Touro de Wall Street – Origem, a Menina Destemida e touros no mundo

5 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 15 seg


Criado pelo artista italiano Di Modica, o Touro de Wall Street representa a força e a confiança no futuro do mercado financeiro dos Estados Unidos. 

Dessa forma, a figura do touro faz referência à alta do mercado acionário. Isso porque os touros atacam de baixo para cima, com seus chifres. A figura oposta é o urso, que representa a baixa do mercado. 

Enfim, além de simbólico, o Touro é um ponto turístico visitado e fotografado por milhares de turistas e conta com algumas cópias espalhadas pelo mundo. 

A origem do Touro de Wall Street

A estátua foi criada pelo artista italiano Arturo Di Modica, após o colapso acionário de 1987. Sendo assim, o objetivo do artista era criar uma obra para representar a confiança no futuro dos Estados Unidos. Porém, o Touro acabou se tornando um verdadeiro símbolo de Wall Street. 

Touro de Wall Street - Origem, a Menina Destemida e touros no mundo

Uol

A estátua é feita de bronze, mede 3,4 metros de altura e pesa três toneladas e meia. Uma curiosidade, é que foi o próprio artista quem bancou financeiramente o projeto, e com a ajuda de amigos, depositou, em 1989, o Touro em frente à entrada da Bolsa de Valores de New York (NYSE), durante a noite.

Touro em Investida

Charging Bull (Touro em Investida), é o nome oficial do monumento popularmente conhecido como Touro de Wall Street.

O nome é uma referência ao mercado acionário em alta, já que o touro sempre ataca com os chifres de baixo para cima. O oposto do touro é o urso, que representa o mercado de baixa, já que o urso ataca com as patas de cima para baixo.

Com uma metáfora tão condizente com o funcionamento do mercado, rapidamente o Touro de Wall Street se tornou o mascote favorito dos traders e turistas.

No entanto, a polícia de New York não gostou tanto assim do touro, já que ele não tinha autorização para estar lá e atrapalhava o tráfico. Dessa maneira, a polícia interveio para remover o monumento. 

Touro de Wall Street - Origem, a Menina Destemida e touros no mundo

Iq

O Touro então foi apreendido e ficou em um armazém no Queens por alguns dias. No dia 20 de dezembro do mesmo ano, através de um acordo com as autoridades da cidade, o Touro de Wall Street reapareceu no Bowling Green Park, não muito longe de Wall Street. É nesse local que ele permanece até hoje.

O ser humano adora símbolos e lendas. Desse modo, esse símbolo da força do mercado norte-americano possui algumas lendas. Uma delas, diz que as pessoas que esfregarem as mãos nos chifres, no focinho ou nos testículos da estátua, terão muita sorte, dinheiro e prosperidade.

Consequentemente, existe a tradição dos turistas tirarem fotos pegando nos testículos da estátua.

A Menina Destemida

Em 2017 o Touro de Wall Street foi usado no protesto do grupo Street Global Advisors (SSGA). Acontece que, no dia 7 de março foi colocada, em frente ao Touro, uma estátua chamada Fearless Girl (Menina Destemida) da artista Kristen Visbal.

A menina de 1,30 metros, está com as mãos na cintura, o queixo para cima e os olhos encarando o Touro de Wall Street.

Touro de Wall Street - Origem, a Menina Destemida e touros no mundo

Veja

A Menina Destemida tem por objetivo chamar a atenção para a desigualdade de gênero presente no mercado financeiro, já que existe um predomínio masculino no universo das finanças.

Além disso, ela serve para lembrar que empresas com liderança feminina geralmente possuem desempenhos melhores do que as demais companhias, de acordo com a pesquisa do MSCI. 

Dessa maneira, a estátua se tornou símbolo da resistência e da força feminina frente a predominância masculina no mercado como um todo. Ou seja, a Fearless Girl está de fato se tornando símbolo de todas as mulheres destemidas, independentes e guerreiras. 

Touros no mundo

Com a fama do Touro de Wall Street, o artista Di Monica recebeu várias encomendas de cópias de sua obra. Atualmente, existem várias cópias do Touro em Investida espalhadas pelo mundo. Uma dessas estátuas pertence ao bilionário Joe Lewis, que colocou o Touro em seu campo de golfe. 

Na China também foi instalado um Touro, em 2010. A estátua foi instalada em Xangai, como uma maneira das autoridades municipais comemoraram o crescimento exponencial da economia chinesa. 

Ctv news

Entretanto, não são todas as pessoas que gostam do Touro de Wall Street. Desse modo, ele já foi alvo de protestos e críticas, sobretudo dos movimentos anticapitalistas.

Um exemplo disso, foi o movimento Occupy Wall Street, que o usou como uma figura simbólica ao criticar os excessos do mercado financeiro.

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o Touro de Wall Street, aproveite para entender o que é Bear e Bull Market, o que são?

Fontes: Dicas nova york, Suno, Hypeness e  Falando de viagem

Imagens: Iq, Uol, Veja, Finanças inteligentes e Ctv news