O que é white label, vantagens e como funciona?


Vamos esclarecer neste texto o conceito de white label. A princípio, este conceito está relacionado às empresas terceirizadas. Primeiramente, um produto com white label, ou seja, etiqueta branca, é um produto ou serviço produzido por uma empresa que é a produtora.

Dessa forma, outra empresa – que são os comerciantes – coloca a sua marca neste produto. Assim, faz parecer que produziram o produto. Geralmente, estes produtos apareceram no mercado varejista.

Para dar um exemplo, a marca de supermercado Dia, aparece em vários produtos alimentícios. No entanto, não foram eles que produziram.

O que é White label?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antes de tudo, o significado de white label é etiqueta branca. Este processo funciona por meio de uma plataforma. Portanto, serviços de divulgação, logística e distribuição são feitos por uma empresa terceirizada.

Contudo, este método é utilizado também por produtos físicos como alimentos, roupas e outros itens. Você já viu marcas de supermercados em alimentos?

Provavelmente, você já viu a marca Dia em vários  produtos. Neste caso, o supermercado Dia colocou sua marca em produtos como milho, café, arroz e outros. Portanto, ele utilizou o processo white label.

Como funciona?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora que você entendeu o conceito, vamos entender o seu funcionamento. Basicamente, este modelo permite que uma empresa coloque a sua marca em um produto desenvolvido por outra empresa.

Assim, toda infraestrutura tecnológica e logística parece ter sido criada pela empresa que coloca a sua marca.

Atualmente, empresas de marketing digital, plataformas e sites de tecnologia oferecem estes serviços. Assim, a criação, o posicionamento e a precificação são feitos por estas plataformas.

Sendo assim, parece que tudo isso foi criado pela marca que está no produto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

White label e franquias

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Você pode estar se perguntando: franquia e white label não são a mesma coisa?

Embora pareçam, os dois processos possuem diferenças fundamentais. Ou seja, na franquia você tem que fazer o seu negócio nos moldes de quem oferece a franquia.

Assim, se for uma lanchonete, você terá que usar as mesmas cores e design desde a fachada da loja até os uniformes dos funcionários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, no white label o processo é o inverso. Dessa forma, você compra o produto por compra única ou assinatura recorrente. Comprando o produto, você coloca a sua marca, podendo fazer o negócio do seu jeito.

Qual a diferença para o private label?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Antes de tudo, a diferença está no significado. Ou seja, private label quer dizer etiqueta privada. Sendo assim, contrasta com white label que significa etiqueta branca.

A utilização deste serviço permite o uso de serviços e produtos. Porém, com a própria marca sendo exibida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para entender melhor, veja as máquinas de cartão de crédito. Mesmo que você compre a máquina, a marca da empresa continua a aparecer.

Para que serve as plataformas white label?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Se você tem uma empresa, seja ela digital ou presencial, é necessário um serviço de venda. Além disso, você precisa não só de um serviço de vendas digitais, mas também de distribuição de conteúdo e vídeos.

Portanto, se você é um empresário quer mais estar perto do que conhece. Ou seja, os seus produtos ou serviços. Neste sentido, quer ter tempo de se aprimorar neles.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, para construir seu público, distribuir seus serviços e divulgá-los, precisa de uma plataforma de white label.

Funcionalidades

  • Personalização: A marca da empresa vai estar em cada serviço e infraestrutura;
  • Monetizar conteúdos: criação de clubes de assinaturas;
  • Diferentes formatos: Você terá disponível para a sua marca, vídeos podcast e e-books.

Sintetizando, as plataformas de white label utilizam a mesma tecnologia da Netflix. Ou seja, a tecnologia OTT. Portanto, com esta tecnologia, você pode ver um determinado conteúdo sem baixar previamente em download.

Assim, as empresas que utilizam esta tecnologia podem disponibilizar muitos conteúdos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para saber sobre investimentos, confira também: Capital de risco: o que é, como funciona e tipos


Conte-nos a sua opinião...