Viés da unidade: saiba o que é e como funciona

25 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 40 seg


O viés da unidade é um tipo de viés cognitivo que se expressa por meio da tendência humana de querer terminar algo, se sentindo mal em deixar algo pela metade. Ao sermos guiados por este viés, nosso cérebro segue um raciocínio que parece lógico, mas que na verdade é uma erro no raciocínio lógico.

Este viés pode afetar a vida pessoal, profissional e financeira. Por exemplo, você pode começar uma série e não querer parar um episódio no meio. Só que os episódios de séries costumam terminar de uma forma com que você queira assistir o próximo. Se você não tomar cuidado, pode passar o dia na frente da televisão, deixando tudo de lado.

O que é o viés da unidade?

O viés da unidade é um viés cognitivo que representa a tendência humana de desejar completar pelo menos a unidade de uma tarefa ou de certo item. Por exemplo, muitos leitores sentem a necessidade de ler um capítulo até o fim antes de parar a leitura do livro, desprezando a ideia de pausar a leitura com um capítulo pela metade.

Outro exemplo do viés da unidade na nossa vida, é a dificuldade que a maior parte das pessoas sente de pausar um episódio de série pela metade. A gente sente a necessidade de assistir um episódio até o fim, caso contrário fica com uma sensação estranha, uma espécie de incompletude.

Como ele funciona?

O viés da unidade funciona como um viés cognitivo, onde desejamos completar a unidade de um item ou tarefa. Por ser um tipo de viés cognitivo, ele tem como base uma aparência de coerência, mas na verdade, é um tipo de erro no raciocínio lógico.

Nesse sentido, quando estamos sendo guiados por um viés cognitivo a situação parece fazer sentido, quando nem sempre a lógica é verdadeira. Na nossa cabeça parece fazer sentido terminar algo que começou, mas não existe nenhum mal real em parar algo pela metade.

Se você tem uma lista de projetos abandonados pelo caminho ou é ótimo em procrastinar, talvez tenha pensado que é imune a este viés. Sinto lhe informar, mas você não é imune a ele. O que acontece é que este viés afeta as pessoas de formas diferentes.

Em algum aspecto da sua vida, você provavelmente não gosta de deixar algo pela metade. Por exemplo, você pode não querer levantar da mesa até que o último pedaço de pizza tenha sido comido.

Leia também: Efeito bumerangue: aprenda o que é e como funciona esse viés

Como o viés da unidade pode interferir na nossa vida?

À primeira vista, o viés da unidade não parece prejudicial, afinal de contas, qual o problema em finalizar uma tarefa antes de passar para outra? No entanto, este viés pode afetar negativamente várias áreas da sua vida.

Esse viés pode afetar até mesmo a sua alimentação. Por exemplo, ao pedir um prato em um restaurante, você pode se forçar a comer toda a comida, mesmo se você já estiver cheio. Neste caso, você tem aversão a deixar comida no prato, logo, você come mesmo sem estar com fome. Isso pode ser prejudicial para a sua saúde.

Vários estudos foram feitos sobre isso. O que se descobriu é que crianças de 3 anos comem basicamente a mesma quantidade, independente da quantidade de comida que foi colocada no prato. Quando estão satisfeitas elas param de comer e deixam o resto lá. Por outro lado, crianças com 5 anos já passam a comer mais conforme o tamanho da porção oferecida aumenta.

Isso indica que a aversão à perda é algo que adquirimos com o tempo. Além disso, não percebemos quando tomamos medidas para evitar o desperdício ou estamos consumindo (e gastando) mais do que o necessário.

Enfim, gostou de aprender sobre o viés da unidade? Existem vários outros vieses que afetam o nosso dia a dia, exemplo disso é o Viés da trivialidade: o que é, como funciona e como evitar

Fontes: Mais retorno e Finanças comportamentais.