Viés da trivialidade: o que é, como funciona e como evitar

11 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 42 seg


O viés da trivialidade é um tipo de viés cognitivo, no qual um grupo de pessoas tende a dar maior importância para assuntos triviais em vez de focar no centro da questão. Com isso, as pessoas perdem tempo discutindo banalidades em vez de focar no que realmente importa.

Também conhecido como Lei da Trivialidade ou Efeito do Bicicletário, este viés pode ser muito prejudicial em vários aspectos da vida, sobretudo nas finanças e no emprego. Quer um exemplo? Nas finanças as pessoas podem perder tempo discutindo pequenas economias ao invés de focar no que realmente está afetando o orçamento familiar.

O que é o viés da trivialidade?

O viés da trivialidade (Law of Triviality, em inglês) é um tipo de viés que nos induz a dar maior atenção para questões triviais em certas situações. Ou seja, esse viés faz com que o nosso cérebro cometa um erro de julgamento, dando maior atenção para coisas triviais ao invés das coisas mais importantes.

Desse modo, esse viés pode impactar as avaliações e tomadas de decisão, podendo afetar os mais diversos aspectos da vida, tais como relacionamentos, reuniões de negócios etc.

O conceito de lei da trivialidade foi cunhado inicialmente pelo escritor C. Northcote Parkinson, famoso por formular a Lei de Parkinson, que dita que o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para a sua realização.

De acordo com C. Northcote Parkinson, quando somos organizados em grupos, tendemos a passar mais tempo discutindo pontos banais ao invés de focarmos no problema central, que costuma ser mais complexo. Isso ocorre justamente por causa da complexidade desse problema. Ou seja, é mais fácil opinar sobre coisas triviais do que discutir problemas complexos.

Leia também: Viés da crença: o que é, como funciona e quais os efeitos?

Como ele funciona?

O viés da trivialidade funciona como um erro de julgamento, onde tendemos a dar maior atenção para coisas banais do que para as coisas que realmente importam.

Um bom exemplo disso é uma reunião com várias pessoas para definir um projeto importante, onde depois de muita conversa nada de importante é definido. A grande questão dos vieses cognitivos é que, geralmente, as pessoas não percebem que estão sendo guiadas por eles.

Por exemplo, em uma reunião para implantar uma nova tecnologia na empresa, as pessoas podem gastar mais tempo conversando sobre assuntos paralelos do que resolvendo como será implantada essa tecnologia. Esse foco em coisas triviais ao invés de aspectos importantes pode ocorrer por vários motivos, dentre eles:

  • Normalmente, a resolução de um problema trivial requer menos tempo, esforço ou dinheiro.
  • Temas complexos e importantes costumam exigir um esforço e responsabilidade maior por parte dos tomadores de decisão do que as trivialidades.
  • Toda questão trivial representa um problema que é mais fácil de entender e formular uma opinião.

Como o viés da trivialidade pode interferir na nossa vida?

A Lei da Trivialidade pode afetar a sua vida, aparecendo sempre que uma situação envolve a discussão de algo importante. No âmbito profissional e financeiro a sua presença é bem notável.

Por exemplo, em reuniões de trabalho é muito comum que as pessoas discutam vários assuntos mas não resolvam a questão central. Se os envolvidos tivessem focado na questão central, teriam resolvido o problema bem mais rápido, evitando perda de tempo e de recursos da empresa.

Podemos ainda notar esse viés cognitivo em discussões familiares sobre dinheiro, onde as pessoas passam mais tempo discutindo pequenos gastos ao invés de discutirem os gastos que realmente impactam as finanças.

Por exemplo, uma família que precisa fazer corte de gastos, pode passar muito tempo discutindo sobre cortar ou não o cafezinho ao invés de conversarem sobre as altas taxas de juros de suas dívidas.

Como evitá-lo?

Geralmente, é difícil evitar os vieses cognitivos, pois é difícil identificá-los. Por exemplo, em uma reunião as pessoas muitas vezes não notam que estão discutindo apenas assuntos triviais ao invés de focar no centro da questão.

Portanto, a dica para evitar esse viés é analisar o seu comportamento em um grupo de pessoas. Analise se você está tentando conversar sobre o que de fato importa, ou se está com foco em coisas banais. Caso note que está com foco nas coisas triviais, direcione seu foco para o centro da questão.

Lembre-se que alguns assuntos podem ser difíceis de serem discutidos, mas eles precisam ser resolvidos em algum momento. Logo, é melhor focar logo neles do que ficar enrolando e perdendo tempo. Além disso, tenha em mente que esse viés pode afetar não só você, mas também as pessoas ao seu redor.

Outra forma de evitar este viés cognitivo é estabelecendo um regime de punições e recompensas. Por exemplo, você pode definir recompensas para o grupo, caso ele resolva a questão na reunião, sem deixar para depois. Desse modo, fica mais fácil das pessoas focarem no assunto central, já que envolve a perda de algo.

E aí, gostou de aprender sobre a Lei da Trivialidade? Então aproveite para aprender também sobre o Viés atencional: descubra o que é e como funciona!

Fontes: The cap, Mais retorno e Linkedin.