Leasing, entenda o que é e como funciona

13 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 56 seg


O leasing é uma operação parecida com o aluguel, mas no final do contrato existe a opção de compra do bem.

Uma das vantagens é que não ocorre a incidência do IOF nessas operações. Em contrapartida, pode haver muita burocracia envolvida.

O que é leasing?

O leasing é uma operação parecida com um aluguel. Nela, o locador compra um bem e o concede ao cliente por um certo período. Contudo, no final do prazo do contrato, existe a opção de compra do bem.

Sendo assim, essa operação ocorre entre duas partes: o locador ou arrendador (normalmente uma instituição financeira) e o locatário ou arrendatário, que é o cliente que contrata o leasing.

Vale destacar que arrendamento é um tipo de aluguel. No entanto, o leasing se difere do aluguel, pois existe a alternativa do cliente comprar o bem no final do contrato.

Sendo que essa possibilidade já é prevista desde o momento da contratação do leasing. Além disso, existem leasings para vários tipos de bens como, por exemplo, imóveis, automóveis, maquinários e etc.

Portanto, quando um cliente contrata um leasing, ele aluga um bem e no final desse contrato, o cliente tem 3 opções:

  • Renovar o contrato;
  • Devolver o bem e encerrar o contrato;
  • Comprar o bem da instituição financeira.

Como funciona?

O leasing funciona como uma espécie de aluguel de um bem com a opção de compra no final. Nessa operação estão envolvidos:

• Arrendador: banco ou sociedade de arrendamento mercantil.

• Arrendatário: cliente.

O arrendador é o dono do bem. Por meio de um contrato, ele cede o direito de uso e a posse do bem para o arrendatário. No final do contrato estabelecido entre as partes, o cliente tem a opção de comprar o bem.

Comumente, o pagamento do bem ocorre por meio de um valor residual. Isto é, o arrendatário apenas completa o valor pago anteriormente para que possa adquirir o bem de forma definitiva.

Diferenças entre leasing e financiamento

Muitas pessoas acham que leasing é um tipo de financiamento. Mas na verdade, os dois são diferentes. De fato, o leasing se parece mais com um aluguel de um bem. Só que com a opção de compra no fim do contrato.

A legislação brasileira categoriza o leasing como um contrato de arrendamento mercantil.

O bem fica no nome da empresa de leasing. O cliente que assina o contrato, recebe o dinheiro de usufruir desse bem. Essa é a grande diferença entre um leasing e um financiamento.

Isso porque, quando você financia algo, o bem fica no seu nome. Contudo, no leasing o bem continua sendo da empresa, o cliente fica apenas com o direito de usufruir do bem.

Tipos

O leasing pode ser dos seguintes tipos:

1- Leasing financeiro

No final do contrato de leasing, o cliente pode comprar o bem por um valor que é previamente estipulado pelo arrendatário, é o valor residual. Sendo que esse tipo de contrato costuma durar em torno de 2 a 3 anos.

No leasing financeiro, a manutenção do bem cabe ao arrendatário. Por exemplo, se for o leasing de um carro, então cabe ao cliente fazer as revisões que o carro necessita.

Vale destacar que, se o carro for parado em uma blitz, por exemplo, o policial saberá que existe uma autorização para uso e posse do veículo.

2- Operacional

Neste tipo de leasing, também existe a opção de compra, mas neste caso o cliente paga o valor de mercado do bem e não o valor residual como ocorre com o leasing financeiro.

Além disso, esse tipo de leasing se difere em relação a manutenção do bem. Isso porque a manutenção não é de responsabilidade exclusiva do cliente, isso é acordado entre as partes.

Enfim, esse tipo costuma ter uma duração de no mínimo 90 dias.

3- Leasing back

Essa é uma modalidade voltada para empresas. Sendo que ela pode ser usada como uma forma de captar recursos financeiros e depois readquirir o bem.

Funciona da seguinte forma: a empresa que precisa de dinheiro vende um imóvel próprio para uma arrendadora e elas firmam um contrato de leasing back. Logo, a empresa que vendeu o bem pode recomprá-lo futuramente.

4- Imobiliário

Por fim, temos o leasing imobiliário, onde o arrendador, a pedido de um arrendatário, compra um terreno e nele constrói um imóvel.

Posteriormente, o imóvel é alugado para o arrendatário e existe a alternativa de compra no final.

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens é que nessa operação não incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Além disso, o leasing costuma ter valores menores de “prestações” em comparação com outras opções de empréstimos.

Por fim, existe ainda a vantagem de que o cliente tem a opção de comprar o bem se ele desejar. Ele pode ainda apenas renovar o contrato ou devolver o bem.

Por outro lado, temos como desvantagem o fato de que o dono do bem pode fazer o pedido de quitação antecipada.

Sendo que o pedido de quitação antecipada pode ser feito antes do período de permanência mínima chamado de “período de cancelamento improvável”.

É claro que com a quitação antecipada, pode ocorrer cobrança de quebra contratual. Mas essa ainda é uma desvantagem pois pode causar transtornos.

Outra desvantagem é que a operação de leasing exige que algumas burocracias sejam cumpridas. Essa é uma desvantagem, pois burocracias costumam dar dor de cabeça.

Enfim, gostou de aprender sobre o que é leasing? Então não deixe de conferir também qual vale mais a pena: alugar carro ou comprar.

Fontes: Serasa, Nubank e I-dinheiro.