O que é white label, vantagens e como funciona?

22 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 30 seg


Vamos esclarecer neste texto o conceito de white label. A princípio, este conceito está relacionado às empresas terceirizadas. Primeiramente, um produto com white label, ou seja, etiqueta branca, é um produto ou serviço produzido por uma empresa que é a produtora.

Dessa forma, outra empresa – que são os comerciantes – coloca a sua marca neste produto. Assim, faz parecer que produziram o produto. Geralmente, estes produtos apareceram no mercado varejista.

Para dar um exemplo, a marca de supermercado Dia, aparece em vários produtos alimentícios. No entanto, não foram eles que produziram.

O que é White label?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Antes de tudo, o significado de white label é etiqueta branca. Este processo funciona por meio de uma plataforma. Portanto, serviços de divulgação, logística e distribuição são feitos por uma empresa terceirizada.

Contudo, este método é utilizado também por produtos físicos como alimentos, roupas e outros itens. Você já viu marcas de supermercados em alimentos?

Provavelmente, você já viu a marca Dia em vários  produtos. Neste caso, o supermercado Dia colocou sua marca em produtos como milho, café, arroz e outros. Portanto, ele utilizou o processo white label.

Como funciona?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Agora que você entendeu o conceito, vamos entender o seu funcionamento. Basicamente, este modelo permite que uma empresa coloque a sua marca em um produto desenvolvido por outra empresa.

Assim, toda infraestrutura tecnológica e logística parece ter sido criada pela empresa que coloca a sua marca.

Atualmente, empresas de marketing digital, plataformas e sites de tecnologia oferecem estes serviços. Assim, a criação, o posicionamento e a precificação são feitos por estas plataformas.

Sendo assim, parece que tudo isso foi criado pela marca que está no produto.

White label e franquias

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Você pode estar se perguntando: franquia e white label não são a mesma coisa?

Embora pareçam, os dois processos possuem diferenças fundamentais. Ou seja, na franquia você tem que fazer o seu negócio nos moldes de quem oferece a franquia.

Assim, se for uma lanchonete, você terá que usar as mesmas cores e design desde a fachada da loja até os uniformes dos funcionários.

Porém, no white label o processo é o inverso. Dessa forma, você compra o produto por compra única ou assinatura recorrente. Comprando o produto, você coloca a sua marca, podendo fazer o negócio do seu jeito.

Qual a diferença para o private label?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Antes de tudo, a diferença está no significado. Ou seja, private label quer dizer etiqueta privada. Sendo assim, contrasta com white label que significa etiqueta branca.

A utilização deste serviço permite o uso de serviços e produtos. Porém, com a própria marca sendo exibida.

Para entender melhor, veja as máquinas de cartão de crédito. Mesmo que você compre a máquina, a marca da empresa continua a aparecer.

Para que serve as plataformas white label?

O que é white label: conceito, como funciona e utilização

Se você tem uma empresa, seja ela digital ou presencial, é necessário um serviço de venda. Além disso, você precisa não só de um serviço de vendas digitais, mas também de distribuição de conteúdo e vídeos.

Portanto, se você é um empresário quer mais estar perto do que conhece. Ou seja, os seus produtos ou serviços. Neste sentido, quer ter tempo de se aprimorar neles.

Porém, para construir seu público, distribuir seus serviços e divulgá-los, precisa de uma plataforma de white label.

Funcionalidades

  • Personalização: A marca da empresa vai estar em cada serviço e infraestrutura;
  • Monetizar conteúdos: criação de clubes de assinaturas;
  • Diferentes formatos: Você terá disponível para a sua marca, vídeos podcast e e-books.

Sintetizando, as plataformas de white label utilizam a mesma tecnologia da Netflix. Ou seja, a tecnologia OTT. Portanto, com esta tecnologia, você pode ver um determinado conteúdo sem baixar previamente em download.

Assim, as empresas que utilizam esta tecnologia podem disponibilizar muitos conteúdos.

Para saber sobre investimentos, confira também: Capital de risco: o que é, como funciona e tipos