Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

27 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 11 min, 30 seg


O viés cognitivo é um erro que o cérebro humano comete ao se basear em pré-julgamentos nas tomadas de decisões. Ou seja, quando o cérebro erra ao usar as heurísticas, temos os vieses cognitivos.

Diariamente nossos cérebros tomam decisões rápidas tendo como base as heurísticas, isto é, os atalhos mentais que aceleram as tomadas de decisão. Esse é um mecanismo que economiza energia do cérebro e busca evitar perigos.

O tipo de erro causado pelos vieses é diferente do erro por ignorância. Isso porque ele continua a se repetir, mesmo depois que tomamos conhecimento dele e sofremos as consequências.

O que é viés cognitivo?

Os vieses cognitivos são pré-julgamento que influenciam no processamento de informações no cérebro. Desse modo, um viés cognitivo é uma falha lógica sistemática.

Sendo que a falha é sistemática, pois acontece sempre, como se o ser humano fosse pré-programado para cometer erros. Ou seja, um viés cognitivo não é um erro aleatório típico causado por ignorância.

Isso porque os erros por ignorância tendem a não se repetir depois que eliminamos a ignorância e aprendemos com as consequências. Já os vieses são sistêmicos, o que significa que eles tendem a se repetir indefinidamente, mesmo que a gente tome conhecimento dele e sofra as consequências.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Ciência e negócios

Na prática, eles funcionam como atalhos mentais que o cérebro toma para que o pensamento seja mais rápido e o processo de decisão seja mais fácil. O cérebro “pega” esses atalhos, pois ele é responsável por inúmeras funções no nosso corpo, e estar no controle de tudo consome muita energia.

Para que você tenha uma ideia, o cérebro humano consome em torno de 20 a 30% das calorias consumidas. Atualmente, boa parte da humanidade se alimenta bem. Entretanto, historicamente não foi assim e o cérebro humano evoluiu se moldando nas circunstâncias que vivíamos.

O cérebro humano está moldado para vivermos nas cavernas em busca de alimento e tendo que tomar decisões rápidas para fugir dos predadores. Portanto, o cérebro busca ser econômico e não pensar profundamente sobre algumas decisões, ao invés disso, ele recorre aos atalhos mentais pré-programados.

Heurísticas e o viés cognitivo

Esses atalhos mentais e ações impensadas são também chamados pelo nome formal de heurísticas. Em diversas situações da nossa vida as heurísticas são positivas, pois nos ajudam a pensar rápido e a evitar os perigos. Contudo, quando o cérebro humano toma decisões erradas baseadas nas heurísticas, nós temos os vieses cognitivos. 

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Linkedin

Em outras palavras, as heurísticas servem para que o cérebro tome decisões rápidas e nos ajuda a evitar o perigo. Já os vieses cognitivos, são os erros baseados nas heurísticas. Sendo que as decisões erradas normalmente acionam nossos mecanismos internos de distorção da realidade para que a dissonância cognitiva seja reduzida.

Desse modo, mesmo quando cometemos grandes erros, geralmente possuímos uma história na nossa cabeça para justificar os erros. Enfim, os vieses acontecem o tempo todo, porém, eles podem ser mais visíveis nas decisões profissionais e de investimentos.

Como evitar o viés cognitivo?

Evitar todos os vieses cognitivos é uma missão impossível, já que faz parte da natureza do ser humano. No entanto, é possível tomarmos algumas atitudes para evitá-los, como conhecer quais os vieses mais comuns e os mecanismos para identificá-los.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Medium

Entretanto, como o nosso mecanismo de distorção da realidade é muito forte, às vezes contamos mentiras para nós mesmos para encobrir os vieses.

Outra maneira de evitar os vieses é adotando o pensamento crítico e usar a lógica e argumentos nas tomadas de decisões. Porém, até mesmo esse mecanismo possui limitações, já que o ser humano não consegue ser racional o tempo todo.

25 vieses que mais atrapalham nossa vida

Constantemente, o cérebro recorre a atalhos de pensamento para agilizar o processamento de informações. Dessa forma, alguns dos vieses cognitivos que mais atrapalham nossa vida são:

1- Ancoragem

A mente humana é associativa. Isso significa que as ordem em que recebemos as informações é importante para determinar os nossos julgamentos e percepções.

Nesse sentido, o atalho mental de ancoragem se refere ao fato de que a primeira informação que recebemos sobre algo é mais poderosa do que as próximas informações que iremos receber.

