Filmes sobre investimentos e o mercado financeiro – 22 obras para assistir

3 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 47 seg


Os filmes sobre investimentos são uma boa maneira de se inspirar e aprender sobre finanças. É claro que os filmes não substituem os estudos através de livros e cursos.

No entanto, os filmes são uma boa maneira de relaxar e aprender um pouco sobre a natureza humana e o dinheiro. Por meio de filmes, como por exemplo, Em Busca da Felicidade, você pode aprender sobre persistência, foco, dedicação e coragem.

Já filmes como A Grande Aposta, podem te fazer refletir sobre a crise de 2008 e como ela começou. Enfim, para que você se inspire, reflita e aprenda com filmes, preparamos uma lista completa com mais de 20 títulos para você assistir.

Filmes sobre investimentos e o mercado financeiro

Prepare o balde de pipoca para assistir bons filmes:

1- À Procura da Felicidade

Baseado na história real de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, esse filme sobre investimentos tem muito o que nos dizer sobre a natureza humana. Na história, acompanhamos a trajetória do protagonista, que fracassou como vendedor, mas conseguiu um estágio em uma corretora.

O único problema é que o estágio inicialmente não é remunerado e ele está separado, com um filho pequeno (interpretado por Jaden Smith, filho de Will Smith) e sem nenhuma fonte de renda.

O final do filme é emocionante e, se o telespectador se manter atento, poderá ver rapidamente o Chris Gardner verdadeiro, que inspirou o filme.

2- O Lobo de Wall Street

Nesse filme, inspirado na história real de um corretor de títulos, temos Leonardo DiCaprio interpretando o protagonista Jordan Belfort.

Resumidamente, Belfort usava brechas no sistema para fazer com que a sua empresa se tornasse gigante no setor. Enfim, esse filme serve para lembrar aos investidores o que não se deve fazer no mercado financeiro.

3- A Fraude (Rogue Trader)

O protagonista desse filme sobre investimentos é o ator Ewan McGregor, no papel de funcionário do Barings Bank. Inicialmente, ele é um escriturário. Porém, com esforço e dedicação, ele consegue se tornar corretor na bolsa da empresa em Singapura.

A sua função principal como corretor, era montar operações no mercado futuro e opções. Durante o primeiro ano ele consegue excelentes resultados. Entretanto, as coisas se complicam, já que para conseguir resultados tão bons, ele agiu ilegalmente em várias situações.

4- Filmes sobre investimentos – A Grande Aposta

Esse é um ótimo filme para quem gosta de entender como uma crise financeira se desenvolve, não é atoa que ele recebeu o Oscar em 2016.

Em resumo, A Grande Aposta fala sobre a crise de 2008, quando houve uma bolha imobiliária. Essa crise, que começou apenas no setor imobiliário dos EUA, estourou e impactou diversos países do mundo inteiro.

5- Wall Street : Poder e Cobiça

Esse filme sobre investimentos traz uma perspectiva mais fria sobre o funcionamento da bolsa de valores de Nova York. Dessa maneira, a obra retrata o envolvimento de um jovem corretor de ações, em um esquema ilegal de trafico de informações internas, que faz com que o jovem enriqueça e veja sua vida pessoal desmoronar.

6- Grande Demais para Quebrar

O filme Grande Demais para Quebrar é baseado no livro de mesmo nome do autor Andrew Sorkin. O livro é uma dramatização da crise de 2008, através do ponto de vista do então Secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson.

7- Filmes sobre investimentos – Jogo do Dinheiro

Com pitadas de humor, o filme Jogo do Dinheiro faz algumas críticas ao funcionamento do mercado financeiro global.

Esse filme sobre investimentos traz como protagonista um apresentador de um programa de TV, que dá dicas de investimentos. Entretanto, um homem decide sequestrar o apresentador ao vivo, já que ele perdeu seu dinheiro ao seguir as recomendações do apresentador.

8- O Mago das Mentiras

O oitavo entre os filmes sobre investimentos é inspirado na história real de um dos maiores investidores de Wall Street, Bernard Madoff, também chamado de Bernie Madoff.

A obra retrata esquemas financeiros ilegais, como, por exemplo, a pirâmide financeira. Uma curiosidade é que o esquema mantido por Madoff durante anos, foi descoberto por uma jornalista e resultou na sua condenação por 150 anos em uma cadeia de segurança máxima.

9- Margin Call: O dia antes do fim

Assim como A Grande Aposta e Grande Demais para Quebrar, o filme Margin Call retrata a crise de 2008. No entanto, dessa vez a crise é vista pelo ponto de vista de uma empresa que está quebrando e seus papéis passam a não valer nada.

10 – O décimo na lista de filmes sobre investimentos, é Capitalismo: Uma história de Amor

Esse filme com estilo meio documentário, faz severas críticas ao capitalismo. O diretor da obra, Michael Moore, acredita que o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade norte-americano.

Dessa forma, o diretor argumenta que o capitalismo defende apenas uma constante geração de lucros, o que resulta na perda de outros direitos sociais.

