O que é o acordo de Buttonwood e como é composto?

19 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 40 seg


Você sabia que o centro financeiro de Nova Iorque foi estabelecido por 24 corretores? E que isso aconteceu em frente a Wall Street n. 68, debaixo de uma árvore? Pois bem, esta história define o acordo de Buttonwood.

Portanto, em 17 de maio de 1972 todos os corretores da cidade de Nova lorque assinaram um acordo. No entanto, este acordo servia para definir a regulamentação do mercado de títulos financeiros.

Outra curiosidade sobre este acordo é o fato dele ter sido feito debaixo de uma árvore. Esta árvore deu nome ao acordo, pois era da espécie Buttonwood (árvore de plátano).

É difícil imaginar um acordo feito debaixo de uma árvore na Wall Street. Contudo, no final do século XVIII, as coisas eram bem diferentes.

História de antes do acordo de Buttonwood

O que é o acordo de Buttonwood: História, motivações e funcionalidades

Para nos situarmos no cenário da Wall Street desta época, é preciso sair desse nosso tempo.

Assim, naquela época, a paisagem de Wall Street era composta por pequenos estabelecimentos comerciais. Portanto, haviam açougues pertencentes a famílias, armazéns e outros pequenos negócios.

No entanto, já começavam a existir algumas transações financeiras nessa rua. Estas transações representavam os primeiros passos de um Estados Unidos independente da Inglaterra.

Vale lembrar que nesta época do acordo de Buttonwood, os EUA estavam em um cenário pós-guerra da independência.

Assim, o governo tinha contraído uma grande dívida por causa da guerra. No entanto, em 1970, o governo decidiu por refinanciar esta dívida. Então ele emitiu US$ 80 milhões em títulos da dívida. Tudo por iniciativa do primeiro secretário do tesouro, Alexander Hamilton.

Mesmo que aparentemente 80 milhões seja um valor alto, comparado a hoje, é irrisório. Isto porque a movimentação financeira é muito maior atualmente. Contudo, este primeiro fato marcou o desenvolvimento financeiro dos EUA.

O acordo

O que é o acordo de Buttonwood: História, motivações e funcionalidades

A partir de 1970, começaram várias transações em torno dos títulos lançados. No entanto, à medida que evoluíam as negociações, mais os corretores sentiam a falta de uma sistematização.

Era preciso uma organização das transações. Então, por causa dessa demanda se efetivou o acordo, Portanto, em 17 de maio de 1972, foi assinado o acordo de Buttonwood.

Assim, 24 corretores resolveram unificar regras e tarifas. Vale lembrar aqui que estas regras já se discutiam 2 meses antes.

A propósito, este acordo revolucionou o mercado mobiliário de Nova Iorque. Em síntese, atraiu muitos investidores e instituições de várias localidades.

Funcionalidades

O que é o acordo de Buttonwood: História, motivações e funcionalidades

Por consequência deste grande crescimento, em 1817 foi estabelecida a bolsa de Nova Iorque.

Vale lembrar que as primeiras transações pós-acordo eram feitas debaixo das árvores mesmo. Porém, depois de um ano, o grupo se instalou em um imóvel.

No entanto, vem a pergunta: O que o acordo determinava?

Bom, ele trazia duas determinações:

1– os brokers (corretores) deviam negociar só entre si;

2– As comissões deveriam ser de 0,25% no mínimo, correspondente ao valor da negociação.

Vale lembrar que estas regras aumentaram a confiabilidade das negociações. Além disso, regulamentavam o comércio de ativos. Ou seja, a concorrência devia ser de forma ilícita.

O documento do acordo de Buttonwood

O que é o acordo de Buttonwood: História, motivações e funcionalidades

Concluindo, conhecemos até aqui os motivos do acordo:

  • Faltava regulamentação para as negociações de ativos;
  • O governo havia lançado seus títulos da dívida pública.

Contudo, para ficar mais claro a intenção desse acordo, vamos prestar atenção a um trecho do texto. Basicamente, fala da concorrência honesta. Ou seja, que ninguém devia cobrar preços de comissão, mais baixo. Além disso, defende e protege o grupo formado.

Vamos ao trecho:

“ Nós, os signatários, brokers atuando na compra e venda de títulos financeiros, aqui solenemente prometemos uns aos outros que não vamos comprar ou vender, desse dia em diante, para nenhuma pessoa, nenhum título, por uma taxa inferior a 0,25% de comissão sobre o valor, e que daremos a preferência uns aos outros em nossas negociações”.

Em síntese, para os investidores atuais é importante saber sobre a história sobre o mercado financeiro. Porém, se você quer saber mais, leia também: Filmes sobre investimento e o mercado financeiro – 22 obras para assistir