Por exemplo, o investidor pode ficar ancorado na informação da cotação histórica de uma ativo e não dar tanto importância quanto deveria para as demais informações que surgirem.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Agmonteiro

2- Efeito halo

É a tendência humana de julgar tendo como base as características estereotipadas. Por exemplo, o fato de você gostar de alguém ou o achar atraente influência em seus julgamentos.

Se você deseja ser objetivo, é essencial ficar atento aos seus julgamentos e controlar de maneira consciente as influências que impactam seu julgamento.

3- Efeito dunning-kruger

Quanto menos o ser humano sabe sobre determinado assunto, mais confiante ele se sente sobre ele. Em contrapartida, quando sabemos muito, nós não nos sentimos confiantes, o que faz, por exemplo, com que os especialistas subestimem suas capacidades. Uma forma de evitar esse viés é questionando suas certezas.

4- Efeito Backfire – Tiro pela culatra

Quando o ser humano possui determinada crença e é confrontado com fatos, ao invés de mudar de opinião, ele, na verdade, acredita ainda mais em sua crença. Sendo que a tendência é acreditarmos que o ataque à nossa crença, na realidade, é um ataque a nós mesmos.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Geekonomics

5- Viés cognitivo de Confirmação

É a tendência de procurar somente por informações que confirmem crenças existentes, ignorando as informações contrárias.

Por exemplo, se o investidor acha que a ação da empresa X é um bom investimento, ele pode procurar por dados que confirmem seu ponto de vista e ignorar todos os dados contrários.

6- Efeito de Barnum – Validação Subjetiva

A mente humana tende a estabelecer conexões. Dessa forma, o efeito de Barnum consiste em acreditarmos que eventos sem nenhuma ligação lógica podem ter alguma ligação de acordo com as nossas crenças pessoais.

Mesmo em situações com pontos falhos, a tendência da mente humana é ignorar esses buracos e procurar por conexões.

7- Custo afundado

O atalho mental do custo afundado é a tendência do ser humano em se apegar e continuar a realizar determinada atividade, mesmo que não corresponda às suas expectativas, somente porque ele já investiu tempo ou dinheiro no projeto.

Ou seja, é mais difícil abandonarmos um projeto que já investimos nosso tempo ou dinheiro, pois nos apegamos de maneira irracional a ele.

Energy capsule

Uma forma de se livrar desse viés cognitivo é se perguntar: Eu aconselharia um amigo a fazer o mesmo que estou fazendo se ele estivesse nessa situação? Se eu ainda não tivesse investido nada nesse projeto, eu ainda faria isso?

8- Efeito placebo

O efeito placebo é a tendência de acreditarmos em algo mesmo que ele não seja verdadeiro.

9- Declinismo

Essa é a crença de que a sociedade está em declínio. Tomadas por este viés, as pessoas acreditam que o passado era melhor do que o momento atual e que o futuro será pior.

Portanto, o viés cognitivo do declinismo faz com que ignoremos as informações que comprovam que estamos no momento mais próspero e pacifico da história da humanidade e faz com que acreditemos em um futuro ruim.

10- Efeito de enquadramento

O efeito do enquadramento ocorre, pois o ser humano possui a tendência de ser influenciado de acordo com o contexto e com a forma que determinada situação é apresentada. Muitas propagandas publicitárias se baseiam neste viés para convencer os clientes a consumirem determinado produto.

Uma forma de evitar esse viés cognitivo é prestando atenção ao modo com que as situações são apresentadas e ter em mente que você é um ser influenciável e que pode ser manipulado.

Zehn

11- Hipótese do mundo justo

Ao desejarmos que o mundo seja justo, temos a tendência de acreditar que ele de fato é justo. Entretanto, a realidade é que injustiças acontecem e as pessoas nem sempre conseguem aquilo que merecem.

12- Viés cognitivo de grupo

Baseado no comportamento humano de formar grupos e criar identidades de grupo, surge o viés de grupo, que é a tendência de favorecer as pessoas que fazem parte do nosso grupo.

Apesar de acreditarmos que somos justos, a tendência humana é de favorecer automaticamente as pessoas que fazem parte do nosso grupo ou que são parecidas conosco.

13- Erro de atribuição fundamental

É a tendência humana de supervalorizar os fatores internos e subestimar os fatores externos quando explicamos o comportamento de outras pessoas.

