Companhia Energética de São Paulo (CESP)

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CESP3, CESP5, CESP6
Fundador Governo do Estado de São Paulo
Presidente da empresa Mario Antonio Bertoncini
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A CESP distribui dividendos consecutivamente desde 1997. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Certificado – Great Place To Work / Troféu Transparência – ANEFAC
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1966
Ano do IPO 1971
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos CESP
Principais produtos

Os produtos da CESP são:

  • Gestão otimizada dos ativos energéticos;
  • Comercialização de Energia;
  • Contratação Livre;
  • Contratação Regulada.

O que a empresa faz?

A CESP é uma empresa de sociedade anônima e de capital aberto, que possui sede em São Paulo. Foi constituída em 1966 pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 2018, a empresa concluiu a aquisição do controle acionário da Companhia pela VTRM Energia Participações S.A. 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6

Para isso, foi realizado um leilão de compra e vendas das ações ordinárias da CESP, que até o momento eram do Governo do Estado de São Paulo. A Companhia Energética de São Paulo possui como principais atividades: o planejamento, a construção e operação de sistemas de geração e comercialização focados em energia elétrica.

Além disso, a Companhia Energética também possui outras atividades em operação, que funcionam como forma complementar, como o florestamento, reflorestamento e a piscicultura. As atividades funcionam como uma maneira de proteção aos ambientes que, de certa forma, são prejudicados pela construção dos reservatórios e instalações da empresa.  

As ações da Companhia são negociadas na Bolsa de Valores brasileira e, desde 28 de julho de 2006, as ações passaram a fazer parte do Nível 1 de Governança Corporativa. Por conta disso, a empresa precisa, de forma constante, atualizar o mercado financeiro com informações referentes aos serviços prestados. 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6

Atualmente, a CESP possui três usinas de geração hidrelétrica, que, ao todo, funcionam com capacidade instalada de 1.654,6 MW. Sendo elas:

  • Porto primavera: localizada em Rosana (SP), possui potência de 1540 MW, concessão até abril de 2049 e 14 unidades geradoras de energia; 
  • Paraibuna: Localizada no município de Paraibuna, em São Paulo, possui potência de 87 MW, concessão até março de 2021 e duas unidades geradoras de energia;
  • Jaguari: fica localizada no município de São José dos Campos, em São Paulo, possui potência de 28 MW e duas unidades geradoras de energia. 

As atividades da Companhia são reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Além disso, as usinas operam de forma integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6


Breve história da empresa

A história da Companhia Energética de São Paulo teve início em 1966, após a fundação da empresa pelo Governo do Estado de São Paulo. A CESP surgiu, então, depois da fusão de 11 empresas elétricas do Estado de São Paulo. A princípio, a empresa era verticalmente integrada, ou seja, atuava na geração, transmissão e distribuição de eletricidade nos municípios paulistas. 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6

Entretanto, logo após a fundação, os ativos da empresa foram reorganizados. A reorganização ocorreu como forma de atender ao Programa de Desestatização do Estado de São Paulo. 

Assim, os ativos e as operações de distribuição e transmissão da Companhia foram privatizados. Por outro lado, os ativos e operação de geração de energia foram divididos em três empresas, onde a CESP é uma delas. 

A Oferta Pública Primárias das ações preferenciais foi concluída em 2006, na classe B da Bolsa de Valores. No mesmo ano, a empresa aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa da B3. 

Em 2018, após um leilão das ações da Companhia, o Consórcio São Paulo Energia, formado pela VTRM Energia Participações S.A e pela SF Ninety Two Participações Societárias S.A, passaram a deter as ações da CESP. 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6

Como resultado, a VTRM se tornou titular de 46,76% das ações ordinárias da Companhia, além de 6,86% das ações preferenciais, mesmas porcentagens adquiridas pela SF Ninety Two. Ao todo, o montante de ações representa 40% de todo o capital social da empresa. 

Recentemente, no ano de 2020, 94% das ações ordinárias e 14% das ações preferenciais classe B foram incorporadas pela VTRM. Ou seja, a Companhia tornou- se totalmente parte da VTRM Energia Participações S.A. 

Atualmente, a CESP está listada na Bolsa de Valores brasileira sob os códigos CESP3 (ações ordinárias), CESP5 e CESP6 (ações preferenciais tipo A e B), bem como CESP3F (ações fracionárias). 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6


Diretoria

Mario Antonio Bertoncini (Diretor Presidente e de Ri)

Marcelo Antonio de Jesus (Diretor Financeiro)

Carlos Alberto Dias Costa (Diretor de Geração)


Conselho administrativo

Fabio Rogerio Zanfelice  (Presidente)

Raul Almeida Cadena  (Vice-Presidente)

Ricardo Szlejf

Mauro Eduardo Guizeline

Frederico Ferreira Sarmento

Iara Pasian

Felipe Dutra Cançado

Paulo Sérgio Cordeiro Novais


Principais concorrentes

Taesa (TAEE4)

AES Tietê (TIET11)

Energias do Brasil (ENBR3)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Transmissão Paulista (TRPL4)

Ampla Energia e Serviços S.A – (CBEE3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a CESP é uma sociedade anônima de capital aberto, que possui sede na cidade de São Paulo. As principais atividades da Companhia envolvem o planejamento, a construção e a operação de sistemas de geração e comercialização de energia elétrica. 

Além disso, a empresa também mantém outras atividades operações, que assumem caráter complementar, como o florestamento, reflorestamento e piscicultura. Isso tudo para proteger os ambientes que, com as construções e instalações da empresa, acabam sendo prejudicados. 

Companhia Energética de São Paulo (CESP) - CESP3, CESP5, CESP6

Ao todo, a CESP possui três usinas de geração hidrelétrica em operação, que juntas possuem 1.654,6 MW de capacidade instalada e 947,6 MW médios de garantia física de energia. Outro fator de destaque da empresa é a mudança de concessionário de serviço público de geração de energia elétrica para concessionária de produção independente de energia elétrica. 

Com isso, os resultados da empresa são bastante favoráveis, onde é possível ver um controle dos custos com forte capacidade de geração de caixa. Portanto, como projeção futura, a empresa deve incluir maior investimento no pagamento das dívidas, bem como maior distribuição de dividendos, além de investimentos como forma de potencializar o crescimento da Companhia. 


Composição acionária

CESP3 Acionista Percentual
1 Centrais Eletricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás 0,04%
2 Vtrm Energia Participações S.A. 93,52%
3 Free Float 6,45%
CESP5, CESP6 Acionista Percentual
1 Centrais Eletricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás 3,05%
2 Vtrm Energia Participações S.A. 13,71%
3 Ubs Ag London Branch 5,96%
4 Squadra Investimentos 9,90%
5 Tci Fund Management Limited 9,99%
6 Morgan Stanley 5,21%
7 Free Float 52,18%