O que é PIB? Definição, pra que serve, cálculos e tipos existentes

17 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 15 seg


O PIB é a somatória de todos os bens e serviços produzidos, durante um ano ou trimestre, por um país, estado ou cidade. Como é um índice econômico, o PIB serve como um termômetro do crescimento nacional. 

Dessa forma, através deste indicador, é possível identificar os setores econômicos com bons desempenhos e os que precisam ser melhorados. 

Além disso, é possível dividir o PIB pelo número de habitantes do país e encontrar o PIB per capita. O PIB per capita, por sua vez, demonstra o quanto cada cidadão do país teria se todos recebessem partes iguais. 

O que é PIB

A sigla PIB vem de Produto Interno Bruto. O PIB é um indicador econômico, resultante da soma dos bens e serviços produzidos em um determinado local, durante o período de um trimestre ou ano. 

Ufsm

Normalmente, ele mede a produção anual de um país, mas também pode ser usado em áreas menores, como um estado ou cidade. Em resumo, o PIB é usado como um termômetro do crescimento econômico e do padrão de vida de um lugar. 

Pra que serve

Como o PIB mede a atividade econômica de um local, ele serve como um indicador de crescimento econômico. Isso é importante para o acompanhamento do desenvolvimento do país ao longo do tempo. 

Além disso, o aumento do PIB pode servir como um indicativo do aumento do número de empregos. Isso porque, quanto mais a economia de um local cresce, maior a oferta de trabalho, produtos e serviços. 

Ele serve também para realizar comparações de crescimento entre regiões ou até mesmo países. Por fim, ele é útil para determinar os setores econômicos mais frágeis, o que possibilita o encontro de soluções e melhoramento dos setores. 

O que é PIB? Definição, pra que serve, cálculos e tipos existentes

The cap

No entanto, o PIB é apenas um indicador de crescimento econômico. Ou seja, ele ajuda na compreensão do crescimento do país de maneira geral.

Sendo assim, o indicador não reflete diversos fatores importantes em uma nação, como, por exemplo: qualidade de vida, educação e distribuição de renda. 

Dessa maneira, um país com PIB baixo pode ter um ótimo nível educacional e uma excelente qualidade de vida. Por outro lado, um país com PIB alto pode ter uma qualidade de vida ruim. 

Cálculo do PIB

O Produto Interno Bruto é o resultado da soma dos produtos e serviços finais. Isso significa que no cálculo não são consideradas as mercadorias usadas nas produções, somente o resultado final. Isso evita que os produtos sejam contabilizados mais de uma vez. Na somatória, também se leva em consideração os impostos, pois eles estão atrelados aos produtos finais.

O responsável pelos cálculos do PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os cálculos são feitos em reais e ele representa apenas os bens e serviços finais.

Isso significa que o PIB não é o resultado das riquezas de um país. Nesse sentido, ele é apenas o indicador de fluxo de novos bens e serviços durante o período analisado. 

Es Brasil

Na somatória, o IBGE leva em consideração tanto dados apurados pela instituição, quanto provenientes de outras fontes. São somados, por exemplo:

Os PIBs existentes

Podemos divididos os PIBs em três “tipos” diferentes:

1- Nominal

O PIB Nominal considera os preços correntes do produto final. Ou seja, ele leva em consideração as variações de preços dos produtos. Essas variações podem ser fruto da inflação ou da deflação. 

O que é PIB? Definição, pra que serve, cálculos e tipos existentes

Conexao

2- Real

Ao contrário do Nominal, o Real não considera a inflação que afeta os preços dos produtos. Logo, esse tipo de PIB tem menos variações. Justamente por isso, ele é o mais usado pelos economistas. 

3- PIB per capita

O PIB per capita é o resultado da divisão do PIB por cada cidadão. Ou seja, ele indica o quanto de riqueza cada pessoa teria se o Produto Interno Bruto fosse dividido em partes iguais para cada cidadão. 

Tomorrow makers

Geralmente o PIB é visto como um indicativo da riqueza do país. Porém, é importante considerar que somente o cálculo do PIB não serve para determinar a qualidade de vida e desenvolvimento de determinada localidade. 

Enfim, agora que você sabe como funciona esse importante indicador econômico, aprenda também quais são os outros Indicadores econômicos, o que são? Importância e lista completa

Fontes: Politize, Brasil escolha, Nubank e IBGE

Imagens: Exame, Ufsm, The cap, Es Brasil, Conexão e Tomorrow makers