O que é day trade? Definição, características, vantagens, riscos e custos

5 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 15 seg


O que é day trade é uma dúvida que sempre passa pela cabeça das pessoas quando começam a entrar no mundo dos investimentos. Pois bem, nesse texto vamos te explicar não apenas o que é day trade, mas como funciona esse tipo de operação na bolsa de valores.

Enfim, day trade é um termo que vem do inglês e, traduzindo, significa operação diária. Logo, quem faz day trade é chamado de trader e opta por comprar e vender ativos no mesmo dia.

Apesar de explicarmos o que é day trade, esse texto não é uma recomendação de investimento. Afinal, esse tipo de operação de curtíssimo prazo é indicado apenas para quem já possui muita experiência com renda variável e possui o perfil agressivo.

Clear

O que é day trade

Day trade são negociações de curtíssimo prazo na bolsa de valores. A duração é tão curta que pode ser de apenas alguns minutos.

Ou seja, são operações que ocorrem dentro de um dia. O intuito de se realizar operações de curtíssimo prazo é ganhar com variações de preço. Como os preços dos ativos oscilam durante todo o dia, os traders aproveitam, principalmente, para comprar na alta e vender na baixa.

Revista economia

Alguns mitos circundam os traders, mas, na verdade, são exageros. Um deles é que de trader precisa passar o dia na frente do computador.

Apesar de ser verdade que os traders precisam acompanhar as oscilações em boa parte do dia, não é verdade que eles precisem passar o dia todo.

Outro mito diz que esse tipo de investimento é com maior risco. De fato, os riscos são altos, porém existem mecanismo para evitar grandes perdas.

Como funciona day trade

Quem opera com day trade se fundamenta em análises do mercado para considerar os históricos e os ativos em potencial. Contudo, esses dados servem apenas como uma base, já que é impossível prever com certeza as oscilações do mercado. 

A análise técnica, por sua vez, é baseada na premissa de que qualquer expectativa do mercado reflete nos preços das ações. Sendo assim, existem tendências nos movimentos dos preços, onde é possível entender o futuro por meio do passado das operações.

O que é day trade? Características, vantagens, riscos e custos

The cap

Apesar do mercado de ações ser o mais famoso, os day traders não se limitam a ele. Dessa maneira, eles investem também no mercado futuro. Desse modo, é possível investir em commodities, como a soja e o milho, além de ser possível fazer day trade em índices e moedas. 

Além da tradicional forma de ganhar dinheiro comprando ações baratas e vendendo quando o preço subir, existe ainda a possibilidade de ganhar na baixa.

Suponhamos que você tenha comprado ações por 40 reais pela manhã e, logo depois, essas ações tiveram alta e passaram a valer R$ 55,00. Nesse exemplo, a compra das ações ocorreu na baixa, e a venda na alta.

Por outro lado, suponhamos que você espere o preço das ações baixarem novamente e, com isso, as recompra. Então, você terá ganhado na alta e na baixa da ação. 

Características

Uma das principais características de day trade é a rapidez nas operações. Uma vantagem disso é que o investidor não precisa se preocupar com prazos de vencimentos, como acontece com algumas outras formas de investimento. 

O que é day trade? Características, vantagens, riscos e custos

Fundo versa

Contudo, como realizar operações como day trade possui muitos riscos, não são todos os perfis de investidor que se adequam.

Afinal, as variações são constantes e a chance de perder dinheiro é alta. Desse modo, uma característica de day trade é o perfil dos investidores que são mais arrojados, gostam de desafios e não têm medo de perder dinheiro. 

Riscos

O principal risco é a perda de dinheiro. Mesmo com o mecanismo de stop loss, ainda assim, grandes prejuízos podem vir.

O trader pode ficar atento e analisar bem uma ação antes de investir, porém, nada é garantido. Portanto, assim como os rendimentos podem ser altíssimos, as perdas também podem ser devastadoras. 

As principais ferramentas do trader para tentar evitar perdas é ficar muito bom em análise técnica e compreender os gráficos, além de se manter atualizado sobre o mercado. Caso um novato ignore essas ferramentas, ele pode ter muitos prejuízos. 

O que é day trade? Características, vantagens, riscos e custos

Clear

Enfim, operar em day trade não é recomendado para quem está entrando no mundo dos investimentos. Pois, além de ser o tipo de operação com altíssimo risco, a probabilidade de perda de dinheiro para quem não está acostumado ao mercado de renda variável é muito maior.

Vantagens

Existem diversas vantagens de se operar como trader, entre elas:

Ganhos: Operar como day trade é o modo de ganhar dinheiro mais rápido. Contudo, não é certeza, é apenas uma possibilidade de ganho. Isso porque, existem inúmeros fatores que podem afetar a bolsa de valores e fazer os preços baixarem ou subirem. Além disso, o trader deve ser capaz de perceber o momento certo para venda.

Alavancagem: Uma das maiores vantagens de operações day trade é a alavancagem. A alavancagem é quando o investidor só ganha ou paga o resultado da diferença entre os preços de venda e compra.

Vamos para um exemplo prático: Suponhamos que pela manhã você investiu 20 mil reais. Então, a tarde você vendeu tudo por R$ 25 mil. Isso significa que você paga ou recebe apenas a oscilação.

Saúde mais ação

Stop Loos: O stop loss é uma ferramenta para ajudar os traders a não perderem muito dinheiro. Isso porque, por meio desse mecanismo, é possível prever quais serão as perdas e procurar minimizá-las. 

Margem de garantia: A margem de garantia serve para quando o trader não possui o dinheiro para investir em ações, porém, possui investimentos em outros ativos, como o tesouro direto e o Certificado de Depósito Bancário. Dessa maneira, o investidor utiliza esses ativos como uma garantia ao investir em ações. 

Custos para day trade

Existem alguns custos para se operar em day trade. Um deles é a taxa da corretora, mas o valor varia de corretora para corretora.

Outro custo é em relação às transferências bancárias. Isso porque, como todo investimento, é preciso fazer uma transferência da sua conta bancária para a conta da corretora. Essas transferências são TED e são cobradas pelas instituições bancárias. 

Temos ainda os emolumentos que são cobrados pela bolsa de valores e pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), a cada operação de compra e venda. Por fim, existe ainda o imposto de renda por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Agora que você entendeu tudo sobre day trade, veja o vídeo de Raul Sena e entenda o por que ele não faz day trade:

E aí, gostou de aprender o que é day trade? Então aproveite também para descobrir se você possui o perfil adequado para ser trader Perfil de investidor, descubra o seu

Fontes: Toro investimentos Btg pactual 

Imagens: Clear, Hunter investimentos, Revista economia, The cap, Fundo versa, Clear e Saúde mais ação