5 de janeiro de 2021 - por Jaíne Jehniffer
BRICS é o nome de um bloco composto por: Brasil, Rússia, Índia, China e, por fim, África do Sul.
O termo BRIC foi usado pela primeira vez em 2001, em um artigo de Jim O’Neil. Em resumo, no artigo O’Neil defendia que o Brasil, Rússia, Índia e China seriam as grandes economias do futuro.
Posteriormente, esses países decidiram se unir e formaram o BRIC.
Sendo que o objetivo do bloco é a cooperação para o crescimento da influência geopolítica dos países emergentes participantes.
Isso envolve, por exemplo, o fortalecimento econômico dos países que fazem parte do BRICS. Inclusive, os países criaram o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB).
Origem
BRICS é um acrônimo derivado das iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O termo BRIC foi usado pela primeira vez em 2001, por Jim O’Neil, em um artigo onde o economista defendia que o Brasil, Rússia, Índia e China seriam as grandes economias do futuro.
O termo então passou a ser usado pelos economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum.
Posteriormente, em 2009, foi fundado o bloco BRIC, composto por Brasil, Rússia, Índia e China. Por fim, em 2011, a África do Sul passou a integrar oficialmente o bloco.
Portanto, a expressão, que inicialmente foi usada apenas no estudo de Jim O’Neil, passou a ser a definição de um bloco entre os países emergentes estudados pelo economista.
Entrada da África
Inicialmente, o termo BRIC não englobava a participação da África do Sul. Sendo que a África do Sul foi incorporada ao BRICS oficialmente em 2011.
Desse modo, o termo era apenas BRIC e não BRICS, já que o S vem de South África (Africa do Sul em inglês).
Quais são os países-membros?
Os países que fazem parte do BRICS são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sendo que, de acordo com dados de 2021, as características econômicas e demográficas de cada um deles são:
1- Brasil
O Brasil tem um Produto Interno Bruto (PIB) de 1,609 trilhão USD. Além disso, o país conta com uma população de 214,3 milhões e um IDH de 0,754 pontos.
2- Rússia
O PIB da Rússia 1,779 trilhão e o país tem uma população de 143,4 milhões. Por fim, a Rússia tem um IDH de 0,824 pontos.
3- Índia
A Índia tem um PIB de 3,176 trilhões USD. Sendo que a sua população é composta por 1,408 bilhão e o seu IDH é de 0645 pontos.
4- China
O PIB é de 17,73 trilhões USD. Além disso, o país tem uma população de 1,412 bilhão de habitantes e um IDH de 0,768 pontos.
5- África do Sul
Por fim, temos a África do Sul, cujo PIB é de 419 bilhões USD. Por outro lado, a sua população é composta por 59,39 milhões de habitantes e o seu IDH é de 0,433 pontos.
Objetivos do BRICS
O objetivo do BRICS é fortalecer a influência geopolítica dos países integrantes.
Portanto, a intenção é que os países possam se ajudar em diversos aspectos como, por exemplo, através da cooperação técnica, cultural, acadêmica e científica. Sendo assim, os objetivos principais são:
1- Economia
Primeiramente, a intenção é fortalecer as economias dos países. Desse modo, juntos, o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, criaram o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB).
2- Segurança
Além disso, os países buscam tomar medidas contra os crimes transnacionais visando contribuir com a segurança internacional.
3- Cooperação
Por fim, o BRICS tem ainda como objetivo estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.
Novo Banco de Desenvolvimento
Em síntese, o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NBD), mais conhecido como Banco dos BRICS, foi fundado em 2014. A sede do banco fica em Xangai, na China.
Desse modo, a intenção é que o banco sirva como resgate e investimento somente para os países do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e, por fim, África do Sul.
Além disso, o capital inicial do banco foi de 100 bilhões de dólares.
Dessa maneira, ele basicamente funciona como uma alternativa de crédito no lugar do Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
No entanto, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento e a reserva de 100 bilhões, não agradou aos Estados Unidos e à Inglaterra.
Mas isso não é surpresa, já que estes dois países são os responsáveis pelo FMI e o Banco Mundial, além de serem potências mundiais.
Curiosidades
Por fim, algumas curiosidades sobre o BRICS que você pode gostar de conferir são:
1- Crescimento
A Índia foi a única participante do BRICS a manter as taxas de crescimento elevadas atingindo até 9% ao ano.
2- PIB
Somando o PIB dos 5 países que fazem parte do BRICS, o resultado é um PIB que equivale a 22% do PIB mundial. Além disso, no total, a população corresponde a 42% dos habitantes do planeta.
3- BRICS não fazem mais sentido
Como você já sabe, o termo BRICS passou a ser usado depois de um artigo do economista Jim O’Neil.
No entanto, em 2013, Jim O’Neil declarou que o termo BRICS já não fazia mais nenhum sentido. Isso porque os países não tomaram os rumos que o economista esperava.
LEIA MAIS
Bibliografia:
- Bezerra, Juliana. BRICS. Toda matéria. Acesso em: 24 de maio de 2022.