar as parcelas e acabam se endividando excessivamente. 

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o funcionamento do crédito, aprenda como fazer um Controle financeiro, o que é? Conceito, como fazer e dicas para alcançar

Fontes: O economista, Meu bolso em dia e Serasa

Imagens: Mercado e consumo, Bradesco, Cdl Manhuaçu, Contábeis, Nex group, Foregon, BV e Compliance fiscal

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...