Viés da autoridade: saiba o que é e como funciona

26 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 51 seg


O viés da autoridade é um tipo de viés cognitivo, que representa a tendência humana de seguir líderes e especialistas sem questionar, mesmo que a opinião dessas pessoas seja contrária a nossa opinião pessoal.

Por exemplo, tendemos a acreditar que tudo o que um especialista diz é verdade, não questionamos a autenticidade do que ele diz, afinal ele é especialista naquilo. A questão é que até mesmo os especialistas podem cometer erros.

Na prática, este viés pode te fazer tomar decisões erradas. Isso pode ser visto no mercado financeiro. Existem muitos gurus que adoram prever o futuro. Se você apenas seguir o que eles dizem, você pode acabar perdendo dinheiro.

O que é o viés da autoridade?

O viés da autoridade representa a tendência humana de seguir líderes. Ou seja, guiados por este viés, temos a tendência de julgar que o argumento de uma pessoa que é autoridade em certo assunto, tem maior importância do que as outras opiniões.

O problema não é valorizar a opinião de especialistas, a questão é não colocar essas opiniões à prova. Mesmo que a opinião dessas pessoas seja contrária a sua, guiado por este viés, você pode acreditar que a sua opinião está errada e a do especialista está correta, sem pensar na possibilidade de questionar a opinião dele.

Portanto, este viés é a tendência humana de acreditar que a opinião de autoridades estão sempre certas, sem questionar. Sendo que uma autoridade ou especialista em certo assunto também pode cometer erros. Neste caso, você pode acabar repassando informações incorretas.

Como ele funciona?

O viés da autoridade funciona como uma falha de julgamento. Assim como outros tipos de vieses, ele tem como base uma lógica truncada, que parece fazer sentido, mas que não está correta.

Por exemplo, parece fazer sentido aceitar a opinião de especialistas sem questionar, afinal de contas, o especialista é a pessoa que estudou certo assunto a fundo. Logo, o que ela está falando deve estar correto, certo? Errado.

O especialista ainda é um ser humano, passível de cometer erros. Por isso, não aceite tudo o que os especialistas dizem como verdade absoluta, pois eles podem ter cometido um erro. Falando parece fácil evitar este viés, basta questionar as autoridades, mas não é tão simples assim. Desde a infância somos ensinados a respeitar as autoridades sem questionar.

Na infância o que não falta são figuras de autoridade nos dizendo o que fazer, tais como pais, professores e irmãos mais velhos. Conforme crescemos, outras figuras de autoridade surgem: treinadores, celebridades, políticos, chefes e por aí vai.

Essa hierarquia de domínio está enraizada na sociedade e nos livrarmos disso não é fácil. Mas as autoridadea não são sempre ruins, elas são essenciais para a manutenção da sociedade, caso contrário teríamos o caos social.

Leia também: Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Como o viés da autoridade pode interferir na nossa vida financeira?

O mercado financeiro está cheio de gurus que adoram fazer grandes previsões sobre o cenário econômico. Nesse sentido, este viés se manifesta quando consideramos a opinião dessas pessoas como verdades universais.

São poucas as pessoas que se dispõe a questionar a análise de um economista renomado. A maior parte prefere aceitar as previsões dessa pessoa como verdadeiras.

A questão é que se esses gurus errarem em suas previsões, eles têm maiores chances de se recuperarem do que as pessoas que seguiram suas análises. Isso porque o guru tem conhecimento de mercado para conseguir se recuperar mais rápido.

Já a pessoa que apenas seguiu o guru, não tem embasamento para conseguir se recuperar sozinho. Nesse cenário, ao invés de procurarem aprofundar seus conhecimentos, é mais provável que essas pessoas procurem novos gurus para seguir.

Para evitar esse viés, a dica é não confiar em uma única fonte. Questione o que as pessoas dizem. Procure outras opiniões. Depois disso, tome a sua própria decisão e evite apenas seguir o que outra pessoa diz.

Enfim, gostou de aprender sobre este viés cognitivo? Então aproveite para aprender também o Viés da unidade: saiba o que é e como funciona

Fontes; Mais retorno e The cap.