O que é private label e como esse modelo funciona?

10 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 36 seg


Você talvez já tenha ouvido falar em private label. Mas você sabe como funciona e quais são as vantagens e desvantagens desse método? Entender sobre isso é importante tanto para os gestores, quanto para os investidores.

Isso porque o private label pode ajudar a empresa a diminuir os custos e aumentar os lucros. Sendo que esses são dois aspectos muito importantes ao gerir um negócio ou analisar uma empresa para investir.

Nesse texto você vai aprender o que é private label, como funciona, suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, você vai poder verificar se esse é um bom método para o seu negócio.

O que é private label?

O private label é quando uma empresa varejista contrata e paga um fabricante para fazer a produção de um produto.  Ou seja, a produtora produz um produto que será vendido com a marca da vendedora.

Portanto, uma empresa é responsável pela produção, enquanto a outra irá vender como se esses produtos fossem dela. É justamente por isso que private label também é conhecido como private brand, marca secreta ou marca privada.

Sendo assim, por meio do private label, mesmo que um certo produto não seja produzido, a empresa pode solicitar que ele seja produzido de forma diferenciada, com uma fórmula específica, por exemplo.

A empresa tem a possibilidade de vender um item exclusivo e diferenciado no mercado. Logo, os consumidores vão achar este produto apenas nas lojas da empresa que mandou produzir o item diferenciado.

Existem muitas empresas no mercado que usam o private brand. Por exemplo, a Rede Pão de Açúcar usa esse modelo com os produtos Qualitá.

Outro exemplo é a rede Carrefour com os produtos Carrefour. Temos ainda a Rede BIG (Wallmart) com a marca Great Value.

Esse é um modelo muito usado entre os supermercados, mas existem muitas outras empresas que usam o private label como, por exemplo, Submarino, Lojas Americanas, Lojas Marisa, Magazine Luiza e Lojas Renner.

Um exemplo de private label de um produto muito conhecido no mundo todo é o iPhone. A Foxconn é a produtora do celular, mas a marca é a Apple.

Como funciona?

O private label funciona da seguinte maneira: uma empresa contrata outra empresa para produzir alguns produtos.

Depois de produzidos, esses itens são vendidos apenas nas lojas da empresa que contratou a outra, já que são produtos exclusivos da marca.

O que é private label e como esse modelo funciona?

Talvez você esteja se perguntando onde os cartões private label entram nesse sistema. Em resumo, os cartões private label têm o intuito de fidelizar os clientes.

Para isso, eles podem oferecer várias vantagens no pagamento como, por exemplo, parcelamento sem juros. Os dois tipos principais de cartões private label são:

1- Exclusivos: São usados apenas em compras em lojas da varejista. Eles são emitidos pela própria empresa e, de maneira geral, não têm anuidade.

2- Mistos: Os cartões desse tipo podem ser usados tanto nas lojas das empresas, quanto em outras lojas.

Para que esses cartões sejam aceitos em outros estabelecimentos, a empresa deve ter um acordo com as bandeiras. Sendo que esses cartões são responsabilidade de um banco.

Vantagens do private label

Uma grande vantagem do private brand para as empresas, é que elas podem vender produtos com a sua marca, sem que ela precise fazer a sua produção.

Afinal de contas, a empresa teria que investir em estrutura para produzir esses produtos. Porém, com o private label ela pode contratar outra empresa para produzir e depois vender os itens com a sua própria marca. 

Outra vantagem é que a empresa pode contratar outra para produzir itens exclusivos. Dessa forma, os consumidores irão encontrar esses produtos apenas nas lojas da empresa.

O que é private label e como esse modelo funciona?

Isso ajuda na retenção dos clientes, já que eles não irão encontrar esses mesmos produtos em outros locais. Logo, sempre que ele precisar desse produto, ele terá que ir até a loja da empresa.

Além disso, a venda de produtos próprios gera margens de lucros maiores do que a venda de itens de outras empresas. Ou seja, além da exclusividade, a empresa ainda pode lucrar mais.

Por fim, existe ainda a vantagem de que esses produtos podem ter um preço mais atraente para os consumidores.

Como você percebeu, o private label tem muitas vantagens para as empresas. No entanto, ele também pode ser vantajoso para os produtores.

Isso porque, os produtores podem ter lucros sem ter que investir em estratégias de marketing para vender seus produtos. Desse modo, são feitos poucos esforços e a empresa se concentra na produção de bens.

Contudo, é essencial que os fabricantes tenham uma boa estrutura de produção. Outra vantagem é que é feita a venda de um grande volume de produtos, no preço de atacado. 

Desvantagens

É difícil existir um modelo que tenha apenas vantagens. O private label não é exceção.

Sendo assim, se você pretende aplicar o private label na sua empresa ou investir em uma empresa que usa esse modelo, não deixe de levar em conta as desvantagens.

O primeiro problema do private brand é que se a empresa fizer a contratação de um produtor com itens de baixa qualidade, isso pode afetar a reputação da marca.

Portanto, é essencial que a empresa verifique se o produtor produz itens de boa qualidade. Do contrário, a sua própria reputação pode ser manchada e com isso ela pode perder dinheiro.

Existem ainda a desvantagem do valor de produção. Isso porque, alguns fabricantes exigem valores muito altos para a produção. Logo, se a empresa não conseguir vender os itens, ela pode ficar no prejuízo.

Temos ainda a questão da logística. Se a produtora for fora do país, a empresa deve levar em conta o risco dos produtos não chegarem dentro do prazo.

Por fim, a empresa deve fazer uma boa análise da produtora antes de contratá-la. Por exemplo, é preciso verificar se ela respeita as normas sanitárias, trabalhistas, se seus processos são seguros e se ela usa matéria-prima adequada.

Enfim, agora que você conhece os prós e contras do private label, não deixe de levar em conta todos esses aspectos antes de usar o private label na sua empresa ou de investir em uma empresa que usa o private label.

Alguns outros aspectos que você pode analisar em uma empresa são: balanço patrimonial; capex; opex; TIR; ROAEconomia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo