Stalking horse: descubra o que é e como funciona

27 de março de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 48 seg


O stalking horse é um processo onde uma empresa em processo de falência, ou recuperação judicial, recebe uma oferta de compra dos seus ativos. Essa 1ª oferta serve como base para as demais ofertas que a empresa receberá.

Sendo assim, é a empresa em processo de falência que escolhe, entre as compradoras, qual irá fazer a 1ª oferta. Depois disso, as demais empresas interessadas podem fazer suas ofertas, mas o valor precisa ser superior ao oferecido pela 1ª empresa.

Isso serve para que a empresa em falência não receba ofertas muito baixas por seus ativos. Ficar de olho nesses processos é importante para os investidores que aplicam em empresas em processo de falência e para quem deseja realizar operações no curto prazo.

O que é stalking horse?

A expressão stalking horse é usada para se referir às ofertas iniciais de ativos de empresas em processo de falência ou recuperação judicial.

Empresas com situação financeira precária, mesmo estando negociadas na bolsa de valores, podem entrar em processo de falência e recorrer ao leilão judicial para quitar suas dívidas e diminuir os prejuízos de capitais de terceiros.

Sendo assim, por força judicial, essas empresas são forçadas a negociar seus ativos, mesmo que eles acabem sendo vendidos por um preço abaixo do valor justo. Nesses casos, a estratégia de stalking horse é usada como uma forma das empresas diminuírem os prejuízos caso precisem ofertar seus ativos por motivos judiciais.

Para você entender melhor como esse processo funciona, vamos a um exemplo. A companhia telefônica Oi está listada na bolsa com o ticker OIBR3 e está em processo de recuperação judicial. Depois de algumas negociações, ela recebeu uma proposta pelos seus ativos de um grupo formado por Claro, Tim e Telefônica Brasil.

O grupo ofereceu um total de R$16,5 bilhões pelos ativos móveis da Oi, que usou essa proposta como stalking horse. Isso significa que o valor oferecido pelo grupo agora serve de base para o leilão judicial dos ativos da Oi.

Ou seja, a proposta de compra dos concorrentes serve como uma base para que, no caso de leilão judicial, a Oi não receba um valor muito baixo.

Origem do termo

O termo stalking horse deriva das palavras stalking, que significa perseguição, e horse, que traduzindo quer dizer cavalo. A origem desse termo remete ao uso de cavalos para a aproximação de aves durante uma caçada.

Apesar do termo stalking remeter a perseguição, na prática o stalking horse ajuda o outro a alcançar o seu objetivo. Desse modo, ele defende os interesses da empresa ao servir como base do leilão de ativos da empresa em processo de falência.

Como funciona?

O stalking horse funciona como um processo onde uma empresa faz uma oferta pelos ativos de outra empresa que está em recuperação judicial ou falência. Essa oferta serve como base para que a empresa em recuperação judicial possa fazer leilão judicial e não receba um valor muito baixo por seus ativos.

É a empresa em falência ou recuperação judicial quem escolhe, dentre os compradores interessados, qual fará a primeira oferta pelos seus ativos. Essa oferta servirá como base para as ofertas dos demais interessados, que não poderão oferecer valores abaixo da primeira oferta.

Como a empresa em processo de falência tem interesse em uma boa oferta, ela oferece incentivos para o comprador escolhido como referência como, por exemplo, taxas de rescisão e reembolso de despesas. Desse modo, esse é um processo que beneficia ambos os lados.

Qual é a importância do stalking horse para investidores?

Para os investidores, é muito importante ficar atento aos movimentos do mercado e as atitudes tomadas pelas empresas. Isso é ainda mais importante para os investidores que têm participação em empresas em processo de falência ou recuperação judicial.

Além disso, ficar de olho nesse tipo de processo é uma boa para quem faz day trade, pois o stalking horse pode acabar movimentando o preço das ações dessa empresa, possibilitando operações de curto prazo. Mas vale lembrar que o mais indicado é investir com foco no longo prazo em empresas com bons indicadores.

Enfim, agora que você sabe o que é stalking horse, aproveite para conferir 3 ações baratas para investir em 2023

Fontes: Suno; Migalhas e, por fim; Yubb.