11- O Primeiro Milhão (Boiler Room)

Esse filme sobre investimentos conta com nomes de peso em seu elenco, como, por exemplo, Vin Diesel e Ben Affleck. Em resumo, o filme retrata um universo muito parecido com o de Jordan Belfort na obra O Lobo de Wall Street. A diferença é que este filme é uma ficção, enquanto O Lobo de Wall Street foi baseado em fatos reais.

12- Filmes sobre investimentos – A Negociação

O filme A Negociação narra a história do milionário Robert Miller, que deseja vender sua empresa, antes que alguém descubra a sua fraude contábil e seja impossível se livrar dela. No entanto, as mentiras de Miller não se restringem à esfera profissional, já que ele mantém uma amante.

13- O Homem que Mudou o Jogo

Neste filme sobre investimentos, acompanhamos a história de Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), um dirigente do time de baseball Oakland Athletics.

O problema de Beane, é que ele possui pouco dinheiro em caixa para comprar bons jogadores. Entretanto, com a ajuda de Peter Brand, ele desenvolve um programa de estatísticas para o clube, o que faz com que o eles fiquem entre os principais times nos anos 80.

14- Wall Street: O dinheiro nunca dorme

Gordon Gekko sai da prisão depois de cumprir pena por fraudes financeiras. Como não pode mais operar no mercado financeiro, ele decide fazer palestras e escrever um livro, para criticar o comportamento de risco dos mercados. Enfim, trata-se de um filme que fala sobre cobiça, dinheiro e crise.

15- Fome de poder

Este filme não é exatamente sobre investimentos, contudo, ele fala sobre mente empreendedora e visionária. Sendo assim, o filme conta a história da rede de fastfood McDonald ‘s, desde que ela era uma lanchonete familiar, até ser referência e estar presente em todo o mundo.

16- Para finalizar a lista de filmes sobre investimentos, temos: Quem quer ser um milionário?

O filme Quem quer ser um milionário? retrata a história de um jovem que se inscreve no programa de TV “Quem quer ser um milionário”. A obra fala sobre aproveitar as chances que aparecem para mudar de vida.

Documentários sobre o mercado financeiro

Se você deseja se aprofundar mais em alguns dos temas abordados nos filmes sobre investimentos, alguns documentários podem te ajudar:

1- Trabalho Interno (Inside Job)

Assim como A Grande Aposta, a obra Trabalho Interno se dedica analisar a crise de 2008. Contudo, enquanto A Grande Aposta é um filme de ficção com pitadas de humor, Trabalho Interno é um documentário. Dessa maneira, ele visa expor os fatos que resultaram na crise de 2008.

Para isso, ele se baseia em extensas pesquisas e entrevistas com economistas, jornalistas e políticos. Sendo assim, ele denuncia como a desregulação e a negligência levaram aos colapso do mercado financeiro no dia 15 de setembro de 2008, a segunda-feira negra.

2- A caça de Madoff (Chasing Madoff)

O documentário A Caça de Madoff conta com entrevistas de pessoas que contribuíram para que Madoff fosse preso em 2008. Madoff é o homem que inspirou o filme O Mago das Mentiras e recebeu condenação por 150 anos em uma cadeia de segurança máxima.

3- Quants: Os alquimistas de Wall Street

Esse documentário, dirigido por Marije Meerman, nos apresenta as atividades envolvidas no trabalho dos analistas quantitativos.

Em síntese, os analistas quantitativos são especializados em estabelecer modelos estatísticos e matemáticos com o intuito de definir os valores e riscos de determinados setores do mercado financeiro.

Além de refletir sobre a atividade desses profissionais, o documentário tem por objetivo questionar sobre a atuação deles e a confiabilidade dos dados levados em consideração ao realizar as análises quantitativas.

Em outras palavras, a obra visa debater sobre o papel desses profissionais e se eles se baseiam realmente em dados confiáveis.

filmes sobre investimentos e o mercado financeiro

4- O terceiro na nossa lista de documentário sobre o mercado financeiro é Enron: Os mais espertos da sala

Esse documentário analisa uma fraude dos executivos de uma empresa de energia norte-americana, chamada Enron. Em resumo, os empresários pegaram todo o capital da empresa e fugiram.

Consequentemente, os investidores da companhia tiveram grandes prejuízos, já que a empresa quebrou devendo mais de 13 bilhões de dólares e seus papéis perderam o valor.

4- Apostando no zero

Apostando no zero é um documentário policial financeiro que traz alegações de crimes corporativos em Wall Street. Em síntese, Bill Ackman deseja expor um esquema envolvendo a empresa global Herbalife.

Por outro lado, os executivos da Herbalife se defendem e alegam que Ackman é um manipulador com o intuito de arruinar a empresa.

5- Documentário sobre investimentos – Becoming Warren Buffett

Lançado em 2017, este documentário conta a vida de um dos maiores investidores do mundo: Warren Buffett.

Desse modo, o documentário aborda temáticas como: hábitos, rotinas e o funcionamento da Berkshire Hathaway. Ou seja, esse documentário é um prato cheio para as pessoas que admiram Warren Buffett.

filmes sobre investimentos e o mercado financeiro

Amazon

E aí, gostou das indicações de filmes sobre investimentos? Então aproveite para conhecer alguns Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

Fontes: Nelogica, Xpi, Investidor independente e Mag

Imagens: Academia washington, Jovem economista e Amazon