Por outro lado, ao justificarmos nossos próprios comportamentos, automaticamente damos mais importância ao impacto das causas externas do que aos fatores internos.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Dom total

14- Efeito espectador

O efeito espectador é a tendência humana em presumir que alguém irá fazer algo e evitarmos fazer aquilo. Por exemplo, em situações de emergência onde existem muitas pessoas em volta, temos a tendência de presumir que alguém irá oferecer ajuda e evitamos oferecer assistência.

15- Efeito holofote

É a tendência de acreditar que você está sendo mais notado pelas outras pessoas, do que está na realidade. Em outras palavras, você superestima o quanto as pessoas te notam. No entanto, a verdade é que a maioria das pessoas está mais preocupada consigo mesmo do que com você.

16- Heurística da disponibilidade

É a tendência de sermos influenciados de acordo com a nossa facilidade em lembrarmos de algo. Dessa maneira, as memórias recentes parecem mais relevantes, pois lembramos delas com mais força. Uma forma de evitar esse viés é procurar por nossas perspectivas e não confiar no primeiro julgamento.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Financials

17- Viés cognitivo da Autoconveniência

Essa é a tendência humana de acreditar que as falhas são resultados de fatores externos, enquanto que o sucesso deriva de fatores internos.

Por exemplo, uma pessoa que faz day trade e obtém um lucro alto em um dia, pode acreditar que o resultado foi fruto da sua inteligência ao analisar os gráficos. Contudo, se no dia seguinte ela tiver prejuízos, é provável que ela culpe fatores externos.

18- Pensamento de grupo

Esse viés cognitivo ocorre quando os integrantes de um grupo deixam de lado suas ideias e opiniões pessoais para evitar conflitos e para que o grupo chegue a um consenso. Como a divergência de opiniões pode causar desconforto, temos a tendência de evitar o constrangimento e preferimos nos calar.

Ibc coaching

19- Viés cognitivo de negatividade

Esse viés pode ser percebido quando as pessoas deixam fatores negativos influenciarem demasiadamente seu pensamento. Ou seja, as pessoas dão mais atenção e importância para as notícias ruins do que para as boas notícias.

20- Viés cognitivo de otimismo

O viés cognitivo do otimismo é a tendência de superestimar as chances de resultados positivos, por acreditar que a probabilidade de algo ruim acontecer com você é menor do que com os outros. Esse viés é ruim, pois pode prejudicar a capacidade de uma pessoa julgar racionalmente determinada situação.

21- Viés cognitivo de pessimismo

O viés de pessimismo é o oposto do viés dos otimismo. Dessa maneira, a pessoa passa a superestimar as chances de resultados negativos.

Normalmente, esse é um mecanismo de defesa contra desapontamentos, mas também pode estar ligado a quadros de ansiedade e depressão.

Viés cognitivo, o que é? Quais são os 25 principais e como evitá-los

Bio house terapias

22- Maldição do conhecimento

Quando uma pessoa entende sobre algo, a tendência é que ela presuma que aquilo é óbvio para todo mundo. Sendo assim, a pessoa esquece do caminho que ela teve que percorrer para possuir o conhecimento atual e que outras pessoas talvez não tenham percorrido o mesmo caminho. 

23- Viés cognitivo da crença

É a tendência humana de racionalizar sobre qualquer coisa que sustente suas crenças. É difícil para o ser humano se desapegar das suas crenças e refletir sobre os argumentos contrários. Uma forma de tentar se livrar desse viés cognitivo é se perguntar: como e quando eu consegui essa crença?

24- Falácia do jogador

Esse viés cognitivo é a tendência humana de acreditar que eventos passados podem influenciar nos eventos futuros. Um exemplo disso é o jogador de cassino que acredita que se ele não acertou nas vezes anteriores, então dessa vez ele deve acertar.

Andrades assessoria

25- Reatância

Por fim, o viés da reatância é a vontade de fazer o oposto do que as pessoas esperam que você faça. Esse viés pode ocorrer quando sentimos que a nossa liberdade está sendo restringida e desejamos resistir.

Enfim, agora que você conhece diversos vieses cognitivos, aproveite para aprender sobre Finanças comportamentais, o que são? Como surgiu e importância

Fontes: Guia invest, André massaro e Gaychzh

Imagens: Medium, Ciência e negócios, Linkedin, Agmonteiro, Geekonomics, Energy capsule, Zehn, Ibc coaching, Dom total, Financials, Mais treinamento, Bio house terapias e Andrades assessoria